Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Frida Cunha de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539
Resumo: O direito a educação inclusiva é garantido pelos documentos oficiais a fim de propor acesso ao público-alvo da educação especial, independentemente de suas condições pessoais, físicas ou mentais. A pesquisa intitulada “Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola” buscou, de modo geral, compreender os desafios da inclusão numa escola municipal e, de modo especifico, observar as dificuldades e os desafios da inclusão na escola, verificar as práticas pedagógicas, e os resultados de aprendizagem dos estudantes da inclusão numa escola da rede municipal da cidade de Manaus. Observamos com mais intensidade esse processo durante os estágios supervisionados no qual intensificamos nosso olhar para as questões da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. As questões que nortearam o presente trabalho foram: a) os professores da escola pública estão preparados para atender os estudantes da inclusão?; b) as escolas trabalham em uma perspectiva inclusiva?; c) quais os desafios e as dificuldades encontradas pela escola?; d) como ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos? A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos autores Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e utiliza como metodologia a coleta de dados, a observação do participante, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa, portanto, aponta para avanços na política de inclusão, porém apresenta os desafios nos aspectos da formação continuada dos professores que buscam se adequar as práticas pedagógicas a fim de atender os alunos com necessidades educacionais especiais.
id UEA_af99f284c5e21f9a0569e2c94342aab5
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4539
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escolaSchool inclusion: challenge of special education and the schoolEducaçãoEducationInclusãoInclusionAlunos com Necessidades EspeciaisStudents with Special NeedsO direito a educação inclusiva é garantido pelos documentos oficiais a fim de propor acesso ao público-alvo da educação especial, independentemente de suas condições pessoais, físicas ou mentais. A pesquisa intitulada “Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola” buscou, de modo geral, compreender os desafios da inclusão numa escola municipal e, de modo especifico, observar as dificuldades e os desafios da inclusão na escola, verificar as práticas pedagógicas, e os resultados de aprendizagem dos estudantes da inclusão numa escola da rede municipal da cidade de Manaus. Observamos com mais intensidade esse processo durante os estágios supervisionados no qual intensificamos nosso olhar para as questões da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. As questões que nortearam o presente trabalho foram: a) os professores da escola pública estão preparados para atender os estudantes da inclusão?; b) as escolas trabalham em uma perspectiva inclusiva?; c) quais os desafios e as dificuldades encontradas pela escola?; d) como ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos? A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos autores Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e utiliza como metodologia a coleta de dados, a observação do participante, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa, portanto, aponta para avanços na política de inclusão, porém apresenta os desafios nos aspectos da formação continuada dos professores que buscam se adequar as práticas pedagógicas a fim de atender os alunos com necessidades educacionais especiais.The right to inclusive education is guaranteed by official documents in order to offer access to the target public of special education, regardless of their personal, physical or mental conditions. The research entitled "School inclusion: the challenge of special education and the school" sought, in a general way, to understand the challenges of inclusion in a municipal school and, specifically, to observe the difficulties and challenges of inclusion in school, to verify pedagogical practices , and the students' learning outcomes of inclusion in a school in the municipal network of the city of Manaus. We observe this process more intensively during supervised internships, in which we intensify our focus on the inclusion of students with special educational needs. The questions that guided the present study were: a) Are public school teachers prepared to serve the students of inclusion?; b) do schools work in an inclusive perspective ?; c) what are the challenges and difficulties encountered by the school? d) How does the teaching and learning process of these students occur? The research is theoretically based on the authors Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). It is, therefore, a qualitative research, with a phenomenological approach and uses as methodology data collection, participant observation, semi-structured interview, bibliographical and field research. The research, therefore, points to advances in inclusion policy, but presents the challenges in the aspects of continuing education of teachers that seek to adapt pedagogical practices in order to meet the students with special educational needs.Universidade do Estado do Amazonas2019-10-01T17:08:55Z2024-09-08T11:29:33Z2019-10-01T17:08:55Z2019-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Frida Cunha de. Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola . 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Frida Cunha de Souzareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T14:41:57Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4539Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T14:41:57Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
School inclusion: challenge of special education and the school
title Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
spellingShingle Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
Soares, Frida Cunha de Souza
Educação
Education
Inclusão
Inclusion
Alunos com Necessidades Especiais
Students with Special Needs
title_short Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
title_full Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
title_fullStr Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
title_full_unstemmed Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
title_sort Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
author Soares, Frida Cunha de Souza
author_facet Soares, Frida Cunha de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Frida Cunha de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Inclusão
Inclusion
Alunos com Necessidades Especiais
Students with Special Needs
topic Educação
Education
Inclusão
Inclusion
Alunos com Necessidades Especiais
Students with Special Needs
description O direito a educação inclusiva é garantido pelos documentos oficiais a fim de propor acesso ao público-alvo da educação especial, independentemente de suas condições pessoais, físicas ou mentais. A pesquisa intitulada “Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola” buscou, de modo geral, compreender os desafios da inclusão numa escola municipal e, de modo especifico, observar as dificuldades e os desafios da inclusão na escola, verificar as práticas pedagógicas, e os resultados de aprendizagem dos estudantes da inclusão numa escola da rede municipal da cidade de Manaus. Observamos com mais intensidade esse processo durante os estágios supervisionados no qual intensificamos nosso olhar para as questões da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. As questões que nortearam o presente trabalho foram: a) os professores da escola pública estão preparados para atender os estudantes da inclusão?; b) as escolas trabalham em uma perspectiva inclusiva?; c) quais os desafios e as dificuldades encontradas pela escola?; d) como ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos? A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos autores Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e utiliza como metodologia a coleta de dados, a observação do participante, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa, portanto, aponta para avanços na política de inclusão, porém apresenta os desafios nos aspectos da formação continuada dos professores que buscam se adequar as práticas pedagógicas a fim de atender os alunos com necessidades educacionais especiais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T17:08:55Z
2019-10-01T17:08:55Z
2019-05-28
2024-09-08T11:29:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Frida Cunha de. Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola . 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539
identifier_str_mv SOARES, Frida Cunha de. Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola . 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701090726412288