Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Greiciele da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Messeder, Jorge Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721
Resumo: A investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.  A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania.
id UTFPR-7_8d6a587cc101a0e7881ce9d1c29c38f7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5721
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTSEnsinoEnsino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música.A investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.  A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dias, Greiciele da SilvaMesseder, Jorge Cardoso2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/572110.3895/rbect.v10n1.5721Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5721Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
title Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
spellingShingle Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
Dias, Greiciele da Silva
Ensino
Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música.
title_short Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
title_full Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
title_fullStr Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
title_full_unstemmed Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
title_sort Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
author Dias, Greiciele da Silva
author_facet Dias, Greiciele da Silva
Messeder, Jorge Cardoso
author_role author
author2 Messeder, Jorge Cardoso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Greiciele da Silva
Messeder, Jorge Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música.
topic Ensino
Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música.
description A investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.  A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721
10.3895/rbect.v10n1.5721
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n1.5721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815405674496