Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Patrícia Gomes Barca
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715
Resumo: A dificuldade de formar leitores permeia o universo de grande parte dos professores e a dificuldade de ler e compreender faz parte do relato de muitos educandos. Portanto, o objetivo da pesquisa apresentada neste texto é compreender como a prática da leitura ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental II e como os professores e alunos se relacionam com essa prática. Apoios teóricos de Freire (1979), Larrosa (2002), Calvino (2007), Klebis (2008); Senna e Dessen (2012) e Mafra (2013), defensores das palavras e da leitura compondo a expressão do pensamento, expondo a realidade e ampliando o mundo do leitor, estruturaram a pesquisa ora apresentada. Trata-se de uma pesquisa, de cunho qualitativo com observação de aulas de literatura em escola da rede estadual e particular, e entrevistas com professores e alunos. Independente da prática aplicada nas aulas, houve evidências de que a leitura despertou nos alunos elementos como criticidade, interesse e identificação com o conteúdo do texto. O ato de ler foi além da sala de aula e abrangeu a leitura de mundo que cada aluno trazia consigo antes da leitura da palavra escrita no papel, além da necessidade de se sentirem parte ativa do processo de leitura.
id UNIARA_48e66749d40f3da647a4864aa2320083
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/715
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professoresEnsino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicosA dificuldade de formar leitores permeia o universo de grande parte dos professores e a dificuldade de ler e compreender faz parte do relato de muitos educandos. Portanto, o objetivo da pesquisa apresentada neste texto é compreender como a prática da leitura ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental II e como os professores e alunos se relacionam com essa prática. Apoios teóricos de Freire (1979), Larrosa (2002), Calvino (2007), Klebis (2008); Senna e Dessen (2012) e Mafra (2013), defensores das palavras e da leitura compondo a expressão do pensamento, expondo a realidade e ampliando o mundo do leitor, estruturaram a pesquisa ora apresentada. Trata-se de uma pesquisa, de cunho qualitativo com observação de aulas de literatura em escola da rede estadual e particular, e entrevistas com professores e alunos. Independente da prática aplicada nas aulas, houve evidências de que a leitura despertou nos alunos elementos como criticidade, interesse e identificação com o conteúdo do texto. O ato de ler foi além da sala de aula e abrangeu a leitura de mundo que cada aluno trazia consigo antes da leitura da palavra escrita no papel, além da necessidade de se sentirem parte ativa do processo de leitura.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/71510.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.715Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 23-322527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715/587Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Patrícia Gomes BarcaDragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan2020-10-05T03:34:04Zoai:ojs.revistarebram.com:article/715Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-10-05T03:34:04Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
title Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
spellingShingle Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
Ferrari, Patrícia Gomes Barca
Ensino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicos
title_short Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
title_full Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
title_fullStr Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
title_full_unstemmed Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
title_sort Prática de leitura de clássicos no ensino fundamental no entendimento de alunos e professores
author Ferrari, Patrícia Gomes Barca
author_facet Ferrari, Patrícia Gomes Barca
Dragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan
author_role author
author2 Dragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Patrícia Gomes Barca
Dragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicos
topic Ensino de literatura. Metodologias de leitura. Leitura de clássicos
description A dificuldade de formar leitores permeia o universo de grande parte dos professores e a dificuldade de ler e compreender faz parte do relato de muitos educandos. Portanto, o objetivo da pesquisa apresentada neste texto é compreender como a prática da leitura ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental II e como os professores e alunos se relacionam com essa prática. Apoios teóricos de Freire (1979), Larrosa (2002), Calvino (2007), Klebis (2008); Senna e Dessen (2012) e Mafra (2013), defensores das palavras e da leitura compondo a expressão do pensamento, expondo a realidade e ampliando o mundo do leitor, estruturaram a pesquisa ora apresentada. Trata-se de uma pesquisa, de cunho qualitativo com observação de aulas de literatura em escola da rede estadual e particular, e entrevistas com professores e alunos. Independente da prática aplicada nas aulas, houve evidências de que a leitura despertou nos alunos elementos como criticidade, interesse e identificação com o conteúdo do texto. O ato de ler foi além da sala de aula e abrangeu a leitura de mundo que cada aluno trazia consigo antes da leitura da palavra escrita no papel, além da necessidade de se sentirem parte ativa do processo de leitura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.715
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/715/587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 23-32
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606736392192