O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Janaína de Aquino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brasil, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1345
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bilíngue – Libras e Português escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramificação de gênero discursivo ou não. Após revisar a literatura a respeito da imbricação de gêneros, tendo por base Marcuschi (2003) e Bakhtin (1997), utilizamos os esteios teórico-analíticos de Perlin (1998), cujo mapeamento de identidades surdas fornece portentosa força discursiva à mensagem de empoderamento da comunidade surda, estampada no muro da escola. A Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Multimodalidade sustentam a argumentação de que, neste caso, o muro constitui, sim, gênero discursivo multimodal, já que a identidade visual é marco cultural significativo do indivíduo surdo.
id UEA_75254140ce1ad023feb40dd284258f54
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1345
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)Perlin's Wall: What genre is this? Multimodal Discourse and Identities at the Bilingual School - Libras and Portuguese Written (EBT)LibrasComunicação socialSociedadeO presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bilíngue – Libras e Português escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramificação de gênero discursivo ou não. Após revisar a literatura a respeito da imbricação de gêneros, tendo por base Marcuschi (2003) e Bakhtin (1997), utilizamos os esteios teórico-analíticos de Perlin (1998), cujo mapeamento de identidades surdas fornece portentosa força discursiva à mensagem de empoderamento da comunidade surda, estampada no muro da escola. A Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Multimodalidade sustentam a argumentação de que, neste caso, o muro constitui, sim, gênero discursivo multimodal, já que a identidade visual é marco cultural significativo do indivíduo surdo.The present article aims to discuss whether the paintings in the wall of the Bilingual School - Libras and Portuguese written (EBT), of Taguatinga, in the Federal District, constitute a new branch of discursive genre or not. Based on Marcuschi (2003) and Bakhtin (1997), we used Perlin's theoretical and analytical essentials, whose mapping of deaf identities provides a powerful discursive force to the message of empowerment of deaf community, stamped on the school wall. The Critical Discourse Analysis (ADC) and the Multimodality Theory support the argument that, in this case, the wall constitutes a multimodal discursive genre, since visual identity is a significant cultural landmark of the deaf individual. Keywords: Sign language; Social communication; Society.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-22T17:48:34Z2019-01-212019-01-22T17:48:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf25254529http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1345porFerraz, Janaína de AquinoBrasil, Eduardoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-22T17:48:34Zoai:repositorioinstitucional:riuea/1345Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:20.305688Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
Perlin's Wall: What genre is this? Multimodal Discourse and Identities at the Bilingual School - Libras and Portuguese Written (EBT)
title O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
spellingShingle O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
Ferraz, Janaína de Aquino
Libras
Comunicação social
Sociedade
title_short O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
title_full O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
title_fullStr O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
title_full_unstemmed O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
title_sort O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
author Ferraz, Janaína de Aquino
author_facet Ferraz, Janaína de Aquino
Brasil, Eduardo
author_role author
author2 Brasil, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Janaína de Aquino
Brasil, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Comunicação social
Sociedade
topic Libras
Comunicação social
Sociedade
description O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bilíngue – Libras e Português escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramificação de gênero discursivo ou não. Após revisar a literatura a respeito da imbricação de gêneros, tendo por base Marcuschi (2003) e Bakhtin (1997), utilizamos os esteios teórico-analíticos de Perlin (1998), cujo mapeamento de identidades surdas fornece portentosa força discursiva à mensagem de empoderamento da comunidade surda, estampada no muro da escola. A Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Multimodalidade sustentam a argumentação de que, neste caso, o muro constitui, sim, gênero discursivo multimodal, já que a identidade visual é marco cultural significativo do indivíduo surdo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-22T17:48:34Z
2019-01-21
2019-01-22T17:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 25254529
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1345
identifier_str_mv 25254529
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203842683666432