O ensino de leitura: o uso dos clássicos como incentivo à leitura dos alunos do 2º ano do ensino médio. Sob a perspectiva do PIBID.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarém, Dilcilene
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/834
Resumo: A leitura clássica é algo desconhecido pela maioria dos alunos das escolas públicas e das universidades. O objetivo desta pesquisa é investigar como os clássicos vêm sendo desenvolvido nas aulas de literatura dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Sob a perspectiva do PIBID. Para que este trabalho chegasse a um resultado foi preciso analisar de que maneira a leitura dos clássicos são incentivadas pelos professores em sala de aula. E a maioria dos alunos não demonstrou interesse nas leituras de obras clássicas. E como podemos chegar a esses fatos ocorridos em sala de aula. Este trabalho teve como principal suporte teórico de Telles (2005/2010), que está presente nessa linha de pensamento que a leitura é fundamental no cumprimento humano o letrado; Martins (2006), O que é leitura vem falar do diálogo entre o texto e o leitor; Fonseca (2008), afirma os fatos são observados, registrados e analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles; Calvino (2007) vem falar por que ler os clássicos; Cosson (2014), fala que as obras precisam ser diversificadas porque cada uma traz apenas um olhar, uma perspectiva, um modo de ver e de representar o mundo; Dirda (2010), o prazer de ler os clássicos. Theobaldo, (2014) afirma que: Ler é compreender e exercer uma prática linguística é um ato solitário, uma ação de comunicação, Lajolo (2000/2001) da sua contribuição nesse embasamento “Do mundo da Literatura para Literatura do mundo”. Com a metodologia utilizada neste trabalho, tivemos uma abordagem qualitativa e outras coletas de materiais que foi preciso. Como: Através de pesquisa de campo e bibliográfica, e algumas ferramentas relevantes, as quais foram utilizadas para investigação da problemática apresentada na pesquisa, de que maneira os clássicos são desenvolvidos nas aulas de literatura do 2º ano do Ensino Médio. Enfim os resultados apontam que a maioria dos alunos de ambas as turmas não gostam de ler obras clássicas e é preciso que as aulas sejam abordadas com novas estratégias para desperta-los o interesse dos alunos.
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Este trabalho teve como principal suporte teórico de Telles (2005/2010), que está presente nessa linha de pensamento que a leitura é fundamental no cumprimento humano o letrado; Martins (2006), O que é leitura vem falar do diálogo entre o texto e o leitor; Fonseca (2008), afirma os fatos são observados, registrados e analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles; Calvino (2007) vem falar por que ler os clássicos; Cosson (2014), fala que as obras precisam ser diversificadas porque cada uma traz apenas um olhar, uma perspectiva, um modo de ver e de representar o mundo; Dirda (2010), o prazer de ler os clássicos. Theobaldo, (2014) afirma que: Ler é compreender e exercer uma prática linguística é um ato solitário, uma ação de comunicação, Lajolo (2000/2001) da sua contribuição nesse embasamento “Do mundo da Literatura para Literatura do mundo”. Com a metodologia utilizada neste trabalho, tivemos uma abordagem qualitativa e outras coletas de materiais que foi preciso. Como: Através de pesquisa de campo e bibliográfica, e algumas ferramentas relevantes, as quais foram utilizadas para investigação da problemática apresentada na pesquisa, de que maneira os clássicos são desenvolvidos nas aulas de literatura do 2º ano do Ensino Médio. Enfim os resultados apontam que a maioria dos alunos de ambas as turmas não gostam de ler obras clássicas e é preciso que as aulas sejam abordadas com novas estratégias para desperta-los o interesse dos alunos.Classical reading is unknown to most public school of universities. The objective of this research is to investigate how the classics have been developed in the literature classes of the students of the 2nd year of High School. From the perspective of PIBID. For this work to arrive at a result it was necessary to analyze how the reading of the classics are encouraged by teachers in the classroom. And most students showed no interest in the readings of classical works. And how can we reach these facts occurred in the classroom. This work had as main theoretical support Telles (2005/2010), who is present in this line of thought that reading is fundamental in human fulfillment the learned; Martins (2006), What is reading comes from the dialogue between the text and the reader; Fonseca (2008) states that the facts are observed, recorded and analyzed, classified and interpreted, without the researcher interfering with them; Calvin (2007) comes to speak why read the classics; Cosson (2014), says that works need to be diversified because each one brings only a look, a perspective, a way of seeing and representing the world; Dirda (2010), the pleasure of reading the classics. Theobaldo, (2014) states that: Reading is understanding and to practice a linguistic practice is a solitary act, a communication action, Lajolo (2000/2001) of his contribution on this foundation "From the world of Literature for Literature of the world". With the methodology used in this work, we had a qualitative approach and other collections of materials that were needed. How: Through field research and bibliography, and some relevant tools, which were used for presented in the research, in what way the classics are developed in the Literature classes of the 2nd year of High School. Finally, the results indicate that most of the students from both classes do not like to read classical works and classes need to be new strategies to awaken students' interest.Universidade do Estado do Amazonas2018-03-05T16:31:16Z2018-01-232018-03-05T16:31:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/834porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSantarém, Dilcilenereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:48:52Zoai:repositorioinstitucional:riuea/834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:16.727810Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
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