O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Jose Luis Basauri
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/730
Resumo: Este trabalho desenvolve a temática “O Lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das séries iniciais da Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade. A escolha pela temática surgiu na observação dos estágios supervisionados, onde alunos de uma turma da 4ª série ficaram muito empolgados em participar e em aprender quando utilizadas aulas dinâmicas para ensinar conteúdos de matemática, porém quando as aulas eram conduzidas de forma mecanicista e tradicionalmente os alunos sentiam-se reprimidos e desmotivados, por tanto faz-se a necessidade de se investigar a contribuição dos jogos e das brincadeiras no processo alfabetizador das crianças, principalmente a concepção do professor na utilização desta ferramenta como facilitador do ensino e aprendizagem dentro das salas de aula. Portanto objetivou-se analisar o uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e na prática pedagógica. Para tanto, utilizou-se a linha de pesquisa Educação e Práticas Educativas, numa abordagem qualitativa através do método descritivo analítico. O tipo de pesquisa foi baseado na pesquisa bibliográfica e de campo, onde foi usado os instrumentos de coleta o questionário e a observação em sala de aula. Foi possível notar que os professores pesquisados concebem o lúdico como ferramenta educacional e que se apropriam deste recurso metodológico em sala de aula como facilitadora para o desenvolvimento das atividades curriculares.
id UEA_cea9890fb1945a5b5812f65940d1c3e0
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/730
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes AndradeThe playful as a methodological tool of teaching and learning and the conception of the teacher in the classes of the 1st, 2nd, and 3rd year of the initial series of the municipal school teacher jociedes andradeAprendizagem SignificativaLúdicoEnsino aprendizagemPrática pedagógicaEste trabalho desenvolve a temática “O Lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das séries iniciais da Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade. A escolha pela temática surgiu na observação dos estágios supervisionados, onde alunos de uma turma da 4ª série ficaram muito empolgados em participar e em aprender quando utilizadas aulas dinâmicas para ensinar conteúdos de matemática, porém quando as aulas eram conduzidas de forma mecanicista e tradicionalmente os alunos sentiam-se reprimidos e desmotivados, por tanto faz-se a necessidade de se investigar a contribuição dos jogos e das brincadeiras no processo alfabetizador das crianças, principalmente a concepção do professor na utilização desta ferramenta como facilitador do ensino e aprendizagem dentro das salas de aula. Portanto objetivou-se analisar o uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e na prática pedagógica. Para tanto, utilizou-se a linha de pesquisa Educação e Práticas Educativas, numa abordagem qualitativa através do método descritivo analítico. O tipo de pesquisa foi baseado na pesquisa bibliográfica e de campo, onde foi usado os instrumentos de coleta o questionário e a observação em sala de aula. Foi possível notar que os professores pesquisados concebem o lúdico como ferramenta educacional e que se apropriam deste recurso metodológico em sala de aula como facilitadora para o desenvolvimento das atividades curriculares.Este trabajo desenrollo la temática “El Lúdico como herramienta metodológica de enseñanza e aprendizaje e la concepción del profesor en las turmas del 1º, 2º e 3º año de las series infantiles de la Escuela Municipal Profesora Jociêdes Andrade, la elección por la temática surgió de la observación de las practicas supervisadas, donde alumnos de una clase del 4º año se pusieron muy exaltados en participar e en aprender cuando utilizadas aulas dinámicas para enseñar contenidos de matemática, pero cuando las clases eran conducidas de forma mecanicista e tradicionalmente los alumnos se sentían reprimidos e desmotivados, por tanto se hace necesario la investigación de la contribución de los juegos y las recreaciones en el proceso alfabetizador de los niños, principalmente la concepción del profesor en la utilización de esta herramienta como facilitador de la enseñanza e aprendizaje en el interior de las aulas. Por tanto, se objetivó analizar el uso del lúdico en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la educación infantil y en la práctica pedagógica. Para tanto, se utilizó la línea de pesquisa Educación e Prácticas Educativas, con un abordaje cualitativo por medio del método descriptivo analítico. El tipo de pesquisa fue basada en pesquisas bibliográficas e de campo, donde se utilizó los instrumentos de coleta, el cuestionario e la observación en la sala de clase. Fue posible notar que los profesores pesquisados conciben el lúdico como herramienta educacional e que se apropian de este recurso metodológico en las salas de clase como facilitadora para el desenvolvimiento de las actividades curriculares.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T12:55:38Z2017-11-222017-11-23T12:55:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/730porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAcosta, Jose Luis Basaurireponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T14:18:56ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
The playful as a methodological tool of teaching and learning and the conception of the teacher in the classes of the 1st, 2nd, and 3rd year of the initial series of the municipal school teacher jociedes andrade
