Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134 |
Resumo: | O processo de formação de alunos-detentos dentro da unidade prisional de Tabatinga tem destaque em atender os sujeitos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional. O presente estudo ressalta a Educação Prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Este trabalho objetivou no seu âmbito geral investigar o processo de formação do aluno detento no Presídio de Tabatinga. Através dos objetivos específicos buscou-se conhecer como se procede o ensino de formação do aluno detento; identificar os fatores associados aos problemas encontrados pelo docente dentro de sala de aula; relatar a metodologia e o processo de aprendizagem na sala de aula da Unidade Prisional. Neste estudo foram realizadas a pesquisa participativa e as análises qualitativas, com métodos e procedimentos dialético e para a sustentação desse processo investigativo utilizou-se os aportes teóricos com base nos autores como: Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault e Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva e outros. Os dados foram coletados por meio da observação direta em sala de aula do presidio, e questionários aplicados para (01) diretor, três (3) professores e seis (6) alunos-detentos do 1º segmento do Ensino Fundamental da Unidade Prisional de Tabatinga-AM. Tendo como resultados uma melhor definição de educação prisional, compreensão de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificação de quais recursos são destinados à educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representa |
id |
UEA_b5501e7e184264dbbb9f9946bc3a9067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/1134 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AMPrison education: the process of student-inmate training at the Tabatinga-AM prison unitEducação prisionalProcesso de formaçãoAlunos-detentosO processo de formação de alunos-detentos dentro da unidade prisional de Tabatinga tem destaque em atender os sujeitos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional. O presente estudo ressalta a Educação Prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Este trabalho objetivou no seu âmbito geral investigar o processo de formação do aluno detento no Presídio de Tabatinga. Através dos objetivos específicos buscou-se conhecer como se procede o ensino de formação do aluno detento; identificar os fatores associados aos problemas encontrados pelo docente dentro de sala de aula; relatar a metodologia e o processo de aprendizagem na sala de aula da Unidade Prisional. Neste estudo foram realizadas a pesquisa participativa e as análises qualitativas, com métodos e procedimentos dialético e para a sustentação desse processo investigativo utilizou-se os aportes teóricos com base nos autores como: Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault e Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva e outros. Os dados foram coletados por meio da observação direta em sala de aula do presidio, e questionários aplicados para (01) diretor, três (3) professores e seis (6) alunos-detentos do 1º segmento do Ensino Fundamental da Unidade Prisional de Tabatinga-AM. Tendo como resultados uma melhor definição de educação prisional, compreensão de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificação de quais recursos são destinados à educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representaThe training process of students and inmates within the prison unit of Tabatinga is highlighted in attending the subjects through the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Education of Young and Adults in the Prison System. The present study highlights Prison Education: the process of student-inmate training at the prison in Tabatinga-AM. This study aimed to investigate the process of formation of students in prison in the Tabatinga Prison. Through the specific objectives we sought to know how to proceed with the training of the student inmate; Identify the factors associated with the problems encountered by the teacher within the classroom; Report the methodology and the learning process in the classroom of the Prison Unit. In this study, the participatory research and the qualitative analyzes were carried out using dialectical methods and procedures and the theoretical contributions were based on the authors such as Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault and Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva. Data were collected through direct observation in the presidio classroom, and questionnaires were applied to (01) director, three (3) teachers and six (6) students-inmates of the 1st Elementary School segment of the Prison Unit of Tabatinga- AM. Having as a result a better definition of prison education, general understanding of the work of the teacher, the methods used in this process, identification of resources for education in prisons, perceiving some of the difficulties that are presented, The reality of the prison system represents an aid to the construction of citizenship and the return of these individuals to society.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T13:22:43Z2024-08-31T14:01:06Z2017-11-23T13:22:43Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAparicio, Laynara Cordeiroreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:11:07Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1134Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:11:07Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM Prison education: the process of student-inmate training at the Tabatinga-AM prison unit |
title |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM |
spellingShingle |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM Aparicio, Laynara Cordeiro Educação prisional Processo de formação Alunos-detentos |
title_short |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM |
title_full |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM |
title_fullStr |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM |
title_full_unstemmed |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM |
title_sort |
Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM |
author |
Aparicio, Laynara Cordeiro |
author_facet |
Aparicio, Laynara Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparicio, Laynara Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação prisional Processo de formação Alunos-detentos |
topic |
Educação prisional Processo de formação Alunos-detentos |
description |
O processo de formação de alunos-detentos dentro da unidade prisional de Tabatinga tem destaque em atender os sujeitos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional. O presente estudo ressalta a Educação Prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Este trabalho objetivou no seu âmbito geral investigar o processo de formação do aluno detento no Presídio de Tabatinga. Através dos objetivos específicos buscou-se conhecer como se procede o ensino de formação do aluno detento; identificar os fatores associados aos problemas encontrados pelo docente dentro de sala de aula; relatar a metodologia e o processo de aprendizagem na sala de aula da Unidade Prisional. Neste estudo foram realizadas a pesquisa participativa e as análises qualitativas, com métodos e procedimentos dialético e para a sustentação desse processo investigativo utilizou-se os aportes teóricos com base nos autores como: Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault e Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva e outros. Os dados foram coletados por meio da observação direta em sala de aula do presidio, e questionários aplicados para (01) diretor, três (3) professores e seis (6) alunos-detentos do 1º segmento do Ensino Fundamental da Unidade Prisional de Tabatinga-AM. Tendo como resultados uma melhor definição de educação prisional, compreensão de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificação de quais recursos são destinados à educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representa |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23T13:22:43Z 2017-11-23T13:22:43Z 2017-11-22 2024-08-31T14:01:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134 |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701091728850944 |