As estratégias de compreensão de leitura em língua espanhola : o papel do léxico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blank, Soraia Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25280
Resumo: Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet Villalba
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spelling Blank, Soraia CristinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasVillalba, Terumi Koto Bonnet, 1949-2020-06-18T22:04:08Z2020-06-18T22:04:08Z2010https://hdl.handle.net/1884/25280Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet VillalbaAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 09/12/2010Inclui referênciasÁrea de concentração: Linguística e LiteraturaResumo: Este trabalho visa investigar, na perspectiva de um modelo de leitura interativa, o processamento do léxico na compreensão de leitura em língua espanhola - ELE. Mais especificamente, seu objetivo é avaliar a competência lexical em espanhol de alunos brasileiros na Universidade Federal do Paraná e tentar relacionar essa competência a sua habilidade de leitura de textos gerais em espanhol. Embora a literatura saliente a importância dessa contribuição, não há dados conclusivos referentes à natureza dessa relação, principalmente em LE. A evidência da competência lexical é investigada, assim como as implicações desse limiar para o processo de compreensão. Considerando-se a complexidade do processo de leitura, ou seja, um processo em que há a interação de vários componentes, este estudo não poderia deixar de incluir dados de outros aspectos, tais como conhecimento prévio ou conceitual, proficiência em língua materna – LM e concepções do leitor sobre o processo de leitura. O problema é investigado a partir do processo, envolvendo análise de ênfase qualitativa. Os dados consideraram 6 sujeitos e foram coletados através de entrevistas, protocolos, questionários e testes de leitura em LM e LE. Os resultados desse estudo mostram uma relação entre competência lexical e compreensão em leitura, que pode ser observada e comprovada através da análise dos dados, indicando, assim, que um nível lexical limiar é relativo para uma efetiva compreensão leitora. Esses dados mostram que as pausas no processo de construção de sentido do texto dos 6 leitores são detonadas por problemas que, na superfície, podem ser considerados lexicais, ou de acesso a significados de palavras, mas que uma análise mais profunda mostram estarem relacionados também a dificuldades no nível sintático (de estruturas) e de conhecimento prévio sobre o ssunto ou tipo textual em LM e em LE. A competência lexical mais aparente nesse estudo desenvolvida pelos participantesleitores, lhes permite utilizar vários recursos (definidos como a interação entre as estratégias cognitivas e metacognitivas) para o estabelecimento do contexto do texto e do contexto geral, o que lhe possibilita construir esse contexto de forma controlada, quando necessário, não apenas para a inferência de palavras, mas, principalmente, para a construção de um sentido para o texto. O conhecimento conceitual, a leitura em LM, assim como diferentes concepções de leitura, embora importantes, não arecem compensar, sem maiores problemas, lacunas na competência lexical, evidenciando, portanto, um nível limiar1 de competência lexical que é relativo, uma vez que parece variar de acordo com o texto e propósitos de leitura.Abstract: This work aims to investigate in view of a model of interactive reading, processing of the lexicon in reading comprehension in Spanish. More specifically, its goal is to assess the lexical competence of Brazilian students in Spanish at the Federal University of Parana and try to relate this expertise to their reading ability in general texts in Spanish. Although the literature supports the importance of this contribution, there is no conclusive data concerning the nature of this relationship, especially in FL. Evidence of a possible threshold level of lexical competence is investigated, as well as the implications of this threshold for the process of understanding. Considering the complexity of the reading process, ie a process where there is the interaction of various components, this study could not fail to include data from other aspects such as prior knowledge or conceptual proficiency in native language - and MT (Maternal Language) reader's conceptions about the reading process. The problem is investigated from the process, involving analysis of qualitative emphasis. The data found six subjects and they collected through interviews, protocols, questionnaires and reading tests in MT and FL. The results of this study show a relationship between lexical ompetence and understanding in reading, which can be observed and confirmed through analysis of data. These data show that the breaks in the process of constructing meaning from the text of 6 readers are triggered by problems that surface (at first sight) can be considered lexical, or access to meanings of words, but a deeper analysis shows they are also related to difficulties in the syntactic level (structures) and prior knowledge on the subject or text type in MT and FL. The lexical competence more apparent in this study developed by the participants, readers, allows them to use various resources (defined as the interaction between cognitive and metacognitive strategies) to establish the context of the text and general environment, which enables them to build the context in a controlled way, when it is necessary, not only for the nference of words, but mainly to build a sense to the text. The conceptual knowledge, reading in MT, as well as different conceptions of reading, while important, do not seem to compensate, without major problems, gaps in lexical competence, showing therefore that a threshold level of lexical competence is relative, since it seems vary according to the text and purposes of reading.97 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLingua espanhola - Compreensao na leiruraAquisição da segunda linguagemLetrasAs estratégias de compreensão de leitura em língua espanhola : o papel do léxicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL303OAPROVADASORAIA[1].pdfapplication/pdf747797https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25280/1/303OAPROVADASORAIA%5b1%5d.pdf4ae72ab414aab31bff7a9f47203547abMD51open accessTEXT303OAPROVADASORAIA[1].pdf.txtExtracted Texttext/plain187688https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25280/2/303OAPROVADASORAIA%5b1%5d.pdf.txt2343b72006e13dc728fe28df90856fd0MD52open accessTHUMBNAIL303OAPROVADASORAIA[1].pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25280/3/303OAPROVADASORAIA%5b1%5d.pdf.jpg0eb6d4d08aab51fd942084bb928975c4MD53open access1884/252802020-06-18 19:04:08.33open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25280Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-18T22:04:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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