LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769 |
Resumo: | A presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG). |
id |
UFRR-3_3cef60a85e9ff1f20ec0173a902b0d30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/4769 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)Alfabetização GeográficaIndicadoresEnsino de GeografiaA presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG).Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/476910.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 119-1392177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769/2426Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Jerusa VilhenaRodrigues, Pâmella Bianca2022-11-16T19:13:27Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4769Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:13:27Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) |
title |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) |
spellingShingle |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) Moraes, Jerusa Vilhena Alfabetização Geográfica Indicadores Ensino de Geografia |
title_short |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) |
title_full |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) |
title_fullStr |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) |
title_full_unstemmed |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) |
title_sort |
LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG) |
author |
Moraes, Jerusa Vilhena |
author_facet |
Moraes, Jerusa Vilhena Rodrigues, Pâmella Bianca |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Pâmella Bianca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Jerusa Vilhena Rodrigues, Pâmella Bianca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Geográfica Indicadores Ensino de Geografia |
topic |
Alfabetização Geográfica Indicadores Ensino de Geografia |
description |
A presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769 |
identifier_str_mv |
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769/2426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 119-139 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769937059774464 |