O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Giovana Maria dos Santos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635
Resumo: In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020).
id UEA_8fdc6de3c36ae3f760591f28b2183c66
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5635
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemiaThe use of the whatsapp application as a tool in teaching the Portuguese language during the pandemicEducação na PandemiaWhatsapp em Aulas RemotasEnsino da Língua Portuguesa.In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020).Neste trabalho busca-se apresentar os resultados da pesquisa sobre o uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo método de abordagem foi o descritivo, tendo como público alvo alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré. Dentre as diversas temáticas abordadas neste artigo destaca-se o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta no ensino durante a pandemia; TDICs nas aulas e o Letramento digital. Como aporte teórico estão presentes ideias de Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), bem como a portaria nº 343 do Ministério da Educação (2020).Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAFerreira, Katriana Jacaúna FariasFerreira, Katriana Jacaúna FariasSá, Giovana Maria dos Santos de2023-05-09T18:49:24Z2024-09-26T19:15:40Z2023-04-182023-05-09T18:49:24Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635porBARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, v. 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 abr. 2021. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed.; 2 reimp. – Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. Editora Atlas, 6ª edição, São Paulo, 2008. FERONATO, R. M. S. O professor e o uso das tecnologias digitais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias e Mídias. Curso de Especialização em Mídias Educacionais. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102850/000919963.pdf?sequence=1 FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação: a experiência do IFS. 1 ed. Aracaju: IFS, 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T19:15:40Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5635Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T19:15:40Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
The use of the whatsapp application as a tool in teaching the Portuguese language during the pandemic
title O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
spellingShingle O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
Sá, Giovana Maria dos Santos de
Educação na Pandemia
Whatsapp em Aulas Remotas
Ensino da Língua Portuguesa.
title_short O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
title_full O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
title_fullStr O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
title_full_unstemmed O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
title_sort O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
author Sá, Giovana Maria dos Santos de
author_facet Sá, Giovana Maria dos Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Katriana Jacaúna Farias
Ferreira, Katriana Jacaúna Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Giovana Maria dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação na Pandemia
Whatsapp em Aulas Remotas
Ensino da Língua Portuguesa.
topic Educação na Pandemia
Whatsapp em Aulas Remotas
Ensino da Língua Portuguesa.
description In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09T18:49:24Z
2023-04-18
2023-05-09T18:49:24Z
2023-03-03
2024-09-26T19:15:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635
identifier_str_mv SÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, v. 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 abr. 2021. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed.; 2 reimp. – Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. Editora Atlas, 6ª edição, São Paulo, 2008. FERONATO, R. M. S. O professor e o uso das tecnologias digitais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias e Mídias. Curso de Especialização em Mídias Educacionais. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102850/000919963.pdf?sequence=1 FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação: a experiência do IFS. 1 ed. Aracaju: IFS, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701095010893824