Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Jaqueline
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/679
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre “A alfabetização tecnológica dos professores de Geografia no contexto da Escolas Estaduais de Parintins”, que tem uma grande influência sua tarefa educativas, na tentativa de identificar suas dificuldades no manuseio das novas tecnologias e busca novos caminhos que contribuam com a qualidade do ensino de Geografia. O uso pedagógico das novas tecnologias nas escolas como um meio de acesso da aprendizagem transformam as atividades curriculares que interligam os conteúdos á novas ações e o saber viver dos alunos, essas novas tecnologias de informação e comunicação geram novas formas de aprender e estão presente em nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar se os professores de Geografia foram alfabetizados para trabalhar com as novas tecnologias no ensino da disciplina, de que forma é feita a inclusão dessas ferramentas na prática do professor e o contentamento dos alunos frente a utilização das novas tecnologias. Foi feita uma pesquisa qualitativa com a aplicação de questionários por meio da técnica padronizada ou estruturada. Percebeu-se que os professores não foram capacitados para o manuseio dessas ferramentas. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de políticas educacionais que ofereçam capacitação aos professores para que estes possam desenvolver seu trabalho com maior eficiência.
id UEA_30da17b57dbee48057d0c74ab95a2249
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/679
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de ParintinsTechnological literacy of teachers of geography in the context of the State Schools of ParintinsAlfabetização TecnológicaEnsino de GeografiaNovas tecnologias - EnsinoO presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre “A alfabetização tecnológica dos professores de Geografia no contexto da Escolas Estaduais de Parintins”, que tem uma grande influência sua tarefa educativas, na tentativa de identificar suas dificuldades no manuseio das novas tecnologias e busca novos caminhos que contribuam com a qualidade do ensino de Geografia. O uso pedagógico das novas tecnologias nas escolas como um meio de acesso da aprendizagem transformam as atividades curriculares que interligam os conteúdos á novas ações e o saber viver dos alunos, essas novas tecnologias de informação e comunicação geram novas formas de aprender e estão presente em nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar se os professores de Geografia foram alfabetizados para trabalhar com as novas tecnologias no ensino da disciplina, de que forma é feita a inclusão dessas ferramentas na prática do professor e o contentamento dos alunos frente a utilização das novas tecnologias. Foi feita uma pesquisa qualitativa com a aplicação de questionários por meio da técnica padronizada ou estruturada. Percebeu-se que os professores não foram capacitados para o manuseio dessas ferramentas. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de políticas educacionais que ofereçam capacitação aos professores para que estes possam desenvolver seu trabalho com maior eficiência.This paper presents the results of the research on "The technological literacy of teachers of Geography in the context of the State Schools of Parintins", which has a great influence on their educational task, in an attempt to identify their difficulties in handling new technologies and search new ways that contribute to the quality of Geography teaching. The pedagogical use of new technologies in schools as a means of access to learning transform the curricular activities that link content to new actions and the students' living knowledge, these new information and communication technologies generate new ways of learning and are present in our daily. The research was carried out with the objective of investigating whether the teachers of Geography were literate to work with the new technologies in the teaching of the discipline, in what way it is made the inclusion of these tools in the practice of the teacher and the contentment of the students against the use of the new technologies. A qualitative research was done with the application of questionnaires through the standardized or structured technique. It was noticed that teachers were not trained to handle these tools. The results point to the need to develop educational policies that offer training to teachers so that they can carry out their work with greater efficiency.Universidade do Estado do Amazonas2017-09-28T18:33:49Z2017-09-282017-09-28T18:33:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/679porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSimas, Jaquelinereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T16:20:45ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
Technological literacy of teachers of geography in the context of the State Schools of Parintins
title Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
spellingShingle Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
Simas, Jaqueline
Alfabetização Tecnológica
Ensino de Geografia
Novas tecnologias - Ensino
title_short Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
title_full Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
title_fullStr Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
title_full_unstemmed Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
title_sort Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins
author Simas, Jaqueline
author_facet Simas, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Tecnológica
Ensino de Geografia
Novas tecnologias - Ensino
topic Alfabetização Tecnológica
Ensino de Geografia
Novas tecnologias - Ensino
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre “A alfabetização tecnológica dos professores de Geografia no contexto da Escolas Estaduais de Parintins”, que tem uma grande influência sua tarefa educativas, na tentativa de identificar suas dificuldades no manuseio das novas tecnologias e busca novos caminhos que contribuam com a qualidade do ensino de Geografia. O uso pedagógico das novas tecnologias nas escolas como um meio de acesso da aprendizagem transformam as atividades curriculares que interligam os conteúdos á novas ações e o saber viver dos alunos, essas novas tecnologias de informação e comunicação geram novas formas de aprender e estão presente em nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar se os professores de Geografia foram alfabetizados para trabalhar com as novas tecnologias no ensino da disciplina, de que forma é feita a inclusão dessas ferramentas na prática do professor e o contentamento dos alunos frente a utilização das novas tecnologias. Foi feita uma pesquisa qualitativa com a aplicação de questionários por meio da técnica padronizada ou estruturada. Percebeu-se que os professores não foram capacitados para o manuseio dessas ferramentas. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de políticas educacionais que ofereçam capacitação aos professores para que estes possam desenvolver seu trabalho com maior eficiência.
This paper presents the results of the research on "The technological literacy of teachers of Geography in the context of the State Schools of Parintins", which has a great influence on their educational task, in an attempt to identify their difficulties in handling new technologies and search new ways that contribute to the quality of Geography teaching. The pedagogical use of new technologies in schools as a means of access to learning transform the curricular activities that link content to new actions and the students' living knowledge, these new information and communication technologies generate new ways of learning and are present in our daily. The research was carried out with the objective of investigating whether the teachers of Geography were literate to work with the new technologies in the teaching of the discipline, in what way it is made the inclusion of these tools in the practice of the teacher and the contentment of the students against the use of the new technologies. A qualitative research was done with the application of questionnaires through the standardized or structured technique. It was noticed that teachers were not trained to handle these tools. The results point to the need to develop educational policies that offer training to teachers so that they can carry out their work with greater efficiency.
description O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre “A alfabetização tecnológica dos professores de Geografia no contexto da Escolas Estaduais de Parintins”, que tem uma grande influência sua tarefa educativas, na tentativa de identificar suas dificuldades no manuseio das novas tecnologias e busca novos caminhos que contribuam com a qualidade do ensino de Geografia. O uso pedagógico das novas tecnologias nas escolas como um meio de acesso da aprendizagem transformam as atividades curriculares que interligam os conteúdos á novas ações e o saber viver dos alunos, essas novas tecnologias de informação e comunicação geram novas formas de aprender e estão presente em nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar se os professores de Geografia foram alfabetizados para trabalhar com as novas tecnologias no ensino da disciplina, de que forma é feita a inclusão dessas ferramentas na prática do professor e o contentamento dos alunos frente a utilização das novas tecnologias. Foi feita uma pesquisa qualitativa com a aplicação de questionários por meio da técnica padronizada ou estruturada. Percebeu-se que os professores não foram capacitados para o manuseio dessas ferramentas. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de políticas educacionais que ofereçam capacitação aos professores para que estes possam desenvolver seu trabalho com maior eficiência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28T18:33:49Z
2017-09-28
2017-09-28T18:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/679
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829750614032384