Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721 |
Resumo: | A investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania. |
id |
UTFPR-7_8d6a587cc101a0e7881ce9d1c29c38f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5721 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTSEnsinoEnsino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música.A investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dias, Greiciele da SilvaMesseder, Jorge Cardoso2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/572110.3895/rbect.v10n1.5721Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5721Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS |
title |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS |
spellingShingle |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS Dias, Greiciele da Silva Ensino Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música. |
title_short |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS |
title_full |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS |
title_fullStr |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS |
title_full_unstemmed |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS |
title_sort |
Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS |
author |
Dias, Greiciele da Silva |
author_facet |
Dias, Greiciele da Silva Messeder, Jorge Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Messeder, Jorge Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Greiciele da Silva Messeder, Jorge Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música. |
topic |
Ensino Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música. |
description |
A investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721 10.3895/rbect.v10n1.5721 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n1.5721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815405674496 |