Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Manoela Barros
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Denise Leal de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5048
Resumo: This study proposes the implementation of the Jigsaw cooperative technique as a strategy to stimulate meaningful learning in a group of middle school students in the discipline of Chemistry. For this, a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), which gathers a number of activities was structured and applied with students from a technical course on occupational safety. The data collected and recorded in a field diary. The results show the feasibility of this resource, because it provided an interactive environment where students have been able to externalize their interpretations, share knowledge, express their doubts and clarify them. Each member assumed an individual responsibility so that everyone contributed to the progress of the activities. Therefore, the use of this strategy can contribute as a stimulating resource for meaningful learning. Keywords: Potentially Meaningful Teaching Unit, Jigsaw cooperative technique, meaningful learning
id UEA_808f485a135d27b23436cfdd47e7d4c9
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5048
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de químicaPotentially meaningful teaching unit using jigsaw cooperative technique in chemistry classUnidade de EnsinoMétodo JigsawAprendizagem SignficativaCiênciasThis study proposes the implementation of the Jigsaw cooperative technique as a strategy to stimulate meaningful learning in a group of middle school students in the discipline of Chemistry. For this, a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), which gathers a number of activities was structured and applied with students from a technical course on occupational safety. The data collected and recorded in a field diary. The results show the feasibility of this resource, because it provided an interactive environment where students have been able to externalize their interpretations, share knowledge, express their doubts and clarify them. Each member assumed an individual responsibility so that everyone contributed to the progress of the activities. Therefore, the use of this strategy can contribute as a stimulating resource for meaningful learning. Keywords: Potentially Meaningful Teaching Unit, Jigsaw cooperative technique, meaningful learningO trabalho propõe a implementação do método cooperativo Jigsaw como uma estratégia estimuladora para uma aprendizagem significativa, em um grupo de alunos do nível médio na disciplina de Química. Para isso, uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), que reúne uma série de atividades, foi estruturada e aplicada com alunos de um curso técnico em segurança do trabalho. Os dados coletados foram registrados em um diário de campo. Os resultados analisados revelam a viabilidade deste recurso, uma vez que proporcionou um ambiente interativo, onde os alunos puderam externar suas interpretações, partilhar conhecimentos, expressar suas dúvidas e solucioná-las. Cada integrante assumiu uma responsabilidade individual de modo que todos contribuíssem para o andamento das atividades. Portanto, o emprego dessa estratégia pode contribuir como um recurso estimulador para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Unidade de ensino potencialmente significativa, método cooperativo Jigsaw, aprendizagem significativa.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-08T18:55:57Z2024-09-10T17:39:39Z2020-07-072020-07-08T18:55:57Z2019-01-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003. COCHITO, M. I. G. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: ACIME, 2004. Disponível em: <http://cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf> Acesso em out. 2017. FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. HERREID, C. F. Case studies in science – A novel method of science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n. 4, p. 221-229, 1994. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa, Organizadores Prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012a. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 215 MOREIRA, M. A. Ensino de Ciências e de Matemática: resenhas e reflexões. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234, [número especial], p. 486-501, maio/ago. 2012b.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5048porRevista AretéAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Manoela BarrosCastro, Denise Leal dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:50:33Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5048Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:50:33Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
Potentially meaningful teaching unit using jigsaw cooperative technique in chemistry class
title Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
spellingShingle Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
Guimarães, Manoela Barros
Unidade de Ensino
Método Jigsaw
Aprendizagem Signficativa
Ciências
title_short Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
title_full Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
title_fullStr Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
title_full_unstemmed Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
title_sort Unidade de ensino potencialmente significativa usando a estratégia cooperativa jigsaw em aulas de química
author Guimarães, Manoela Barros
author_facet Guimarães, Manoela Barros
Castro, Denise Leal de
author_role author
author2 Castro, Denise Leal de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Manoela Barros
Castro, Denise Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Unidade de Ensino
Método Jigsaw
Aprendizagem Signficativa
Ciências
topic Unidade de Ensino
Método Jigsaw
Aprendizagem Signficativa
Ciências
description This study proposes the implementation of the Jigsaw cooperative technique as a strategy to stimulate meaningful learning in a group of middle school students in the discipline of Chemistry. For this, a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), which gathers a number of activities was structured and applied with students from a technical course on occupational safety. The data collected and recorded in a field diary. The results show the feasibility of this resource, because it provided an interactive environment where students have been able to externalize their interpretations, share knowledge, express their doubts and clarify them. Each member assumed an individual responsibility so that everyone contributed to the progress of the activities. Therefore, the use of this strategy can contribute as a stimulating resource for meaningful learning. Keywords: Potentially Meaningful Teaching Unit, Jigsaw cooperative technique, meaningful learning
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-07
2020-07-08T18:55:57Z
2020-07-07
2020-07-08T18:55:57Z
2024-09-10T17:39:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003. COCHITO, M. I. G. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: ACIME, 2004. Disponível em: <http://cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf> Acesso em out. 2017. FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. HERREID, C. F. Case studies in science – A novel method of science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n. 4, p. 221-229, 1994. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa, Organizadores Prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012a. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 215 MOREIRA, M. A. Ensino de Ciências e de Matemática: resenhas e reflexões. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234, [número especial], p. 486-501, maio/ago. 2012b.
1984-7505
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5048
identifier_str_mv AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003. COCHITO, M. I. G. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: ACIME, 2004. Disponível em: <http://cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf> Acesso em out. 2017. FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. HERREID, C. F. Case studies in science – A novel method of science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n. 4, p. 221-229, 1994. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa, Organizadores Prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012a. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 215 MOREIRA, M. A. Ensino de Ciências e de Matemática: resenhas e reflexões. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234, [número especial], p. 486-501, maio/ago. 2012b.
1984-7505
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Areté
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1823241963276599296