LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Jerusa Vilhena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Pâmella Bianca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769
Resumo: A presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG).
id UFRR-3_3cef60a85e9ff1f20ec0173a902b0d30
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4769
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)Alfabetização GeográficaIndicadoresEnsino de GeografiaA presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG).Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/476910.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 119-1392177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769/2426Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Jerusa VilhenaRodrigues, Pâmella Bianca2022-11-16T19:13:27Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4769Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:13:27Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
title LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
spellingShingle LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
Moraes, Jerusa Vilhena
Alfabetização Geográfica
Indicadores
Ensino de Geografia
title_short LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
title_full LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
title_fullStr LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
title_full_unstemmed LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
title_sort LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
author Moraes, Jerusa Vilhena
author_facet Moraes, Jerusa Vilhena
Rodrigues, Pâmella Bianca
author_role author
author2 Rodrigues, Pâmella Bianca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Jerusa Vilhena
Rodrigues, Pâmella Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Geográfica
Indicadores
Ensino de Geografia
topic Alfabetização Geográfica
Indicadores
Ensino de Geografia
description A presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769/2426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 119-139
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937059774464