Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduarda Cristina Albuquerque dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2446
Resumo: This dissertation is the result of a two-way experience, since we were participants in the Science at School Program (PCE), and years later assuming the role of researcher in the Master, having as the object of research this same program. In this sense, the PCE emerges from a context of approach to science, where teachers of basic education received guidance about the scientific universe, overcoming the old stigma that theory differs from practice. The general objective of this research was to analyze the scientific literacy in the continuous formation of teachers in the Science at School Program. For this, we used document analysis and semi-structured interviews with participating teachers and the general coordinator of the PCE. The results point to the clear presence of indicators of scientific literacy, so that the program fulfills the role of perpetuating science in the elementary school dimension, through the appropriation of knowledge, social participation, critical reading of the world, so that perspective science, technology and society was the precursor valve of this study.
id UEA_7250c5d574093efff649fc57a6d7c8dc
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/2446
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de ManausScientific literacy: a study in the continuing education of teachers in the science at school program in the city of ManausAlfabetização CientíficaScientific LiteracyCiência na EscolaScience at schoolIndicadoresIndicatorsEnsino - AprendizagemTeoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento CurricularThis dissertation is the result of a two-way experience, since we were participants in the Science at School Program (PCE), and years later assuming the role of researcher in the Master, having as the object of research this same program. In this sense, the PCE emerges from a context of approach to science, where teachers of basic education received guidance about the scientific universe, overcoming the old stigma that theory differs from practice. The general objective of this research was to analyze the scientific literacy in the continuous formation of teachers in the Science at School Program. For this, we used document analysis and semi-structured interviews with participating teachers and the general coordinator of the PCE. The results point to the clear presence of indicators of scientific literacy, so that the program fulfills the role of perpetuating science in the elementary school dimension, through the appropriation of knowledge, social participation, critical reading of the world, so that perspective science, technology and society was the precursor valve of this study.Esta dissertação é fruto de uma experiência de mão dupla, uma vez que estivemos enquanto participantes do Programa Ciência na Escola (PCE), e anos mais tarde assumindo a função de pesquisadora no Mestrado tendo como o objeto de pesquisa este mesmo programa. Nesse sentido, o PCE emerge a partir de um contexto de aproximação à ciência, onde professores da educação básica recebiam orientações acerca do universo científico, superando o velho estigma de que a teoria difere da prática. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a alfabetização científica na formação continuada de professores no Programa Ciência na Escola. Para isso, utilizamos de análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com professores participantes e com a coordenadora geral do PCE. Os resultados apontam para a presença clara dos indicadores de alfabetização científica, de modo que o programa cumpre o papel de perpetuar a ciência na dimensão da escola básica, por meio da apropriação de saberes, participação social, leitura crítica de mundo, de modo que a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade foi a válvula precursora desse estudo.Universidade do Estado do AmazonasBrasilMestrado Acadêmico em Educação em Ciências na AmazôniaUEACosta, Lucinete Gadelha dahttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935Kalhil, Josefina Barrerahttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781Gonzaga, Amarildo Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173Santos, Eduarda Cristina Albuquerque dos2020-03-26T23:00:30Z2018-06-282020-03-26T23:00:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Eduarda Cristina Albuquerque dos. Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2446porABRAMOWICZ, Mere. Perspectivas de abordagem do currículo no novo milênio. Recife: Bagaço, 2006. AIKENHEAD, Glen S. The social contract of science: Implications for teaching science. STS education: International perspectives on reform, p. 11-20, 1994. AULER, Décio. Alfabetização Científico-Tecnológica: Um Novo “Paradigma”? Ensaio pesquisa em educação em ciências, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2003. AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 2, p. 122-134, 2001. AZEVEDO, Fernando. Formar leitores: das teorias às práticas. Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2007. BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2016. BRANDI, A. T. E.; GURGEL, C. M. A. A alfabetização Científica e o Processo de Ler e Escrever em Séries Iniciais: Emergências de um Estudo de Investigação. Ação, Ciência & Educação, v.8, n. l, p. 113-125, 2002. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CACHAPUZ, António et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A Pesquisa em Sala de Aula e a Formação de Professores. In Roberto Nardi. A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. CARVALHO, A. M. Pessoa de; VANNUCCHI, A. I A Relação ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores. Pensamiento Educativo, Santiago de Chile, v. 24, p. 165-200, 1999. CARVALHO, Anna Maria P. de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria P. de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2013. