Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Eliane Melo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Messeder, Jorge Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4915
Resumo: This research was developed in a professional Master in Science Teaching, in which, from the author's experience in reading workshops, there was the elaboration of a children's literature book, which addresses social issues, present mainly in the context of popular classes such as: Health, Food and Water. These themes were used as inspiration for the elaboration of the book “As Aventuras de Roberto no Mundo das Ciências”, in an attempt to, through the use of children's literature, awake not only literacy, but also scientific literacy, both fundamental for the conscious acting of the child. The present work aimed to use the stories, created by the author, in reading workshops, in a pedagogical proposal based on daily problems that tends to develop personal and social skills, and which favors the students a more critical posture and, therefore, more citizen before the social problems related to Science, Technology and Society. Thus, the application of this book by other teachers is expected to contribute to the educational practice of science teaching in the early years of schooling, making it more dynamic and effective.Keywords: Elementary school. Science teaching. Social subjects. Scientific literacy. Reading workshops.
id UEA_9a5fce2b36964e1d75c87c806e960e1c
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4915
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científicaElaboration of an infantile book with social subjects: contributions to scientific educationEnsino FundamentalEnsino de CiênciasTemas SociaisAlfabetização CientíficaOficinas de LeituraCiênciasThis research was developed in a professional Master in Science Teaching, in which, from the author's experience in reading workshops, there was the elaboration of a children's literature book, which addresses social issues, present mainly in the context of popular classes such as: Health, Food and Water. These themes were used as inspiration for the elaboration of the book “As Aventuras de Roberto no Mundo das Ciências”, in an attempt to, through the use of children's literature, awake not only literacy, but also scientific literacy, both fundamental for the conscious acting of the child. The present work aimed to use the stories, created by the author, in reading workshops, in a pedagogical proposal based on daily problems that tends to develop personal and social skills, and which favors the students a more critical posture and, therefore, more citizen before the social problems related to Science, Technology and Society. Thus, the application of this book by other teachers is expected to contribute to the educational practice of science teaching in the early years of schooling, making it more dynamic and effective.Keywords: Elementary school. Science teaching. Social subjects. Scientific literacy. Reading workshops.Esta pesquisa foi desenvolvida em um mestrado profissional em Ensino de Ciências, no qual, a partir da experiência da autora em oficinas de leitura, houve a elaboração de um livro de literatura infantil, que aborda questões sociais, presentes principalmente no contexto das classes populares como: Saúde, Alimentação e Água. Tais temas foram utilizados como inspiração para a elaboração do livro “As Aventuras de Roberto no Mundo das Ciências”, numa tentativa de, por meio da utilização da literatura infantil, despertar não somente a alfabetização, mas também a alfabetização científica, ambas fundamentais para a atuação consciente da criança. O presente trabalho objetivou a utilização das histórias, criadas pela autora, em oficinas de leitura, numa proposta pedagógica baseada em problemas cotidianos que tende a desenvolver competências pessoais e sociais, e que favorece aos alunos uma postura mais crítica e, portanto, mais cidadã perante os problemas sociais relativos à Ciência, Tecnologia e Sociedade. Desse modo, espera-se que a aplicação desse livro, por outros professores, contribua com a prática educativa do ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade, tornando-a mais dinâmica e efetiva. Palavras-Chave: Ensino fundamental. Ensino de ciências. Temas sociais. Alfabetização científica. Oficinas de leitura.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-08T19:40:16Z2024-09-10T17:38:08Z2020-07-072020-07-08T19:40:16Z2019-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfÂNGELO, C.; MENEGASSI, R. Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. SIGNUM: Estudos da Linguagem, n. 10, v. 2, p. 67-88, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4194. Acesso em: 18 nov. 2017. ANTLOGA, D. C.; SLONGO I. I. P. Ensino de ciências e literatura infantil: uma articulação possível e necessária. Unochapecó. Anais IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 85 da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Ensino_de_Matematica_e_ciencias/Trabalho/12_54_41_2943-6635-1-PB.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A Cognitive View, 2. ed, New York: Holt, Rinehart and Winston, p. 249, 1978. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais/ Ensino de primeira à quarta série/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 136 p. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, p. 264, 2005. DUQUE DE CAXIAS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular dos anos iniciais. