A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frutuoso, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14214
Resumo: O objetivo principal do presente trabalho consiste em verificar as hipóteses de reconhecimento da responsabilidade civil do Estado, nas mortes causadas por detento foragido do sistema prisional. Utiliza-se o método de abordagem de pensamento dedutivo e de natureza qualitativa, o método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Expõe-se breve histórico da responsabilidade civil, seguido por pressupostos, modalidades e excludentes desta. São apresentados o conceito da responsabilidade civil do Estado, bem como a sua previsão constitucional, atos omissivos e as modalidades como a culpa administrativa, risco administrativo e risco integral. Aborda-se a responsabilidade civil do Estado na morte causada por detento foragido do sistema prisional, iniciando pelo sistema prisional e sua infraestrutura, bem como o crescimento da população prisional, o combate ao crime e ao detento foragido, a (ir)responsabilidade civil do Estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional e decisões judiciais a respeito do tema. Denota-se, como resultado da pesquisa, que para caracterização de responsabilidade civil do Estado no caso de morte praticada por detento foragido, é necessária a verificação do elemento culpa e o nexo de causalidade.
id Ânima_5b073e17855fbff20569f2ae8a88e391
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14214
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisionalResponsabilidadeEstadoDetentoForagidoO objetivo principal do presente trabalho consiste em verificar as hipóteses de reconhecimento da responsabilidade civil do Estado, nas mortes causadas por detento foragido do sistema prisional. Utiliza-se o método de abordagem de pensamento dedutivo e de natureza qualitativa, o método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Expõe-se breve histórico da responsabilidade civil, seguido por pressupostos, modalidades e excludentes desta. São apresentados o conceito da responsabilidade civil do Estado, bem como a sua previsão constitucional, atos omissivos e as modalidades como a culpa administrativa, risco administrativo e risco integral. Aborda-se a responsabilidade civil do Estado na morte causada por detento foragido do sistema prisional, iniciando pelo sistema prisional e sua infraestrutura, bem como o crescimento da população prisional, o combate ao crime e ao detento foragido, a (ir)responsabilidade civil do Estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional e decisões judiciais a respeito do tema. Denota-se, como resultado da pesquisa, que para caracterização de responsabilidade civil do Estado no caso de morte praticada por detento foragido, é necessária a verificação do elemento culpa e o nexo de causalidade.Puel, JefersonFrutuoso, Eduardo2021-07-09T20:21:44Z2021-07-09T20:21:44Z2021-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14214FlorianópolisAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-16T07:08:45Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14214Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-16T07:08:45Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
title A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
spellingShingle A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
Frutuoso, Eduardo
Responsabilidade
Estado
Detento
Foragido
title_short A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
title_full A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
title_fullStr A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
title_full_unstemmed A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
title_sort A (ir)responsabilidade do estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional
author Frutuoso, Eduardo
author_facet Frutuoso, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puel, Jeferson
dc.contributor.author.fl_str_mv Frutuoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade
Estado
Detento
Foragido
topic Responsabilidade
Estado
Detento
Foragido
description O objetivo principal do presente trabalho consiste em verificar as hipóteses de reconhecimento da responsabilidade civil do Estado, nas mortes causadas por detento foragido do sistema prisional. Utiliza-se o método de abordagem de pensamento dedutivo e de natureza qualitativa, o método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Expõe-se breve histórico da responsabilidade civil, seguido por pressupostos, modalidades e excludentes desta. São apresentados o conceito da responsabilidade civil do Estado, bem como a sua previsão constitucional, atos omissivos e as modalidades como a culpa administrativa, risco administrativo e risco integral. Aborda-se a responsabilidade civil do Estado na morte causada por detento foragido do sistema prisional, iniciando pelo sistema prisional e sua infraestrutura, bem como o crescimento da população prisional, o combate ao crime e ao detento foragido, a (ir)responsabilidade civil do Estado: morte causada por detento foragido do sistema prisional e decisões judiciais a respeito do tema. Denota-se, como resultado da pesquisa, que para caracterização de responsabilidade civil do Estado no caso de morte praticada por detento foragido, é necessária a verificação do elemento culpa e o nexo de causalidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T20:21:44Z
2021-07-09T20:21:44Z
2021-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14214
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415860512686080