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. DOS SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000. DÍAZ, José Antonio Acevedo. Educación tecnológica desde una perspectiva CTS-Una breve revisión del tema. Didáctica de las Ciencias Experimentales, v. 3, p. 75-84, 1995. DÍAZ, José Antonio Acevedo. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de lasciencias através de CTS. Biblioteca Digital da OEI, 1996. DÍAZ, José Antonio. Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v. 1, vº 1, pp. 3-15, 2004. DÍAZ, José Antonio Acevedo et al. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005. FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Disponível em: <http://www.fapeam.am.gov.br/edital-do-programa-ciencia-na-escola-e-lancado-para-municipios-do-am/>. Acesso em: 26 fev. 2017. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2005. FUENZALIDA, Eugênio Rodríguez. Orientações para o planejamento de programas de formação continuada. Formação continuada de professores de ciências no âmbito ibero-americano. São Paulo: Autores Associados, 1996. GAMBOA, S.S.; Fazenda, I. (Org). A Dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991 (Metodologia da pesquisa educacional). GARCIA, J. E.; PORLÄN, R. Ensino de Ciências e prática docente: uma teoria do conhecimento profissional Caderno pedagógico, UNIVATES n. 3, jul. 2000, p. 7-42. GROOVER, Mikell P. Robótica: tecnologia e programação. McGraw-Hill, 1989. IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. KLEIMAN, A. B. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os Significados do Letramento: Uma nova perspectiva sobre as práticas sociais. Campinas: Mercado das Letras, 1995. LORENZETTI, L; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. l, 37-50, 2011. MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 269-279. MORGAN, Vin; VAN OMMEN, Tas D. Seasonality in late-Holocene climate from ice-core records. The Holocene, v. 7, n. 3, p. 351-354, 1997. NÓVOA, António et al. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, v. 3, 1992. PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. SANTOS, WLP dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265f. Tese (Doutorado em Educação). 265f. USP – Faculdade de Educação. São Paulo, 2008. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências (Online). 2011. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pd.>. Acesso em: 02 abr. 2015. SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, v. 16, p. 15-20, 2002. SILVA, Kelly Cristina Ducatti da. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005. 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91234>. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2020-03-26T23:00:31ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
Scientific literacy: a study in the continuing education of teachers in the science at school program in the city of Manaus
title Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
spellingShingle Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
Santos, Eduarda Cristina Albuquerque dos
Alfabetização Científica
Scientific Literacy
Ciência na Escola
Science at school
Indicadores
Indicators
Ensino - Aprendizagem
Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
title_short Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
title_full Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
title_fullStr Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
title_full_unstemmed Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
title_sort Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
author Santos, Eduarda Cristina Albuquerque dos
author_facet Santos, Eduarda Cristina Albuquerque dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Lucinete Gadelha da
http://lattes.cnpq.br/0865054663877935
Kalhil, Josefina Barrera
http://lattes.cnpq.br/3175179523669781
Gonzaga, Amarildo Menezes
http://lattes.cnpq.br/2786554010520173
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eduarda Cristina Albuquerque dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Scientific Literacy
Ciência na Escola
Science at school
Indicadores
Indicators
Ensino - Aprendizagem
Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
topic Alfabetização Científica
Scientific Literacy
Ciência na Escola
Science at school
Indicadores
Indicators
Ensino - Aprendizagem
Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
dc.description.none.fl_txt_mv This dissertation is the result of a two-way experience, since we were participants in the Science at School Program (PCE), and years later assuming the role of researcher in the Master, having as the object of research this same program. In this sense, the PCE emerges from a context of approach to science, where teachers of basic education received guidance about the scientific universe, overcoming the old stigma that theory differs from practice. The general objective of this research was to analyze the scientific literacy in the continuous formation of teachers in the Science at School Program. For this, we used document analysis and semi-structured interviews with participating teachers and the general coordinator of the PCE. The results point to the clear presence of indicators of scientific literacy, so that the program fulfills the role of perpetuating science in the elementary school dimension, through the appropriation of knowledge, social participation, critical reading of the world, so that perspective science, technology and society was the precursor valve of this study.