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Produ%C3%A7%C3%B5es%20SME/Cadernos%20de%20Atividades%20Pedag%C3%B3gicas/Proposta%20Curricular%20-%20Anos%20Iniciais.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. DUQUE DE CAXIAS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Secretaria de Educação de Duque de Caxias: Vol. 2: Proposta Pedagógica – Duque de Caxias, RJ: SME, 2004. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Propostas%20Curriculares/Proposta%20Pedag%C3%B3gica/PROPOSTA%20PEDAG%C3%93GICA%20Vol2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. FETZNER, A. R. Currículo. V. 2. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2013. Disponível em: http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=48072&urlArquivo=../arquivo/documento/48072.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 146, 2000. HILA, C. V. D. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E.L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1. ed. São Carlos: Editora Claraluz, p. 151-194, 2009. LIBÂNEO, J. C. Didática, 2. ed. São Paulo: Cortez, p. 120, 2013. LOPES, A. R. C. Organização do conhecimento escolar: analisando a disciplinaridade e a integração. In: Encontro Nacional de didática e prática de ensino, 2001, Cruz Alta. Anais... Linguagens, espaços e tempos no ensinar e no aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MOREIRA, M. A.; NARDI, R. O mestrado Profissional na área do ensino de ciências e da matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/download/549/398. Acesso em: 18 nov. 2017. NECYK, B. J. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. PUC-RIO, Tese. 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1. Acesso em: 18 nov. 2017. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 86 PIASSI, L. P. de C.; ARAUJO, P. T. A literatura infantil no ensino de ciências: propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, p. 140, 2012. PINTO, A. A. Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia. Dissertação, 2012. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/92247/pinto_aa_me_prud.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 nov. 2017. RODRIGUES, B. R. L. A evolução da educação ambiental na sociedade. In: SEABRA, Giovanni de Farias; MENDONÇA, I. T. L. (Org.) Educação Ambiental para a sociedade sustentável e saúde global, 3. ed.; João Pessoa: EdUFPB, p. 141, 2009. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n2/1983-2117-epec-2-02-00110.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. N. P. Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.1, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. SCHIZZI, B.; SOUZA, E. M. A importância do professor leitor na formação de um leitor crítico nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho Final de Graduação apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria, RS, 2010. SILVA, M. A.; SOARES, I. R.; ALVES F. C.; SANTOS M.N.B. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. VII CONNEPI, Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3849/2734. Acesso em: 18 nov. 2017. SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica no ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental: uma análise preliminar. X ANPED SUL, Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/569-0.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. VIECHENESKI, J. P., LORENZETTI, L., CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos De Pesquisa Em Educação, v. 7, n. 3, 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470. Acesso em: 18 nov. 2017.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4915porRevista AretéMatos, Eliane Melo deMesseder, Jorge Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:46:00Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4915Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:46Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
Elaboration of an infantile book with social subjects: contributions to scientific education
title Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
spellingShingle Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
Matos, Eliane Melo de
Ensino Fundamental
Ensino de Ciências
Temas Sociais
Alfabetização Científica
Oficinas de Leitura
Ciências
title_short Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
title_full Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
title_fullStr Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
title_full_unstemmed Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
title_sort Elaboração de um livro infantil com temas sociais contribuições para educação científica
author Matos, Eliane Melo de
author_facet Matos, Eliane Melo de
Messeder, Jorge Cardoso
author_role author
author2 Messeder, Jorge Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Eliane Melo de
Messeder, Jorge Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Ensino de Ciências
Temas Sociais
Alfabetização Científica
Oficinas de Leitura
Ciências
topic Ensino Fundamental
Ensino de Ciências
Temas Sociais
Alfabetização Científica
Oficinas de Leitura
Ciências
