“ Nós éramos tidas como mulheres radicais” - o movimento das mulheres em Parintins (1980-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ianna
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/915
Resumo: Esta pesquisa busca (re)construir o Movimento das Mulheres em Parintins nas décadas de 1980-1990, para a afirmativa da visibilidade e inserção das mulheres no campo social e político do município de Parintins, norteando a investigação com as perguntas: onde estiveram as mulheres nos acontecimentos históricos? Qual sua participação junto a sociedade nos movimentos de luta, e resistência de seu tempo? como elas eram persuadidas a sair à luta? Quais eram suas táticas? Para responder a essas questões, apresentaremos a trajetória de três protagonistas femininas, que lideraram o Movimento das Mulheres, tendo em vista, a participação da Igreja Católica, supramencionado como Paróquia de Lourdes, e a inclusão no Partido dos Trabalhadores, para que os primeiros ensaios do Movimento fossem previstos. Posteriormente o referido Movimento viria ser registrado em cartório como Associação das Mulheres de Parintins, legitimando-se na luta por direitos sociais e políticos, relacionados às ações de igualdade e equidade, respeito e valorização da mulher enquanto ser humano. Para tanto, utilizaremos com método de pesquisa a História Oral. Nesse sentido, lançamos mão, obviamente, de fontes narrativas verificando como tais indícios representam os processos de articulação do Movimento das Mulheres no campo do poder. Por outras palavras, averiguamos como as mulheres envolvidas na luta tornam-se, historicamente, protagonistas. Como, por meio de táticas, estabelecem caminhos nos quais podemos visualizar o engajamento das mulheres no meio social, em Parintins. Finalmente, ressalto a importância do Movimento social no contexto da redemocratização do Brasil, para a o fortalecimento das novas lideranças femininas existente nos dias atuais, relativos ao que se convencionou de “Novos Movimentos Sociais”.
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spelling “ Nós éramos tidas como mulheres radicais” - o movimento das mulheres em Parintins (1980-1990)"We were seen as radical women" - the women's movement in Parintins (1980-1990)Movimento das MulheresOralidadeProtagonismo FemininoParintinsEsta pesquisa busca (re)construir o Movimento das Mulheres em Parintins nas décadas de 1980-1990, para a afirmativa da visibilidade e inserção das mulheres no campo social e político do município de Parintins, norteando a investigação com as perguntas: onde estiveram as mulheres nos acontecimentos históricos? Qual sua participação junto a sociedade nos movimentos de luta, e resistência de seu tempo? como elas eram persuadidas a sair à luta? Quais eram suas táticas? Para responder a essas questões, apresentaremos a trajetória de três protagonistas femininas, que lideraram o Movimento das Mulheres, tendo em vista, a participação da Igreja Católica, supramencionado como Paróquia de Lourdes, e a inclusão no Partido dos Trabalhadores, para que os primeiros ensaios do Movimento fossem previstos. Posteriormente o referido Movimento viria ser registrado em cartório como Associação das Mulheres de Parintins, legitimando-se na luta por direitos sociais e políticos, relacionados às ações de igualdade e equidade, respeito e valorização da mulher enquanto ser humano. Para tanto, utilizaremos com método de pesquisa a História Oral. Nesse sentido, lançamos mão, obviamente, de fontes narrativas verificando como tais indícios representam os processos de articulação do Movimento das Mulheres no campo do poder. Por outras palavras, averiguamos como as mulheres envolvidas na luta tornam-se, historicamente, protagonistas. Como, por meio de táticas, estabelecem caminhos nos quais podemos visualizar o engajamento das mulheres no meio social, em Parintins. Finalmente, ressalto a importância do Movimento social no contexto da redemocratização do Brasil, para a o fortalecimento das novas lideranças femininas existente nos dias atuais, relativos ao que se convencionou de “Novos Movimentos Sociais”.This research seeks to (re) build the Women's Movement in Parintins in the 1980s and 1990s, to affirm the visibility and insertion of women in the social and political field of the municipality of Parintins, guiding the investigation with the questions: where were the women in historical events? What is your participation in society in the struggle movements, and resistance of your time? how were they persuaded to go out to fight? What were his tactics? To answer these questions, we will present the trajectory of three women protagonists, who led the Women's Movement, in view of the participation of the Catholic Church mentioned above as the Parish of Lourdes and the inclusion in the Workers' Party, so that the first trials of the Movement. Subsequently, the said Movement would be registered in a notary's office as the Women's Association of Parintins, legitimating itself in the struggle for social and political rights, related to the actions of equality and equity, respect and appreciation of women as human beings. To do so, we will use Oral History as a research method. In this sense, we obviously draw from narrative sources, verifying how such signs represent the articulation processes of the Women's Movement in the field of power. In other words, we find out how the women involved in the struggle have historically become protagonists. How, through tactics, they establish ways in which we can visualize the engagement of women in the social environment, in Parintins. Finally, I emphasize the importance of the Social Movement in the context of the redemocratization of Brazil, in order to strengthen the new female leaderships that exist today, related to what has been called "New Social Movements".Universidade do Estado do Amazonas2018-05-15T14:18:38Z2018-05-102018-05-15T14:18:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/915porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Iannareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:34:29ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
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This research seeks to (re) build the Women's Movement in Parintins in the 1980s and 1990s, to affirm the visibility and insertion of women in the social and political field of the municipality of Parintins, guiding the investigation with the questions: where were the women in historical events? What is your participation in society in the struggle movements, and resistance of your time? how were they persuaded to go out to fight? What were his tactics? To answer these questions, we will present the trajectory of three women protagonists, who led the Women's Movement, in view of the participation of the Catholic Church mentioned above as the Parish of Lourdes and the inclusion in the Workers' Party, so that the first trials of the Movement. Subsequently, the said Movement would be registered in a notary's office as the Women's Association of Parintins, legitimating itself in the struggle for social and political rights, related to the actions of equality and equity, respect and appreciation of women as human beings. To do so, we will use Oral History as a research method. In this sense, we obviously draw from narrative sources, verifying how such signs represent the articulation processes of the Women's Movement in the field of power. In other words, we find out how the women involved in the struggle have historically become protagonists. How, through tactics, they establish ways in which we can visualize the engagement of women in the social environment, in Parintins. Finally, I emphasize the importance of the Social Movement in the context of the redemocratization of Brazil, in order to strengthen the new female leaderships that exist today, related to what has been called "New Social Movements".
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