A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5639 |
Resumo: | This article deals with the reading practice proposed by teachers in the post-pandemic period to elementary school students II in the municipality of Manicoré, Amazonas, whose objective was to understand how the practice of reading was encouraged during post-pandemic classes in a public school. This research had a qualitative approach. As for the objectives, it is explanatory, as we sought to understand the reading proposals when back to school in the classrooms. The research procedures were conducted questionnaires applied to teachers. Theorists such as: Solé (1998), Zilberman (1991) and Krug (2015) are the basis of this article. The pandemic influenced the way teachers worked on teaching and reading activities. Therefore, even with the challenges, they used strategies according to the reality of each class. Since the practice of reading is part of basic education, adaptations were necessary that made a difference in the lives of everyone involved. Keywords: Reading practice; Portuguese language; Post-pandemic. |
id |
UEA_6482d4eee80fd01c98bcbd6f8280e52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/5639 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AMThe reading practice proposed by teachers in the post-pandemic for elementary school II in a public school in the municipality of Manicoré-AMPrática de LeiruraLíngua PortuguesaThis article deals with the reading practice proposed by teachers in the post-pandemic period to elementary school students II in the municipality of Manicoré, Amazonas, whose objective was to understand how the practice of reading was encouraged during post-pandemic classes in a public school. This research had a qualitative approach. As for the objectives, it is explanatory, as we sought to understand the reading proposals when back to school in the classrooms. The research procedures were conducted questionnaires applied to teachers. Theorists such as: Solé (1998), Zilberman (1991) and Krug (2015) are the basis of this article. The pandemic influenced the way teachers worked on teaching and reading activities. Therefore, even with the challenges, they used strategies according to the reality of each class. Since the practice of reading is part of basic education, adaptations were necessary that made a difference in the lives of everyone involved. Keywords: Reading practice; Portuguese language; Post-pandemic.Este artigo trata sobre a prática de leitura proposta pelos professores no período pós-pandemia aos alunos do ensino fundamental II no município de Manicoré, Amazonas, cujo objetivo consistiu em compreender como a prática de leitura foi incentivada, durante as aulas pós-pandemia em uma escola pública. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa. Quantos aos objetivos é explicativa, pois buscou-se a compreensão das propostas de leitura na volta as aulas nas salas. Os procedimentos da pesquisa foram realizados questionários aplicados aos professores. Teóricos como: Solé (1998), Zilberman (1991) e Krug (2015) são a base deste artigo. A pandemia influenciou na maneira como os docentes trabalharam o ensino e as atividades de leitura. Portanto, mesmo com os desafios, eles utilizaram estratégias de acordo com a realidade de cada turma. Uma vez que a prática de leitura faz parte da educação básica, foi necessário adaptações que fizeram diferença na vida de todos os envolvidos. Palavras-chave: Prática de leitura; Língua Portuguesa; Pós-pandemia.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAFerreira, Katriana Jacauna FariasFerreira, Katriana Jacaúna FariasSales, Jordana Bentes de2023-05-10T18:30:33Z2024-09-26T19:15:42Z2023-05-022023-05-10T18:30:33Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSALES, Jordana Bentes de Sales. AA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5639porBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum e Curricular. Ed:2018. Disponível em: http://basenacioanlcomum.mec.gov.brqimagesqBNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31/03/2022 às 12:46. GARDAS, Jair Bevenute. O estudo da língua portuguesa no processo de escolarização do educando. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, 2018, Nº. 000133. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_lingua_portuguesa.pdf. Acesso: 09/06/2022 às 10:44. KRUG, Flávia Susana. A Importância da Leitura na Formação do Leitor. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU. Revista de Educação do IDEAU – REI. Vol.10 – Nº 22- Julho-Dezembro 2015. Semestral. ISSN:1809-6220. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6c5cb43df40277_1.pdf. Acesso em: 21/02/2023 às 16:38. BRASIL. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília – DF, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 16/02/2023 às 16:51. LIMA, Rachel Pereira. O ensino da língua portuguesa: aspectos metodológicos e linguísticos. Educar: Curitiba, 1985. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Lm3RHDWZWB9rJ6MW9MBVdyR/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 01/06/2022 às 19:06. PRODANOV; Cleber Cristiano; FREITAS, Ernane Cesar de. Metodologia do trabalho cientifíco [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2.ed – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 28/08/2022 às 14:30. Acesso: 09/06/2022 às 10:44. SANTOS, Noélia Rodrigues dos. Práticas de leitura no ensino fundamental: em que medida a escola contribui para motivar e formar alunos leitores? 2008. 149 f.: grafs. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitsstream/riufal307/1/Pr%C3%A1ticas%20de%20leitura%20no%20ensino%20fundamental%3A%20em%20que%20medida%20a%20escola%20contribui%20para%20motivar%20e%20formar%20alunos%20leitores%3F.pdf. Acesso: 30/05/2022 às 14:21. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. Cláudia Schilling - 6.ed. – Porto Alegre: ArtMed. 1998. ZILBERMAN, Regina. A Leitura e o Ensino da Literatura. Zilberman Regina – 2ª ed.- São Paulo, 1991. Disponível em: https//www.academia.edu/42232775/A_Leitura_e_o_Ensino_da_Literatura_Regina_Zilberman. Acesso em: 21/02/2023 às 16:29.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T19:15:42Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5639Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T19:15:42Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM The reading practice proposed by teachers in the post-pandemic for elementary school II in a public school in the municipality of Manicoré-AM |