description This research was developed in a professional Master in Science Teaching, in which, from the author's experience in reading workshops, there was the elaboration of a children's literature book, which addresses social issues, present mainly in the context of popular classes such as: Health, Food and Water. These themes were used as inspiration for the elaboration of the book “As Aventuras de Roberto no Mundo das Ciências”, in an attempt to, through the use of children's literature, awake not only literacy, but also scientific literacy, both fundamental for the conscious acting of the child. The present work aimed to use the stories, created by the author, in reading workshops, in a pedagogical proposal based on daily problems that tends to develop personal and social skills, and which favors the students a more critical posture and, therefore, more citizen before the social problems related to Science, Technology and Society. Thus, the application of this book by other teachers is expected to contribute to the educational practice of science teaching in the early years of schooling, making it more dynamic and effective.Keywords: Elementary school. Science teaching. Social subjects. Scientific literacy. Reading workshops.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
2020-07-08T19:40:16Z
2020-07-07
2020-07-08T19:40:16Z
2024-09-10T17:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ÂNGELO, C.; MENEGASSI, R. Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. SIGNUM: Estudos da Linguagem, n. 10, v. 2, p. 67-88, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4194. Acesso em: 18 nov. 2017. ANTLOGA, D. C.; SLONGO I. I. P. Ensino de ciências e literatura infantil: uma articulação possível e necessária. Unochapecó. Anais IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 85 da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Ensino_de_Matematica_e_ciencias/Trabalho/12_54_41_2943-6635-1-PB.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A Cognitive View, 2. ed, New York: Holt, Rinehart and Winston, p. 249, 1978. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais/ Ensino de primeira à quarta série/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 136 p. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, p. 264, 2005. DUQUE DE CAXIAS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular dos anos iniciais. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Produ%C3%A7%C3%B5es%20SME/Cadernos%20de%20Atividades%20Pedag%C3%B3gicas/Proposta%20Curricular%20-%20Anos%20Iniciais.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. DUQUE DE CAXIAS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Secretaria de Educação de Duque de Caxias: Vol. 2: Proposta Pedagógica – Duque de Caxias, RJ: SME, 2004. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Propostas%20Curriculares/Proposta%20Pedag%C3%B3gica/PROPOSTA%20PEDAG%C3%93GICA%20Vol2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. FETZNER, A. R. Currículo. V. 2. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2013. Disponível em: http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=48072&urlArquivo=../arquivo/documento/48072.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 146, 2000. HILA, C. V. D. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E.L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1. ed. São Carlos: Editora Claraluz, p. 151-194, 2009. LIBÂNEO, J. C. Didática, 2. ed. São Paulo: Cortez, p. 120, 2013. LOPES, A. R. C. Organização do conhecimento escolar: analisando a disciplinaridade e a integração. In: Encontro Nacional de didática e prática de ensino, 2001, Cruz Alta. Anais... Linguagens, espaços e tempos no ensinar e no aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MOREIRA, M. A.; NARDI, R. O mestrado Profissional na área do ensino de ciências e da matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/download/549/398. Acesso em: 18 nov. 2017. NECYK, B. J. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. PUC-RIO, Tese. 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1. Acesso em: 18 nov. 2017. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 86 PIASSI, L. P. de C.; ARAUJO, P. T. A literatura infantil no ensino de ciências: propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, p. 140, 2012. PINTO, A. A. Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia. Dissertação, 2012. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/92247/pinto_aa_me_prud.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 nov. 2017. RODRIGUES, B. R. L. A evolução da educação ambiental na sociedade. In: SEABRA, Giovanni de Farias; MENDONÇA, I. T. L. (Org.) Educação Ambiental para a sociedade sustentável e saúde global, 3. ed.; João Pessoa: EdUFPB, p. 141, 2009. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n2/1983-2117-epec-2-02-00110.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. N. P. Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.1, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. SCHIZZI, B.; SOUZA, E. M. A importância do professor leitor na formação de um leitor crítico nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho Final de Graduação apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria, RS, 2010. SILVA, M. A.; SOARES, I. R.; ALVES F. C.; SANTOS M.N.B. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. VII CONNEPI, Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3849/2734. Acesso em: 18 nov. 2017. SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica no ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental: uma análise preliminar. X ANPED SUL, Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/569-0.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. VIECHENESKI, J. P., LORENZETTI, L., CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos De Pesquisa Em Educação, v. 7, n. 3, 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470. Acesso em: 18 nov. 2017.
