A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Jordana Bentes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5639
Resumo: This article deals with the reading practice proposed by teachers in the post-pandemic period to elementary school students II in the municipality of Manicoré, Amazonas, whose objective was to understand how the practice of reading was encouraged during post-pandemic classes in a public school. This research had a qualitative approach. As for the objectives, it is explanatory, as we sought to understand the reading proposals when back to school in the classrooms. The research procedures were conducted questionnaires applied to teachers. Theorists such as: Solé (1998), Zilberman (1991) and Krug (2015) are the basis of this article. The pandemic influenced the way teachers worked on teaching and reading activities. Therefore, even with the challenges, they used strategies according to the reality of each class. Since the practice of reading is part of basic education, adaptations were necessary that made a difference in the lives of everyone involved. Keywords: Reading practice; Portuguese language; Post-pandemic.
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spelling A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AMThe reading practice proposed by teachers in the post-pandemic for elementary school II in a public school in the municipality of Manicoré-AMPrática de LeiruraLíngua PortuguesaThis article deals with the reading practice proposed by teachers in the post-pandemic period to elementary school students II in the municipality of Manicoré, Amazonas, whose objective was to understand how the practice of reading was encouraged during post-pandemic classes in a public school. This research had a qualitative approach. As for the objectives, it is explanatory, as we sought to understand the reading proposals when back to school in the classrooms. The research procedures were conducted questionnaires applied to teachers. Theorists such as: Solé (1998), Zilberman (1991) and Krug (2015) are the basis of this article. The pandemic influenced the way teachers worked on teaching and reading activities. Therefore, even with the challenges, they used strategies according to the reality of each class. Since the practice of reading is part of basic education, adaptations were necessary that made a difference in the lives of everyone involved. Keywords: Reading practice; Portuguese language; Post-pandemic.Este artigo trata sobre a prática de leitura proposta pelos professores no período pós-pandemia aos alunos do ensino fundamental II no município de Manicoré, Amazonas, cujo objetivo consistiu em compreender como a prática de leitura foi incentivada, durante as aulas pós-pandemia em uma escola pública. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa. Quantos aos objetivos é explicativa, pois buscou-se a compreensão das propostas de leitura na volta as aulas nas salas. Os procedimentos da pesquisa foram realizados questionários aplicados aos professores. Teóricos como: Solé (1998), Zilberman (1991) e Krug (2015) são a base deste artigo. A pandemia influenciou na maneira como os docentes trabalharam o ensino e as atividades de leitura. Portanto, mesmo com os desafios, eles utilizaram estratégias de acordo com a realidade de cada turma. Uma vez que a prática de leitura faz parte da educação básica, foi necessário adaptações que fizeram diferença na vida de todos os envolvidos. Palavras-chave: Prática de leitura; Língua Portuguesa; Pós-pandemia.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAFerreira, Katriana Jacauna FariasFerreira, Katriana Jacaúna FariasSales, Jordana Bentes de2023-05-10T18:30:33Z2024-09-26T19:15:42Z2023-05-022023-05-10T18:30:33Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSALES, Jordana Bentes de Sales. AA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5639porBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum e Curricular. Ed:2018. Disponível em: http://basenacioanlcomum.mec.gov.brqimagesqBNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31/03/2022 às 12:46. GARDAS, Jair Bevenute. O estudo da língua portuguesa no processo de escolarização do educando. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, 2018, Nº. 000133. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_lingua_portuguesa.pdf. Acesso: 09/06/2022 às 10:44. KRUG, Flávia Susana. A Importância da Leitura na Formação do Leitor. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU. Revista de Educação do IDEAU – REI. Vol.10 – Nº 22- Julho-Dezembro 2015. Semestral. ISSN:1809-6220. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6c5cb43df40277_1.pdf. 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Acesso em: 21/02/2023 às 16:29.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T19:15:42Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5639Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T19:15:42Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
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