title |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM |
spellingShingle |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM Sales, Jordana Bentes de Prática de Leirura Língua Portuguesa |
title_short |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM |
title_full |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM |
title_fullStr |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM |
title_full_unstemmed |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM |
title_sort |
A prática de leitura proposta pelos professores no pós-pandemia para o ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré-AM |
author |
Sales, Jordana Bentes de |
author_facet |
Sales, Jordana Bentes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Katriana Jacauna Farias Ferreira, Katriana Jacaúna Farias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Jordana Bentes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Leirura Língua Portuguesa |
topic |
Prática de Leirura Língua Portuguesa |
description |
This article deals with the reading practice proposed by teachers in the post-pandemic period to elementary school students II in the municipality of Manicoré, Amazonas, whose objective was to understand how the practice of reading was encouraged during post-pandemic classes in a public school. This research had a qualitative approach. As for the objectives, it is explanatory, as we sought to understand the reading proposals when back to school in the classrooms. The research procedures were conducted questionnaires applied to teachers. Theorists such as: Solé (1998), Zilberman (1991) and Krug (2015) are the basis of this article. The pandemic influenced the way teachers worked on teaching and reading activities. Therefore, even with the challenges, they used strategies according to the reality of each class. Since the practice of reading is part of basic education, adaptations were necessary that made a difference in the lives of everyone involved. Keywords: Reading practice; Portuguese language; Post-pandemic. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-10T18:30:33Z 2023-05-02 2023-05-10T18:30:33Z 2023-03-03 2024-09-26T19:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SALES, Jordana Bentes de Sales. AA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023. https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5639 |
identifier_str_mv |
SALES, Jordana Bentes de Sales. AA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023. |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum e Curricular. Ed:2018. Disponível em: http://basenacioanlcomum.mec.gov.brqimagesqBNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31/03/2022 às 12:46. GARDAS, Jair Bevenute. O estudo da língua portuguesa no processo de escolarização do educando. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, 2018, Nº. 000133. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_lingua_portuguesa.pdf. Acesso: 09/06/2022 às 10:44. KRUG, Flávia Susana. A Importância da Leitura na Formação do Leitor. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU. Revista de Educação do IDEAU – REI. Vol.10 – Nº 22- Julho-Dezembro 2015. Semestral. ISSN:1809-6220. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6c5cb43df40277_1.pdf. Acesso em: 21/02/2023 às 16:38. BRASIL. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília – DF, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 16/02/2023 às 16:51. LIMA, Rachel Pereira. O ensino da língua portuguesa: aspectos metodológicos e linguísticos. Educar: Curitiba, 1985. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Lm3RHDWZWB9rJ6MW9MBVdyR/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 01/06/2022 às 19:06. PRODANOV; Cleber Cristiano; FREITAS, Ernane Cesar de. Metodologia do trabalho cientifíco [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2.ed – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 28/08/2022 às 14:30. Acesso: 09/06/2022 às 10:44. SANTOS, Noélia Rodrigues dos. Práticas de leitura no ensino fundamental: em que medida a escola contribui para motivar e formar alunos leitores? 2008. 149 f.: grafs. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitsstream/riufal307/1/Pr%C3%A1ticas%20de%20leitura%20no%20ensino%20fundamental%3A%20em%20que%20medida%20a%20escola%20contribui%20para%20motivar%20e%20formar%20alunos%20leitores%3F.pdf. Acesso: 30/05/2022 às 14:21. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. Cláudia Schilling - 6.ed. – Porto Alegre: ArtMed. 1998. ZILBERMAN, Regina. A Leitura e o Ensino da Literatura. Zilberman Regina – 2ª ed.- São Paulo, 1991. Disponível em: https//www.academia.edu/42232775/A_Leitura_e_o_Ensino_da_Literatura_Regina_Zilberman. Acesso em: 21/02/2023 às 16:29. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1823241969646698496 |