title O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
spellingShingle O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
Acosta, Jose Luis Basauri
Aprendizagem Significativa
Lúdico
Ensino aprendizagem
Prática pedagógica
title_short O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
title_full O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
title_fullStr O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
title_full_unstemmed O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
title_sort O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
author Acosta, Jose Luis Basauri
author_facet Acosta, Jose Luis Basauri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Jose Luis Basauri
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Lúdico
Ensino aprendizagem
Prática pedagógica
topic Aprendizagem Significativa
Lúdico
Ensino aprendizagem
Prática pedagógica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho desenvolve a temática “O Lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das séries iniciais da Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade. A escolha pela temática surgiu na observação dos estágios supervisionados, onde alunos de uma turma da 4ª série ficaram muito empolgados em participar e em aprender quando utilizadas aulas dinâmicas para ensinar conteúdos de matemática, porém quando as aulas eram conduzidas de forma mecanicista e tradicionalmente os alunos sentiam-se reprimidos e desmotivados, por tanto faz-se a necessidade de se investigar a contribuição dos jogos e das brincadeiras no processo alfabetizador das crianças, principalmente a concepção do professor na utilização desta ferramenta como facilitador do ensino e aprendizagem dentro das salas de aula. Portanto objetivou-se analisar o uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e na prática pedagógica. Para tanto, utilizou-se a linha de pesquisa Educação e Práticas Educativas, numa abordagem qualitativa através do método descritivo analítico. O tipo de pesquisa foi baseado na pesquisa bibliográfica e de campo, onde foi usado os instrumentos de coleta o questionário e a observação em sala de aula. Foi possível notar que os professores pesquisados concebem o lúdico como ferramenta educacional e que se apropriam deste recurso metodológico em sala de aula como facilitadora para o desenvolvimento das atividades curriculares.
Este trabajo desenrollo la temática “El Lúdico como herramienta metodológica de enseñanza e aprendizaje e la concepción del profesor en las turmas del 1º, 2º e 3º año de las series infantiles de la Escuela Municipal Profesora Jociêdes Andrade, la elección por la temática surgió de la observación de las practicas supervisadas, donde alumnos de una clase del 4º año se pusieron muy exaltados en participar e en aprender cuando utilizadas aulas dinámicas para enseñar contenidos de matemática, pero cuando las clases eran conducidas de forma mecanicista e tradicionalmente los alumnos se sentían reprimidos e desmotivados, por tanto se hace necesario la investigación de la contribución de los juegos y las recreaciones en el proceso alfabetizador de los niños, principalmente la concepción del profesor en la utilización de esta herramienta como facilitador de la enseñanza e aprendizaje en el interior de las aulas. Por tanto, se objetivó analizar el uso del lúdico en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la educación infantil y en la práctica pedagógica. Para tanto, se utilizó la línea de pesquisa Educación e Prácticas Educativas, con un abordaje cualitativo por medio del método descriptivo analítico. El tipo de pesquisa fue basada en pesquisas bibliográficas e de campo, donde se utilizó los instrumentos de coleta, el cuestionario e la observación en la sala de clase. Fue posible notar que los profesores pesquisados conciben el lúdico como herramienta educacional e que se apropian de este recurso metodológico en las salas de clase como facilitadora para el desenvolvimiento de las actividades curriculares.
description Este trabalho desenvolve a temática “O Lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das séries iniciais da Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade. A escolha pela temática surgiu na observação dos estágios supervisionados, onde alunos de uma turma da 4ª série ficaram muito empolgados em participar e em aprender quando utilizadas aulas dinâmicas para ensinar conteúdos de matemática, porém quando as aulas eram conduzidas de forma mecanicista e tradicionalmente os alunos sentiam-se reprimidos e desmotivados, por tanto faz-se a necessidade de se investigar a contribuição dos jogos e das brincadeiras no processo alfabetizador das crianças, principalmente a concepção do professor na utilização desta ferramenta como facilitador do ensino e aprendizagem dentro das salas de aula. Portanto objetivou-se analisar o uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e na prática pedagógica. Para tanto, utilizou-se a linha de pesquisa Educação e Práticas Educativas, numa abordagem qualitativa através do método descritivo analítico. O tipo de pesquisa foi baseado na pesquisa bibliográfica e de campo, onde foi usado os instrumentos de coleta o questionário e a observação em sala de aula. Foi possível notar que os professores pesquisados concebem o lúdico como ferramenta educacional e que se apropriam deste recurso metodológico em sala de aula como facilitadora para o desenvolvimento das atividades curriculares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T12:55:38Z
2017-11-22
2017-11-23T12:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/730
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829750828990464