CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NAKAYAMA, LUIZA
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DA SILVA CORRÊA, MAYRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1310
Resumo: Este artigo é o recorte de três das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) no ano 2014, cujo objetivo foi o de investigarmos a concepção e a prática da avaliação, Ciclo da Infância 1, na escola rural multisseriada da rede de ensino (Escola X), situada na Ilha de Paquetá/PA. Realizamos entrevista com perguntas semiestruturadas e observação de quatro aulas da professora responsável pela turma, com registros fotográficos de suas ações didáticas. Verificamos que a professora realiza uma avaliação tradicional nos registros escritos dos desempenhos dos alunos, com pouca clareza e de forma sucinta. Concluímos que embora a professora revele dificuldade em seus registros de avaliação, em sua prática pedagógica busca valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e se esforça para desempenhar uma avaliação contínua, utilizando diferentes parâmetros como formas de conhecer o nível de aprendizagem individual e coletiva.
id UFPI-5_254c25c5acecfde7087ecff412855ebf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1310
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁAvaliação da AprendizagemEnsino-AprendizagemMultissérieEducação do CampoEste artigo é o recorte de três das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) no ano 2014, cujo objetivo foi o de investigarmos a concepção e a prática da avaliação, Ciclo da Infância 1, na escola rural multisseriada da rede de ensino (Escola X), situada na Ilha de Paquetá/PA. Realizamos entrevista com perguntas semiestruturadas e observação de quatro aulas da professora responsável pela turma, com registros fotográficos de suas ações didáticas. Verificamos que a professora realiza uma avaliação tradicional nos registros escritos dos desempenhos dos alunos, com pouca clareza e de forma sucinta. Concluímos que embora a professora revele dificuldade em seus registros de avaliação, em sua prática pedagógica busca valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e se esforça para desempenhar uma avaliação contínua, utilizando diferentes parâmetros como formas de conhecer o nível de aprendizagem individual e coletiva.Universidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1310Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 228-249Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 228-249Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 228-2492526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1310/1157Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNAKAYAMA, LUIZA DA SILVA CORRÊA, MAYRA 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1310Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
title CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
spellingShingle CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
NAKAYAMA, LUIZA
Avaliação da Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem
Multissérie
Educação do Campo
title_short CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
title_full CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
title_fullStr CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
title_full_unstemmed CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
title_sort CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ
author NAKAYAMA, LUIZA
author_facet NAKAYAMA, LUIZA
DA SILVA CORRÊA, MAYRA
author_role author
author2 DA SILVA CORRÊA, MAYRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NAKAYAMA, LUIZA
DA SILVA CORRÊA, MAYRA
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem
Multissérie
Educação do Campo
topic Avaliação da Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem
Multissérie
Educação do Campo
description Este artigo é o recorte de três das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) no ano 2014, cujo objetivo foi o de investigarmos a concepção e a prática da avaliação, Ciclo da Infância 1, na escola rural multisseriada da rede de ensino (Escola X), situada na Ilha de Paquetá/PA. Realizamos entrevista com perguntas semiestruturadas e observação de quatro aulas da professora responsável pela turma, com registros fotográficos de suas ações didáticas. Verificamos que a professora realiza uma avaliação tradicional nos registros escritos dos desempenhos dos alunos, com pouca clareza e de forma sucinta. Concluímos que embora a professora revele dificuldade em seus registros de avaliação, em sua prática pedagógica busca valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e se esforça para desempenhar uma avaliação contínua, utilizando diferentes parâmetros como formas de conhecer o nível de aprendizagem individual e coletiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1310
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1310/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 228-249
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 228-249
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 228-249
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443033006080