1984-7505
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4915
identifier_str_mv ÂNGELO, C.; MENEGASSI, R. Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. SIGNUM: Estudos da Linguagem, n. 10, v. 2, p. 67-88, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4194. Acesso em: 18 nov. 2017. ANTLOGA, D. C.; SLONGO I. I. P. Ensino de ciências e literatura infantil: uma articulação possível e necessária. Unochapecó. Anais IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 85 da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Ensino_de_Matematica_e_ciencias/Trabalho/12_54_41_2943-6635-1-PB.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A Cognitive View, 2. ed, New York: Holt, Rinehart and Winston, p. 249, 1978. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais/ Ensino de primeira à quarta série/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 136 p. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, p. 264, 2005. DUQUE DE CAXIAS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular dos anos iniciais. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Produ%C3%A7%C3%B5es%20SME/Cadernos%20de%20Atividades%20Pedag%C3%B3gicas/Proposta%20Curricular%20-%20Anos%20Iniciais.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. DUQUE DE CAXIAS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Secretaria de Educação de Duque de Caxias: Vol. 2: Proposta Pedagógica – Duque de Caxias, RJ: SME, 2004. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Propostas%20Curriculares/Proposta%20Pedag%C3%B3gica/PROPOSTA%20PEDAG%C3%93GICA%20Vol2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. FETZNER, A. R. Currículo. V. 2. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2013. Disponível em: http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=48072&urlArquivo=../arquivo/documento/48072.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 146, 2000. HILA, C. V. D. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E.L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1. ed. São Carlos: Editora Claraluz, p. 151-194, 2009. LIBÂNEO, J. C. Didática, 2. ed. São Paulo: Cortez, p. 120, 2013. LOPES, A. R. C. Organização do conhecimento escolar: analisando a disciplinaridade e a integração. In: Encontro Nacional de didática e prática de ensino, 2001, Cruz Alta. Anais... Linguagens, espaços e tempos no ensinar e no aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MOREIRA, M. A.; NARDI, R. O mestrado Profissional na área do ensino de ciências e da matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/download/549/398. Acesso em: 18 nov. 2017. NECYK, B. J. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. PUC-RIO, Tese. 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1. Acesso em: 18 nov. 2017. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 86 PIASSI, L. P. de C.; ARAUJO, P. T. A literatura infantil no ensino de ciências: propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, p. 140, 2012. PINTO, A. A. Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia. Dissertação, 2012. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/92247/pinto_aa_me_prud.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 nov. 2017. RODRIGUES, B. R. L. A evolução da educação ambiental na sociedade. In: SEABRA, Giovanni de Farias; MENDONÇA, I. T. L. (Org.) Educação Ambiental para a sociedade sustentável e saúde global, 3. ed.; João Pessoa: EdUFPB, p. 141, 2009. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n2/1983-2117-epec-2-02-00110.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. N. P. Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.1, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. SCHIZZI, B.; SOUZA, E. M. A importância do professor leitor na formação de um leitor crítico nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho Final de Graduação apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria, RS, 2010. SILVA, M. A.; SOARES, I. R.; ALVES F. C.; SANTOS M.N.B. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. VII CONNEPI, Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3849/2734. Acesso em: 18 nov. 2017. SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica no ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental: uma análise preliminar. X ANPED SUL, Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/569-0.pdf. Acesso em: 18 nov. 2017. VIECHENESKI, J. P., LORENZETTI, L., CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos De Pesquisa Em Educação, v. 7, n. 3, 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470. Acesso em: 18 nov. 2017.
1984-7505
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Areté
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701104161816576