A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Josiene Paiva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado, Tania Regina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/253
Resumo: Esta pesquisa se justifica pela importância do hábito da leitura e de leitores críticos e conscientes de sua atuação em sociedade. Tem-se como objetivo geral pesquisar, junto a docentes de língua portuguesa de Ensino Fundamental II, como está sendo inserida a leitura na vida escolar desses alunos e como os discentes estão recebendo essa prática na sala de aula. Os objetivos específicos são: a) Discutir a importância de se incentivar a formação de leitores no âmbito escolar; b) Verificar como os alunos do ensino fundamental II se comportam diante da forma como a leitura é inserida nas aulas de língua portuguesa; c) Investigar como os professores inserem a leitura dentro da sala de aula nas turmas do ensino fundamental II; d) Refletir se suas metodologias são adequadas para incentivar o gosto e o hábito de leitura. Para sua fundamentação temos os autores: Angela Kleiman, João Wanderlei Geraldi, Yara Liberato, Paulo Freire e Sírio Possenti dedicados a estudar essa temática. Esta investigação traz uma abordagem bibliográfica com apontamento para uma pesquisa de campo que utiliza como instrumento um formulário respondido por professores de português de escolas de Ensino Fundamental (EF) II da rede pública de Araguatins – TO. Considera-se que esta discussão contribui para formação desse profissional mais adequada para enfrentar essa prática que envolve o ensino da leitura. Além disso, pontuamos que o professor tem papel fundamental nessa fase, mas que não extingue a responsabilidade da família nessa trajetória na formação de leitores.
id UENP-2_e900efb2d0151a6e54c8e6e19e52c4b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/253
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do TocantinsPrática docente. Língua portuguesa. leitores críticos.Esta pesquisa se justifica pela importância do hábito da leitura e de leitores críticos e conscientes de sua atuação em sociedade. Tem-se como objetivo geral pesquisar, junto a docentes de língua portuguesa de Ensino Fundamental II, como está sendo inserida a leitura na vida escolar desses alunos e como os discentes estão recebendo essa prática na sala de aula. Os objetivos específicos são: a) Discutir a importância de se incentivar a formação de leitores no âmbito escolar; b) Verificar como os alunos do ensino fundamental II se comportam diante da forma como a leitura é inserida nas aulas de língua portuguesa; c) Investigar como os professores inserem a leitura dentro da sala de aula nas turmas do ensino fundamental II; d) Refletir se suas metodologias são adequadas para incentivar o gosto e o hábito de leitura. Para sua fundamentação temos os autores: Angela Kleiman, João Wanderlei Geraldi, Yara Liberato, Paulo Freire e Sírio Possenti dedicados a estudar essa temática. Esta investigação traz uma abordagem bibliográfica com apontamento para uma pesquisa de campo que utiliza como instrumento um formulário respondido por professores de português de escolas de Ensino Fundamental (EF) II da rede pública de Araguatins – TO. Considera-se que esta discussão contribui para formação desse profissional mais adequada para enfrentar essa prática que envolve o ensino da leitura. Além disso, pontuamos que o professor tem papel fundamental nessa fase, mas que não extingue a responsabilidade da família nessa trajetória na formação de leitores.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/253Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/253/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Josiene PaivaMachado, Tania Regina Martins2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/253Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
title A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
spellingShingle A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
de Freitas, Josiene Paiva
Prática docente. Língua portuguesa. leitores críticos.
title_short A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
title_full A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
title_fullStr A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
title_full_unstemmed A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
title_sort A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
author de Freitas, Josiene Paiva
author_facet de Freitas, Josiene Paiva
Machado, Tania Regina Martins
author_role author
author2 Machado, Tania Regina Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Josiene Paiva
Machado, Tania Regina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente. Língua portuguesa. leitores críticos.
topic Prática docente. Língua portuguesa. leitores críticos.
description Esta pesquisa se justifica pela importância do hábito da leitura e de leitores críticos e conscientes de sua atuação em sociedade. Tem-se como objetivo geral pesquisar, junto a docentes de língua portuguesa de Ensino Fundamental II, como está sendo inserida a leitura na vida escolar desses alunos e como os discentes estão recebendo essa prática na sala de aula. Os objetivos específicos são: a) Discutir a importância de se incentivar a formação de leitores no âmbito escolar; b) Verificar como os alunos do ensino fundamental II se comportam diante da forma como a leitura é inserida nas aulas de língua portuguesa; c) Investigar como os professores inserem a leitura dentro da sala de aula nas turmas do ensino fundamental II; d) Refletir se suas metodologias são adequadas para incentivar o gosto e o hábito de leitura. Para sua fundamentação temos os autores: Angela Kleiman, João Wanderlei Geraldi, Yara Liberato, Paulo Freire e Sírio Possenti dedicados a estudar essa temática. Esta investigação traz uma abordagem bibliográfica com apontamento para uma pesquisa de campo que utiliza como instrumento um formulário respondido por professores de português de escolas de Ensino Fundamental (EF) II da rede pública de Araguatins – TO. Considera-se que esta discussão contribui para formação desse profissional mais adequada para enfrentar essa prática que envolve o ensino da leitura. Além disso, pontuamos que o professor tem papel fundamental nessa fase, mas que não extingue a responsabilidade da família nessa trajetória na formação de leitores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/253
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/253/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422716485632