Mulheres que curtem rock a presença feminina no movimento undergroud na cidade de Parintins (2007-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Giovanna Cristina
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/976
Resumo: A reflexão abordada nesta pesquisa é analisar e verificar o caráter das articulações socioculturais relacionada a cena rock and roll em Parintins, destacando o protagonismo das mulheres no movimento underground na cidade. O percurso metodológico utilizado pauta-se nas fontes orais, que trazem as vozes das meninas e constatam uma lacuna à respeito da participação feminina no movimento, e ainda, suscita sua resistência soturna neste espaço. Foram entrevistadas garotas que vivenciaram o movimento em diferentes épocas na cidade, desde o surgimento até o auge, e também deveu-se em entrevistar participantes masculinos, que outrora estiveram, e ainda estão na estrada, ligados ao movimento fazendo o rock e, que descrevem suas experiências com o movimento desde os primeiros gritos até o momento em que a cena alcança o ápice, e, por conseguinte, a retração, mas que, ainda hoje, luta pela resistência, em Parintins-AM, correlacionando suas contribuições para evidenciar o movimento underground do rock, elucidando o envolvimento das mulheres nesse espaço de resistência, visto em geral, um lugar de predominância masculina. A investigação, apoia-se, suscita de uma base bibliográfica que verifica a participação da mulher neste cenário como um sujeita que luta por espaço. E por fim, finalizo esta análise que, de fato, já houvera uma participação ativa das mulheres que curtem rock, porém, o declínio do movimento comprometeu sua envoltura, e que exercem o seu protagonismo comparecendo no movimento e shows de rock.
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The reflection addressed in this research is to analyze and verify the character of the sociocultural articulations related to the rock and roll scene in Parintins, highlighting the protagonism of women in the underground movement in the city. The methodological route used is based on oral sources, which bring the voices of the girls and note a gap regarding female participation in the movement, and also, provokes their sullen resistance in this space. We interviewed girls who experienced the movement at different times in the city from the beginning to the peak, and also interviewed male participants, who were once and still on the road, linked to the rock-making movement and who describe his experiences with the movement from the earliest cries to the moment when the scene reaches the apex, and therefore the retraction, but which, even today, struggles for resistance in Parintins-AM, correlating its contributions to evidence the movement rock underground, elucidating the involvement of women in this space of resistance, seen in general, a place of masculine predominance. The research, supported, is based on a bibliographical basis that verifies the participation of women in this scenario as a subject who fights for space. And finally, I finish this analysis that, in fact, there had already been an active participation of women who enjoy rock, but the decline of the movement has compromised its envelopment, and that they play the leading role in the movement and rock shows.
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