Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Iris Da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2827
Resumo: A Dança é uma área de conhecimento que possibilita a reflexão assim como outras linguagens artísticas, potencializando o desenvolvimento cognitivo, crítico, perceptivo e conceitual que estimula a criatividade e a expressividade dos praticantes. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a contribuição da Dança Educação no processo ensino e aprendizagem tendo como objetivos específicos: Compreender como a Dança pode favorecer o processo ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil; Verificar quais os fatores desse processo são favorecidos pela atividade de Dança; e Identificar como a Dança pode favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais à aprendizagem como: a atenção, concentração, coordenação motora, noções espaciais e a socialização de crianças de 04 e 05 anos do 1º período da Educação Infantil realizada em uma Escola da Rede particular da Cidade de Manaus. Os instrumentos utilizados foram entrevistas com a professora e atividades lúdicas de danças com as crianças. Por meio da análise das entrevistas com a professora, pode-se dizer que a Dança quando trabalhada dentro da escola para fins de educação, as crianças conseguiram adquirir a socialização, trabalharam a coordenação motora e aprenderam noções de espaços. Portanto a aplicação das atividades de dança educação com as crianças ficou explicito a grande importância da Dança Educação para o desenvolvimento das habilidades básicas proporcionando desta forma um aprendizado mais eficaz.
id UEA_5908db54053143c7c348ae8f9a3570a9
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/2827
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantilDança - educação;Ensino – aprendizagem;Educação infantil;A Dança é uma área de conhecimento que possibilita a reflexão assim como outras linguagens artísticas, potencializando o desenvolvimento cognitivo, crítico, perceptivo e conceitual que estimula a criatividade e a expressividade dos praticantes. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a contribuição da Dança Educação no processo ensino e aprendizagem tendo como objetivos específicos: Compreender como a Dança pode favorecer o processo ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil; Verificar quais os fatores desse processo são favorecidos pela atividade de Dança; e Identificar como a Dança pode favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais à aprendizagem como: a atenção, concentração, coordenação motora, noções espaciais e a socialização de crianças de 04 e 05 anos do 1º período da Educação Infantil realizada em uma Escola da Rede particular da Cidade de Manaus. Os instrumentos utilizados foram entrevistas com a professora e atividades lúdicas de danças com as crianças. Por meio da análise das entrevistas com a professora, pode-se dizer que a Dança quando trabalhada dentro da escola para fins de educação, as crianças conseguiram adquirir a socialização, trabalharam a coordenação motora e aprenderam noções de espaços. Portanto a aplicação das atividades de dança educação com as crianças ficou explicito a grande importância da Dança Educação para o desenvolvimento das habilidades básicas proporcionando desta forma um aprendizado mais eficaz.The Dance is an area of knowledge that enables reflection as well as other artistic languages, enhancing the cognitive, critical, perceptive and conceptual development that stimulates the creativity and expressiveness of practitioners. The present research had as general objective to investigate the contribution of Dance Education in the process teaching and learning with specific objectives: To understand how the Dance can favor the teaching and learning process of children in Early Childhood Education; Check that the factors of this process are favored by the Dance activity; and Identify how the Dance can favor the development of some essential learning skills such as: attention, concentration, motor coordination, spatial notions and the socialization of children 04 and 05 years of the 1st period of Early Childhood Education held in a Private School School of the City of Manaus. The instruments used were interviews with the teacher and ludic activities of dances with the children. Through the analysis of the interviews with the teacher, it can be said that the Dance when worked inside the school for educational purposes, the children managed to acquire the socialization, worked the motor coordination and learned notions of spaces. Therefore, the application of dance education activities with children made explicit the great importance of Dance Education for the development of basic skills, thus providing a more effective learning.Universidade do Estado do Amazonas2019-05-13T12:47:30Z2024-09-06T19:39:16Z2019-05-13T12:47:30Z2019-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2827porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Iris Da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-10-04T14:39:52Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/2827Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-10-04T14:39:52Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
title Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
spellingShingle Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
Almeida, Iris Da Silva
Dança - educação;
Ensino – aprendizagem;
Educação infantil;
title_short Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_full Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_fullStr Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_sort Dança educação como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
author Almeida, Iris Da Silva
author_facet Almeida, Iris Da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Iris Da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dança - educação;
Ensino – aprendizagem;
Educação infantil;
topic Dança - educação;
Ensino – aprendizagem;
Educação infantil;
description A Dança é uma área de conhecimento que possibilita a reflexão assim como outras linguagens artísticas, potencializando o desenvolvimento cognitivo, crítico, perceptivo e conceitual que estimula a criatividade e a expressividade dos praticantes. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a contribuição da Dança Educação no processo ensino e aprendizagem tendo como objetivos específicos: Compreender como a Dança pode favorecer o processo ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil; Verificar quais os fatores desse processo são favorecidos pela atividade de Dança; e Identificar como a Dança pode favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais à aprendizagem como: a atenção, concentração, coordenação motora, noções espaciais e a socialização de crianças de 04 e 05 anos do 1º período da Educação Infantil realizada em uma Escola da Rede particular da Cidade de Manaus. Os instrumentos utilizados foram entrevistas com a professora e atividades lúdicas de danças com as crianças. Por meio da análise das entrevistas com a professora, pode-se dizer que a Dança quando trabalhada dentro da escola para fins de educação, as crianças conseguiram adquirir a socialização, trabalharam a coordenação motora e aprenderam noções de espaços. Portanto a aplicação das atividades de dança educação com as crianças ficou explicito a grande importância da Dança Educação para o desenvolvimento das habilidades básicas proporcionando desta forma um aprendizado mais eficaz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13T12:47:30Z
2019-05-13T12:47:30Z
2019-03-25
2024-09-06T19:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2827
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701121836613632