Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparicio, Laynara Cordeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134
Resumo: O processo de formação de alunos-detentos dentro da unidade prisional de Tabatinga tem destaque em atender os sujeitos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional. O presente estudo ressalta a Educação Prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Este trabalho objetivou no seu âmbito geral investigar o processo de formação do aluno detento no Presídio de Tabatinga. Através dos objetivos específicos buscou-se conhecer como se procede o ensino de formação do aluno detento; identificar os fatores associados aos problemas encontrados pelo docente dentro de sala de aula; relatar a metodologia e o processo de aprendizagem na sala de aula da Unidade Prisional. Neste estudo foram realizadas a pesquisa participativa e as análises qualitativas, com métodos e procedimentos dialético e para a sustentação desse processo investigativo utilizou-se os aportes teóricos com base nos autores como: Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault e Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva e outros. Os dados foram coletados por meio da observação direta em sala de aula do presidio, e questionários aplicados para (01) diretor, três (3) professores e seis (6) alunos-detentos do 1º segmento do Ensino Fundamental da Unidade Prisional de Tabatinga-AM. Tendo como resultados uma melhor definição de educação prisional, compreensão de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificação de quais recursos são destinados à educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representa
id UEA_b5501e7e184264dbbb9f9946bc3a9067
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/1134
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AMPrison education: the process of student-inmate training at the Tabatinga-AM prison unitEducação prisionalProcesso de formaçãoAlunos-detentosO processo de formação de alunos-detentos dentro da unidade prisional de Tabatinga tem destaque em atender os sujeitos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional. O presente estudo ressalta a Educação Prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Este trabalho objetivou no seu âmbito geral investigar o processo de formação do aluno detento no Presídio de Tabatinga. Através dos objetivos específicos buscou-se conhecer como se procede o ensino de formação do aluno detento; identificar os fatores associados aos problemas encontrados pelo docente dentro de sala de aula; relatar a metodologia e o processo de aprendizagem na sala de aula da Unidade Prisional. Neste estudo foram realizadas a pesquisa participativa e as análises qualitativas, com métodos e procedimentos dialético e para a sustentação desse processo investigativo utilizou-se os aportes teóricos com base nos autores como: Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault e Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva e outros. Os dados foram coletados por meio da observação direta em sala de aula do presidio, e questionários aplicados para (01) diretor, três (3) professores e seis (6) alunos-detentos do 1º segmento do Ensino Fundamental da Unidade Prisional de Tabatinga-AM. Tendo como resultados uma melhor definição de educação prisional, compreensão de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificação de quais recursos são destinados à educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representaThe training process of students and inmates within the prison unit of Tabatinga is highlighted in attending the subjects through the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Education of Young and Adults in the Prison System. The present study highlights Prison Education: the process of student-inmate training at the prison in Tabatinga-AM. This study aimed to investigate the process of formation of students in prison in the Tabatinga Prison. Through the specific objectives we sought to know how to proceed with the training of the student inmate; Identify the factors associated with the problems encountered by the teacher within the classroom; Report the methodology and the learning process in the classroom of the Prison Unit. In this study, the participatory research and the qualitative analyzes were carried out using dialectical methods and procedures and the theoretical contributions were based on the authors such as Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault and Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva. Data were collected through direct observation in the presidio classroom, and questionnaires were applied to (01) director, three (3) teachers and six (6) students-inmates of the 1st Elementary School segment of the Prison Unit of Tabatinga- AM. Having as a result a better definition of prison education, general understanding of the work of the teacher, the methods used in this process, identification of resources for education in prisons, perceiving some of the difficulties that are presented, The reality of the prison system represents an aid to the construction of citizenship and the return of these individuals to society.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T13:22:43Z2024-08-31T14:01:06Z2017-11-23T13:22:43Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAparicio, Laynara Cordeiroreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:11:07Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1134Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:11:07Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
Prison education: the process of student-inmate training at the Tabatinga-AM prison unit
title Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
spellingShingle Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
Aparicio, Laynara Cordeiro
Educação prisional
Processo de formação
Alunos-detentos
title_short Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
title_full Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
title_fullStr Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
title_full_unstemmed Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
title_sort Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM
author Aparicio, Laynara Cordeiro
author_facet Aparicio, Laynara Cordeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparicio, Laynara Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação prisional
Processo de formação
Alunos-detentos
topic Educação prisional
Processo de formação
Alunos-detentos
description O processo de formação de alunos-detentos dentro da unidade prisional de Tabatinga tem destaque em atender os sujeitos através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional. O presente estudo ressalta a Educação Prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Este trabalho objetivou no seu âmbito geral investigar o processo de formação do aluno detento no Presídio de Tabatinga. Através dos objetivos específicos buscou-se conhecer como se procede o ensino de formação do aluno detento; identificar os fatores associados aos problemas encontrados pelo docente dentro de sala de aula; relatar a metodologia e o processo de aprendizagem na sala de aula da Unidade Prisional. Neste estudo foram realizadas a pesquisa participativa e as análises qualitativas, com métodos e procedimentos dialético e para a sustentação desse processo investigativo utilizou-se os aportes teóricos com base nos autores como: Haddab, Maeyer, Benevides, Touraine, Poppovic, Moraes, Martins, Neves, Marques, Gil, Ventura, Hussey, Cervo, Bervian, Brandão, Zacarias, Calhau, Castro, Collis, Costa, Coyle, Di Pierro, Freire, Foucault e Libâneo, Santos, Salla, Saviani, Vieira, Leme, Paiva e outros. Os dados foram coletados por meio da observação direta em sala de aula do presidio, e questionários aplicados para (01) diretor, três (3) professores e seis (6) alunos-detentos do 1º segmento do Ensino Fundamental da Unidade Prisional de Tabatinga-AM. Tendo como resultados uma melhor definição de educação prisional, compreensão de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificação de quais recursos são destinados à educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representa
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T13:22:43Z
2017-11-23T13:22:43Z
2017-11-22
2024-08-31T14:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701091728850944