A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facundes, Ana Karinna da Silva
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1653
Resumo: A Dança Educação propicia o desenvolvimento integral do indivíduo, permitindo o contato em nível de conhecimento de si mesmo e do mundo que lhe rodeia. Com o diálogo estabelecido entre Dança Educação e Psicomotricidade, a Dança revela as descobertas através das explorações do próprio corpo e das qualidades de movimento. O presente estudo teve por objetivo identificar quais os aspectos psicomotores são favorecidos pela Dança Educação, buscando compreender como a Dança Educação atua nesses aspectos psicomotores e, verificar quais os elementos da Dança Educação estão envolvidos nessa interação. Para isto, foi realizado um estudo de caso em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, em uma turma de surdos da Educação Especial. Os instrumentos utilizados constaram de entrevistas, atividades com exercício psicomotores, além da aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (BPM). Os resultados encontrados através da BPM apontam que a Dança Educação pode ser aplicada para os indivíduos surdos e que, ela realmente contribui para o desenvolvimento psicomotor desses sujeitos e, independente de qualquer situação todos tem o direito de usufruir dos benefícios da Arte-Educação. A partir destes, acredita-se que, a Dança Educação cumpriu com o seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos surdos, haja vista que através da aplicação da BPM de Vitor da Fonseca verificou-se que, a prática da Dança possibilita aos alunos exercitarem a laterização, equilibração e a noção do corpo, contribuindo para sua autoestima e autoconfiança, pois este foi um fator que melhorou a comunicação e estimulou o sentimento e a crença de que se é capaz.
id UEA_b790e113fcca4d94e11a3a902955e108
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1653
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especialDança;Dança-Educação;Psicomotricidade;Bateria PsicomotoraA Dança Educação propicia o desenvolvimento integral do indivíduo, permitindo o contato em nível de conhecimento de si mesmo e do mundo que lhe rodeia. Com o diálogo estabelecido entre Dança Educação e Psicomotricidade, a Dança revela as descobertas através das explorações do próprio corpo e das qualidades de movimento. O presente estudo teve por objetivo identificar quais os aspectos psicomotores são favorecidos pela Dança Educação, buscando compreender como a Dança Educação atua nesses aspectos psicomotores e, verificar quais os elementos da Dança Educação estão envolvidos nessa interação. Para isto, foi realizado um estudo de caso em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, em uma turma de surdos da Educação Especial. Os instrumentos utilizados constaram de entrevistas, atividades com exercício psicomotores, além da aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (BPM). Os resultados encontrados através da BPM apontam que a Dança Educação pode ser aplicada para os indivíduos surdos e que, ela realmente contribui para o desenvolvimento psicomotor desses sujeitos e, independente de qualquer situação todos tem o direito de usufruir dos benefícios da Arte-Educação. A partir destes, acredita-se que, a Dança Educação cumpriu com o seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos surdos, haja vista que através da aplicação da BPM de Vitor da Fonseca verificou-se que, a prática da Dança possibilita aos alunos exercitarem a laterização, equilibração e a noção do corpo, contribuindo para sua autoestima e autoconfiança, pois este foi um fator que melhorou a comunicação e estimulou o sentimento e a crença de que se é capaz.Dance - education promotes the integral development of the individual, allowing the counting level of knowledge of oneself and the world around him. With the dialogue established between dance - education and psychomotricity, dance reveals the discoveries through the explorations of the body itself and the qualities of movement. This research aimed to investigate how Dance Education can contribute to the psychomotor development of deaf students through the application of the Vitor da Fonseca Psicomotora Bateria (BPM). In order to identify which psychomotor aspects are favored by Dance Education; understand how Dance Education works in these psychomotor aspects; check what elements of Dance Education are involved in this interaction. As to the research design, a case study was carried out at a public school in the city of Manaus, in a deaf class of Special Education. The results found through the BPM show that Dance Education can be applied to deaf individuals and that it really contributes to the psychomotor development of these subjects and that regardless of any situation everyone has the right to enjoy the benefits of art / education. Viewed from the standpoint, it can be observed that education education fulfilled its objective of contributing to the psychomotor development of deaf students, given that Vitor da Fonseca's drumming became aware of the practice of dance, allowing students to exercise and increase self-confidence and self-esteem, as this was a factor that improved communication and stimulated the feeling and the desire that one is capable.Universidade do Estado do Amazonas2019-05-13T12:57:23Z2019-03-252019-05-13T12:57:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1653porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFacundes, Ana Karinna da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T12:57:23ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
title A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
spellingShingle A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
Facundes, Ana Karinna da Silva
Dança;
Dança-Educação;
Psicomotricidade;
Bateria Psicomotora
