O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renato Caixeta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892
Resumo: Partindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente,  Libras e  Língua Portuguesa,  neste, propõe-se  mostrar como  um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo  ensino de Libras.  Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro das perspectivas da surdez, como também mostrar como imagens e as diferentes línguas, podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas.  Aspectos do material proposto são   discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.
id UFAC-1_2ec845b17bd3bc5ba34ff8d1b406b3b6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2892
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICOLibrasPL2MultimodalidadePartindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente,  Libras e  Língua Portuguesa,  neste, propõe-se  mostrar como  um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo  ensino de Libras.  Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro das perspectivas da surdez, como também mostrar como imagens e as diferentes línguas, podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas.  Aspectos do material proposto são   discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.Nepan Editora2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/289210.29327/212070.7.2-19Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 7 n. 2 (2019)2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892/2041Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renato Caixeta Silva, Renato Caixeta Freitas, Luciana 2021-09-06T23:14:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2892Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:07Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
title O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
spellingShingle O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
Silva, Renato Caixeta
Libras
PL2
Multimodalidade
title_short O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
title_full O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
title_fullStr O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
title_full_unstemmed O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
title_sort O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
author Silva, Renato Caixeta
author_facet Silva, Renato Caixeta
Freitas, Luciana
author_role author
author2 Freitas, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renato Caixeta
Silva, Renato Caixeta
Freitas, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
PL2
Multimodalidade
topic Libras
PL2
Multimodalidade
description Partindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente,  Libras e  Língua Portuguesa,  neste, propõe-se  mostrar como  um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo  ensino de Libras.  Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro das perspectivas da surdez, como também mostrar como imagens e as diferentes línguas, podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas.  Aspectos do material proposto são   discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892
10.29327/212070.7.2-19
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892
identifier_str_mv 10.29327/212070.7.2-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892/2041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 7 n. 2 (2019)
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506818162688