As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Amanda Gatinho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Rita Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746
Resumo: This paper analyzes the visual construction of the Vendedora de Cheiro (1947), based on the work of the artist Antonieta Feio, highlighting her dress and adornment styles, seeking to discuss how imagery and historical references built on such construction. The social significance such modes today, shall also be discussed as it is still alive in the popular imagination, so much so that this figure is seen as an indicator of a specific visuality of the Paraense Woman, thus configuring a local identity.
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spelling As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro Vendedora de cheiroCultura Visual e modos de vestirMulheres Negras AmazônidasThis paper analyzes the visual construction of the Vendedora de Cheiro (1947), based on the work of the artist Antonieta Feio, highlighting her dress and adornment styles, seeking to discuss how imagery and historical references built on such construction. The social significance such modes today, shall also be discussed as it is still alive in the popular imagination, so much so that this figure is seen as an indicator of a specific visuality of the Paraense Woman, thus configuring a local identity.Neste artigo discute-se a construção visual da Vendedora de Cheiro (1947) a partir da obra da artista Antonieta Feio. Analisa-se o seu modo de vestir e de adornar-se, cotejando-o com algumas fontes visuais e narrativas históricas de tal construção. A metodologia, de abordagem predominantemente qualitativa, é constituída de observação e análise visual de obras selecionadas, tratadas como documentos e fontes de pesquisa relevantes para o estudo das artes, das visualidades e do vestuário. Conclui-se que produções artísticas são importantes instrumentos da produção de sentido de tais aparências do corpo, presentes ainda hoje no imaginário popular de uma identidade local apoiada na visualidade de uma “Mulher Paraense”.Universidade do Estado de Santa Catarina2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziptext/htmlhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/2274610.5965/1982615x16382023119ModaPalavra e-periódico; Vol. 16 No. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-170ModaPalavra e-periódico; Vol. 16 Núm. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-170 Modapalavra e-periódico; v. 16 n. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-1701982-615X10.5965/1982615x16382023reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15123https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15124https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15141Copyright (c) 2022 Amanda Gatinho Teixeira, Rita Morais de Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Amanda GatinhoAndrade, Rita Morais de 2023-01-01T17:37:52Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/22746Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2023-01-01T17:37:52ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
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