title_short A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
title_full A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
title_fullStr A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
title_full_unstemmed A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
title_sort A dança educação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor na educação especial
author Facundes, Ana Karinna da Silva
author_facet Facundes, Ana Karinna da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facundes, Ana Karinna da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dança;
Dança-Educação;
Psicomotricidade;
Bateria Psicomotora
topic Dança;
Dança-Educação;
Psicomotricidade;
Bateria Psicomotora
dc.description.none.fl_txt_mv A Dança Educação propicia o desenvolvimento integral do indivíduo, permitindo o contato em nível de conhecimento de si mesmo e do mundo que lhe rodeia. Com o diálogo estabelecido entre Dança Educação e Psicomotricidade, a Dança revela as descobertas através das explorações do próprio corpo e das qualidades de movimento. O presente estudo teve por objetivo identificar quais os aspectos psicomotores são favorecidos pela Dança Educação, buscando compreender como a Dança Educação atua nesses aspectos psicomotores e, verificar quais os elementos da Dança Educação estão envolvidos nessa interação. Para isto, foi realizado um estudo de caso em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, em uma turma de surdos da Educação Especial. Os instrumentos utilizados constaram de entrevistas, atividades com exercício psicomotores, além da aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (BPM). Os resultados encontrados através da BPM apontam que a Dança Educação pode ser aplicada para os indivíduos surdos e que, ela realmente contribui para o desenvolvimento psicomotor desses sujeitos e, independente de qualquer situação todos tem o direito de usufruir dos benefícios da Arte-Educação. A partir destes, acredita-se que, a Dança Educação cumpriu com o seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos surdos, haja vista que através da aplicação da BPM de Vitor da Fonseca verificou-se que, a prática da Dança possibilita aos alunos exercitarem a laterização, equilibração e a noção do corpo, contribuindo para sua autoestima e autoconfiança, pois este foi um fator que melhorou a comunicação e estimulou o sentimento e a crença de que se é capaz.
Dance - education promotes the integral development of the individual, allowing the counting level of knowledge of oneself and the world around him. With the dialogue established between dance - education and psychomotricity, dance reveals the discoveries through the explorations of the body itself and the qualities of movement. This research aimed to investigate how Dance Education can contribute to the psychomotor development of deaf students through the application of the Vitor da Fonseca Psicomotora Bateria (BPM). In order to identify which psychomotor aspects are favored by Dance Education; understand how Dance Education works in these psychomotor aspects; check what elements of Dance Education are involved in this interaction. As to the research design, a case study was carried out at a public school in the city of Manaus, in a deaf class of Special Education. The results found through the BPM show that Dance Education can be applied to deaf individuals and that it really contributes to the psychomotor development of these subjects and that regardless of any situation everyone has the right to enjoy the benefits of art / education. Viewed from the standpoint, it can be observed that education education fulfilled its objective of contributing to the psychomotor development of deaf students, given that Vitor da Fonseca's drumming became aware of the practice of dance, allowing students to exercise and increase self-confidence and self-esteem, as this was a factor that improved communication and stimulated the feeling and the desire that one is capable.
description A Dança Educação propicia o desenvolvimento integral do indivíduo, permitindo o contato em nível de conhecimento de si mesmo e do mundo que lhe rodeia. Com o diálogo estabelecido entre Dança Educação e Psicomotricidade, a Dança revela as descobertas através das explorações do próprio corpo e das qualidades de movimento. O presente estudo teve por objetivo identificar quais os aspectos psicomotores são favorecidos pela Dança Educação, buscando compreender como a Dança Educação atua nesses aspectos psicomotores e, verificar quais os elementos da Dança Educação estão envolvidos nessa interação. Para isto, foi realizado um estudo de caso em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, em uma turma de surdos da Educação Especial. Os instrumentos utilizados constaram de entrevistas, atividades com exercício psicomotores, além da aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (BPM). Os resultados encontrados através da BPM apontam que a Dança Educação pode ser aplicada para os indivíduos surdos e que, ela realmente contribui para o desenvolvimento psicomotor desses sujeitos e, independente de qualquer situação todos tem o direito de usufruir dos benefícios da Arte-Educação. A partir destes, acredita-se que, a Dança Educação cumpriu com o seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos surdos, haja vista que através da aplicação da BPM de Vitor da Fonseca verificou-se que, a prática da Dança possibilita aos alunos exercitarem a laterização, equilibração e a noção do corpo, contribuindo para sua autoestima e autoconfiança, pois este foi um fator que melhorou a comunicação e estimulou o sentimento e a crença de que se é capaz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13T12:57:23Z
2019-03-25
2019-05-13T12:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1653
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829750021586944