Esta dissertação é fruto de uma experiência de mão dupla, uma vez que estivemos enquanto participantes do Programa Ciência na Escola (PCE), e anos mais tarde assumindo a função de pesquisadora no Mestrado tendo como o objeto de pesquisa este mesmo programa. Nesse sentido, o PCE emerge a partir de um contexto de aproximação à ciência, onde professores da educação básica recebiam orientações acerca do universo científico, superando o velho estigma de que a teoria difere da prática. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a alfabetização científica na formação continuada de professores no Programa Ciência na Escola. Para isso, utilizamos de análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com professores participantes e com a coordenadora geral do PCE. Os resultados apontam para a presença clara dos indicadores de alfabetização científica, de modo que o programa cumpre o papel de perpetuar a ciência na dimensão da escola básica, por meio da apropriação de saberes, participação social, leitura crítica de mundo, de modo que a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade foi a válvula precursora desse estudo.
description This dissertation is the result of a two-way experience, since we were participants in the Science at School Program (PCE), and years later assuming the role of researcher in the Master, having as the object of research this same program. In this sense, the PCE emerges from a context of approach to science, where teachers of basic education received guidance about the scientific universe, overcoming the old stigma that theory differs from practice. The general objective of this research was to analyze the scientific literacy in the continuous formation of teachers in the Science at School Program. For this, we used document analysis and semi-structured interviews with participating teachers and the general coordinator of the PCE. The results point to the clear presence of indicators of scientific literacy, so that the program fulfills the role of perpetuating science in the elementary school dimension, through the appropriation of knowledge, social participation, critical reading of the world, so that perspective science, technology and society was the precursor valve of this study.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
2020-03-26T23:00:30Z
2020-03-26T23:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Eduarda Cristina Albuquerque dos. Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2446
identifier_str_mv SANTOS, Eduarda Cristina Albuquerque dos. Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABRAMOWICZ, Mere. Perspectivas de abordagem do currículo no novo milênio. Recife: Bagaço, 2006. AIKENHEAD, Glen S. The social contract of science: Implications for teaching science. STS education: International perspectives on reform, p. 11-20, 1994. AULER, Décio. Alfabetização Científico-Tecnológica: Um Novo “Paradigma”? Ensaio pesquisa em educação em ciências, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2003. AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 2, p. 122-134, 2001. AZEVEDO, Fernando. Formar leitores: das teorias às práticas. Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2007. BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2016. BRANDI, A. T. E.; GURGEL, C. M. A. A alfabetização Científica e o Processo de Ler e Escrever em Séries Iniciais: Emergências de um Estudo de Investigação. Ação, Ciência & Educação, v.8, n. l, p. 113-125, 2002. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CACHAPUZ, António et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A Pesquisa em Sala de Aula e a Formação de Professores. In Roberto Nardi. A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. CARVALHO, A. M. Pessoa de; VANNUCCHI, A. I A Relação ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores. Pensamiento Educativo, Santiago de Chile, v. 24, p. 165-200, 1999. CARVALHO, Anna Maria P. de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria P. de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2013. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. DOS SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000. DÍAZ, José Antonio Acevedo. Educación tecnológica desde una perspectiva CTS-Una breve revisión del tema. Didáctica de las Ciencias Experimentales, v. 3, p. 75-84, 1995. DÍAZ, José Antonio Acevedo. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de lasciencias através de CTS. Biblioteca Digital da OEI, 1996. DÍAZ, José Antonio. Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v. 1, vº 1, pp. 3-15, 2004. DÍAZ, José Antonio Acevedo et al. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005. FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Disponível em: <http://www.fapeam.am.gov.br/edital-do-programa-ciencia-na-escola-e-lancado-para-municipios-do-am/>. Acesso em: 26 fev. 2017. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2005. FUENZALIDA, Eugênio Rodríguez. Orientações para o planejamento de programas de formação continuada. Formação continuada de professores de ciências no âmbito ibero-americano. São Paulo: Autores Associados, 1996. GAMBOA, S.S.; Fazenda, I. (Org). A Dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991 (Metodologia da pesquisa educacional). GARCIA, J. E.; PORLÄN, R. Ensino de Ciências e prática docente: uma teoria do conhecimento profissional Caderno pedagógico, UNIVATES n. 3, jul. 2000, p. 7-42. GROOVER, Mikell P. Robótica: tecnologia e programação. McGraw-Hill, 1989. IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. KLEIMAN, A. B. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os Significados do Letramento: Uma nova perspectiva sobre as práticas sociais. Campinas: Mercado das Letras, 1995. LORENZETTI, L; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. l, 37-50, 2011. MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 269-279. MORGAN, Vin; VAN OMMEN, Tas D. Seasonality in late-Holocene climate from ice-core records. The Holocene, v. 7, n. 3, p. 351-354, 1997. NÓVOA, António et al. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, v. 3, 1992. PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. SANTOS, WLP dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265f. Tese (Doutorado em Educação). 265f. USP – Faculdade de Educação. São Paulo, 2008. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências (Online). 2011. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pd.>. Acesso em: 02 abr. 2015. SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, v. 16, p. 15-20, 2002. SILVA, Kelly Cristina Ducatti da. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005. 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91234>. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748399439872