Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539 |
Resumo: | O direito a educação inclusiva é garantido pelos documentos oficiais a fim de propor acesso ao público-alvo da educação especial, independentemente de suas condições pessoais, físicas ou mentais. A pesquisa intitulada “Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola” buscou, de modo geral, compreender os desafios da inclusão numa escola municipal e, de modo especifico, observar as dificuldades e os desafios da inclusão na escola, verificar as práticas pedagógicas, e os resultados de aprendizagem dos estudantes da inclusão numa escola da rede municipal da cidade de Manaus. Observamos com mais intensidade esse processo durante os estágios supervisionados no qual intensificamos nosso olhar para as questões da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. As questões que nortearam o presente trabalho foram: a) os professores da escola pública estão preparados para atender os estudantes da inclusão?; b) as escolas trabalham em uma perspectiva inclusiva?; c) quais os desafios e as dificuldades encontradas pela escola?; d) como ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos? A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos autores Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e utiliza como metodologia a coleta de dados, a observação do participante, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa, portanto, aponta para avanços na política de inclusão, porém apresenta os desafios nos aspectos da formação continuada dos professores que buscam se adequar as práticas pedagógicas a fim de atender os alunos com necessidades educacionais especiais. |
id |
UEA_af99f284c5e21f9a0569e2c94342aab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/4539 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escolaSchool inclusion: challenge of special education and the schoolEducaçãoEducationInclusãoInclusionAlunos com Necessidades EspeciaisStudents with Special NeedsO direito a educação inclusiva é garantido pelos documentos oficiais a fim de propor acesso ao público-alvo da educação especial, independentemente de suas condições pessoais, físicas ou mentais. A pesquisa intitulada “Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola” buscou, de modo geral, compreender os desafios da inclusão numa escola municipal e, de modo especifico, observar as dificuldades e os desafios da inclusão na escola, verificar as práticas pedagógicas, e os resultados de aprendizagem dos estudantes da inclusão numa escola da rede municipal da cidade de Manaus. Observamos com mais intensidade esse processo durante os estágios supervisionados no qual intensificamos nosso olhar para as questões da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. As questões que nortearam o presente trabalho foram: a) os professores da escola pública estão preparados para atender os estudantes da inclusão?; b) as escolas trabalham em uma perspectiva inclusiva?; c) quais os desafios e as dificuldades encontradas pela escola?; d) como ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos? A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos autores Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e utiliza como metodologia a coleta de dados, a observação do participante, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa, portanto, aponta para avanços na política de inclusão, porém apresenta os desafios nos aspectos da formação continuada dos professores que buscam se adequar as práticas pedagógicas a fim de atender os alunos com necessidades educacionais especiais.The right to inclusive education is guaranteed by official documents in order to offer access to the target public of special education, regardless of their personal, physical or mental conditions. The research entitled "School inclusion: the challenge of special education and the school" sought, in a general way, to understand the challenges of inclusion in a municipal school and, specifically, to observe the difficulties and challenges of inclusion in school, to verify pedagogical practices , and the students' learning outcomes of inclusion in a school in the municipal network of the city of Manaus. We observe this process more intensively during supervised internships, in which we intensify our focus on the inclusion of students with special educational needs. The questions that guided the present study were: a) Are public school teachers prepared to serve the students of inclusion?; b) do schools work in an inclusive perspective ?; c) what are the challenges and difficulties encountered by the school? d) How does the teaching and learning process of these students occur? The research is theoretically based on the authors Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). It is, therefore, a qualitative research, with a phenomenological approach and uses as methodology data collection, participant observation, semi-structured interview, bibliographical and field research. The research, therefore, points to advances in inclusion policy, but presents the challenges in the aspects of continuing education of teachers that seek to adapt pedagogical practices in order to meet the students with special educational needs.Universidade do Estado do Amazonas2019-10-01T17:08:55Z2024-09-08T11:29:33Z2019-10-01T17:08:55Z2019-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Frida Cunha de. Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola . 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Frida Cunha de Souzareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T14:41:57Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4539Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T14:41:57Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola School inclusion: challenge of special education and the school |
title |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola |
spellingShingle |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola Soares, Frida Cunha de Souza Educação Education Inclusão Inclusion Alunos com Necessidades Especiais Students with Special Needs |
title_short |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola |
title_full |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola |
title_fullStr |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola |
title_sort |
Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola |
author |
Soares, Frida Cunha de Souza |
author_facet |
Soares, Frida Cunha de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Frida Cunha de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Education Inclusão Inclusion Alunos com Necessidades Especiais Students with Special Needs |
topic |
Educação Education Inclusão Inclusion Alunos com Necessidades Especiais Students with Special Needs |
description |
O direito a educação inclusiva é garantido pelos documentos oficiais a fim de propor acesso ao público-alvo da educação especial, independentemente de suas condições pessoais, físicas ou mentais. A pesquisa intitulada “Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola” buscou, de modo geral, compreender os desafios da inclusão numa escola municipal e, de modo especifico, observar as dificuldades e os desafios da inclusão na escola, verificar as práticas pedagógicas, e os resultados de aprendizagem dos estudantes da inclusão numa escola da rede municipal da cidade de Manaus. Observamos com mais intensidade esse processo durante os estágios supervisionados no qual intensificamos nosso olhar para as questões da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. As questões que nortearam o presente trabalho foram: a) os professores da escola pública estão preparados para atender os estudantes da inclusão?; b) as escolas trabalham em uma perspectiva inclusiva?; c) quais os desafios e as dificuldades encontradas pela escola?; d) como ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos? A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos autores Mantoan (2003), Carvalho (2012), Ropoli et.al (2010) Mazzotta (1995). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e utiliza como metodologia a coleta de dados, a observação do participante, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa, portanto, aponta para avanços na política de inclusão, porém apresenta os desafios nos aspectos da formação continuada dos professores que buscam se adequar as práticas pedagógicas a fim de atender os alunos com necessidades educacionais especiais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01T17:08:55Z 2019-10-01T17:08:55Z 2019-05-28 2024-09-08T11:29:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Frida Cunha de. Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola . 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539 |
identifier_str_mv |
SOARES, Frida Cunha de. Inclusão escolar: desafio da educação especial e a escola . 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701090726412288 |