Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715 |
Resumo: | A dificuldade de formar leitores permeia o universo de grande parte dos professores e a dificuldade de ler e compreender faz parte do relato de muitos educandos. Portanto, o objetivo da pesquisa apresentada neste texto é compreender como a prática da leitura ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental II e como os professores e alunos se relacionam com essa prática. Apoios teóricos de Freire (1979), Larrosa (2002), Calvino (2007), Klebis (2008); Senna e Dessen (2012) e Mafra (2013), defensores das palavras e da leitura compondo a expressão do pensamento, expondo a realidade e ampliando o mundo do leitor, estruturaram a pesquisa ora apresentada. Trata-se de uma pesquisa, de cunho qualitativo com observação de aulas de literatura em escola da rede estadual e particular, e entrevistas com professores e alunos. Independente da prática aplicada nas aulas, houve evidências de que a leitura despertou nos alunos elementos como criticidade, interesse e identificação com o conteúdo do texto. O ato de ler foi além da sala de aula e abrangeu a leitura de mundo que cada aluno trazia consigo antes da leitura da palavra escrita no papel, além da necessidade de se sentirem parte ativa do processo de leitura. |
id |
UNIARA_48e66749d40f3da647a4864aa2320083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/715 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professoresEnsino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicosA dificuldade de formar leitores permeia o universo de grande parte dos professores e a dificuldade de ler e compreender faz parte do relato de muitos educandos. Portanto, o objetivo da pesquisa apresentada neste texto é compreender como a prática da leitura ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental II e como os professores e alunos se relacionam com essa prática. Apoios teóricos de Freire (1979), Larrosa (2002), Calvino (2007), Klebis (2008); Senna e Dessen (2012) e Mafra (2013), defensores das palavras e da leitura compondo a expressão do pensamento, expondo a realidade e ampliando o mundo do leitor, estruturaram a pesquisa ora apresentada. Trata-se de uma pesquisa, de cunho qualitativo com observação de aulas de literatura em escola da rede estadual e particular, e entrevistas com professores e alunos. Independente da prática aplicada nas aulas, houve evidências de que a leitura despertou nos alunos elementos como criticidade, interesse e identificação com o conteúdo do texto. O ato de ler foi além da sala de aula e abrangeu a leitura de mundo que cada aluno trazia consigo antes da leitura da palavra escrita no papel, além da necessidade de se sentirem parte ativa do processo de leitura.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/71510.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.715Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 23-322527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715/587Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Patrícia Gomes BarcaDragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan2020-10-05T03:34:04Zoai:ojs.revistarebram.com:article/715Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-10-05T03:34:04Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores |
title |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores |
spellingShingle |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores Ferrari, Patrícia Gomes Barca Ensino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicos |
title_short |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores |
title_full |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores |
title_fullStr |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores |
title_sort |
Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores |
author |
Ferrari, Patrícia Gomes Barca |
author_facet |
Ferrari, Patrícia Gomes Barca Dragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan |
author_role |
author |
author2 |
Dragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Patrícia Gomes Barca Dragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicos |
topic |
Ensino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicos |
description |
A dificuldade de formar leitores permeia o universo de grande parte dos professores e a dificuldade de ler e compreender faz parte do relato de muitos educandos. Portanto, o objetivo da pesquisa apresentada neste texto é compreender como a prática da leitura ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental II e como os professores e alunos se relacionam com essa prática. Apoios teóricos de Freire (1979), Larrosa (2002), Calvino (2007), Klebis (2008); Senna e Dessen (2012) e Mafra (2013), defensores das palavras e da leitura compondo a expressão do pensamento, expondo a realidade e ampliando o mundo do leitor, estruturaram a pesquisa ora apresentada. Trata-se de uma pesquisa, de cunho qualitativo com observação de aulas de literatura em escola da rede estadual e particular, e entrevistas com professores e alunos. Independente da prática aplicada nas aulas, houve evidências de que a leitura despertou nos alunos elementos como criticidade, interesse e identificação com o conteúdo do texto. O ato de ler foi além da sala de aula e abrangeu a leitura de mundo que cada aluno trazia consigo antes da leitura da palavra escrita no papel, além da necessidade de se sentirem parte ativa do processo de leitura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.715 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715/587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 23-32 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174606736392192 |