O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Danielle Portela de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Terán, Augusto Fachín
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5066
Resumo: Teaching internship is a curricular activity for students who attend post-graduation in masters’ in Science education, defined as participation at undergraduate teaching. This paper aims to present the experience in this activity through the discipline “Methodology of Teaching/Learning of Natural Sciences” and to analyze the evaluation made by students on this discipline. The content taught approached subjects about science teaching, teaching methodologies and educative practices in non-formal education. For assess on the impact of the discipline on student learning we applied a questionnaire consisting in open and closed questions, and reserving the right to reply. Through the analyzed information and description of experienced activities, we perceive the interest and changes in the student's training path. This experience becomes important in the training of the future Master in Science Teaching in the Amazon region, because the internship provides practical experience in teaching, and intellectual enrichment. Keywords: Teaching Internship. Teacher training. Science Teaching.
id UEA_d790fee6bdab535cdfb1769da162d377
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5066
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiênciaTeaching internship in Masters’ training in Science education in the Amazon training: experience reportEstágio de DocênciaFormação de ProfessoresEnsino de CiênciasCiênciasTeaching internship is a curricular activity for students who attend post-graduation in masters’ in Science education, defined as participation at undergraduate teaching. This paper aims to present the experience in this activity through the discipline “Methodology of Teaching/Learning of Natural Sciences” and to analyze the evaluation made by students on this discipline. The content taught approached subjects about science teaching, teaching methodologies and educative practices in non-formal education. For assess on the impact of the discipline on student learning we applied a questionnaire consisting in open and closed questions, and reserving the right to reply. Through the analyzed information and description of experienced activities, we perceive the interest and changes in the student's training path. This experience becomes important in the training of the future Master in Science Teaching in the Amazon region, because the internship provides practical experience in teaching, and intellectual enrichment. Keywords: Teaching Internship. Teacher training. Science Teaching.O estágio docência constitui-se de uma atividade curricular para os estudantes que cursam pós-graduação no mestrado em Educação em Ciências, sendo definida como participação em atividades de ensino na graduação. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência vivenciada nessa atividade através da disciplina “Metodologia do Ensino/Aprendizagem das Ciências da Natureza” e analisar a avaliação feita pelos estudantes sobre esta disciplina. O conteúdo ministrado abordou temas sobre o ensino de ciências e metodologias de ensino, além de práticas educativas em espaços não formais. Na avaliação do impacto da disciplina na aprendizagem dos alunos foi aplicado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, sendo reservado o direito de resposta. Através das informações analisadas e da descrição das atividades vivenciadas, percebeu-se o interesse e as transformações ocorridas no percurso formativo do estudante. Essa experiência se torna importante na formação do futuro mestre em Ensino de Ciências na Amazônia, pois o estágio em docência proporciona vivências práticas, e enriquecimento intelectual. Palavras Chaves: Estágio de Docência. Formação de professores. Ensino de Ciências.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-08-03T18:59:25Z2024-09-10T17:39:56Z2020-07-312020-08-03T18:59:25Z2013-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, D.P.; FACHÍN-TÉRAN, A. Aprendizagem significativa e o uso de espaços não formais. I Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia e VI SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, Anais digitais [CD-ROM]: PPGEECA/UEA. 20 a 23 de setembro de 2011, Manaus, AM. ARAÚJO, O.J.M. Professores intelectuais transformadores e a formação do aluno cidadão crítico. 2005. 37 p. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Tocantins. Arraias-TO. CUNHA, A.M.O. Ensino de Ecologia em espaços não formais. III CLAE e IXCEB, 10 a 17 de Setembro de 2009, São Lourenço, MG. CUNHA, M.I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 3 (54), p. 525 – 536, Set./Dez. 2004. PEREIRA, W.S.C. Estágio docência na formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2011. Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGECA. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 106 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.98-106 | jan-jun | 2013 ROCHA, S.C.B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso dos espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Escola Normal Superior, PPGEECA. Manaus: UEA Edições, 2010. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências – PPGEEC. Escola Normal Superior. Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. VASCONCELOS, A.A.; SILVA, A.C.G.; MARTINS, J.S.; SOARES, L.J. A presença do diálogo na relação professor-aluno. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro, 2005.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5066porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Danielle Portela deTerán, Augusto Fachínreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T21:03:33Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5066Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T21:03:33Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
Teaching internship in Masters’ training in Science education in the Amazon training: experience report
title O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
spellingShingle O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
Almeida, Danielle Portela de
Estágio de Docência
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Ciências
title_short O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
title_full O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
title_fullStr O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
title_full_unstemmed O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
title_sort O estágio docência na formação do mestre em ensino de ciências na Amazônia: relato de experiência
author Almeida, Danielle Portela de
author_facet Almeida, Danielle Portela de
Terán, Augusto Fachín
author_role author
author2 Terán, Augusto Fachín
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Danielle Portela de
Terán, Augusto Fachín
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de Docência
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Ciências
topic Estágio de Docência
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Ciências
description Teaching internship is a curricular activity for students who attend post-graduation in masters’ in Science education, defined as participation at undergraduate teaching. This paper aims to present the experience in this activity through the discipline “Methodology of Teaching/Learning of Natural Sciences” and to analyze the evaluation made by students on this discipline. The content taught approached subjects about science teaching, teaching methodologies and educative practices in non-formal education. For assess on the impact of the discipline on student learning we applied a questionnaire consisting in open and closed questions, and reserving the right to reply. Through the analyzed information and description of experienced activities, we perceive the interest and changes in the student's training path. This experience becomes important in the training of the future Master in Science Teaching in the Amazon region, because the internship provides practical experience in teaching, and intellectual enrichment. Keywords: Teaching Internship. Teacher training. Science Teaching.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-22
2020-08-03T18:59:25Z
2020-07-31
2020-08-03T18:59:25Z
2024-09-10T17:39:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, D.P.; FACHÍN-TÉRAN, A. Aprendizagem significativa e o uso de espaços não formais. I Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia e VI SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, Anais digitais [CD-ROM]: PPGEECA/UEA. 20 a 23 de setembro de 2011, Manaus, AM. ARAÚJO, O.J.M. Professores intelectuais transformadores e a formação do aluno cidadão crítico. 2005. 37 p. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Tocantins. Arraias-TO. CUNHA, A.M.O. Ensino de Ecologia em espaços não formais. III CLAE e IXCEB, 10 a 17 de Setembro de 2009, São Lourenço, MG. CUNHA, M.I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 3 (54), p. 525 – 536, Set./Dez. 2004. PEREIRA, W.S.C. Estágio docência na formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2011. Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGECA. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 106 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.98-106 | jan-jun | 2013 ROCHA, S.C.B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso dos espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Escola Normal Superior, PPGEECA. Manaus: UEA Edições, 2010. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências – PPGEEC. Escola Normal Superior. Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. VASCONCELOS, A.A.; SILVA, A.C.G.; MARTINS, J.S.; SOARES, L.J. A presença do diálogo na relação professor-aluno. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro, 2005.
1984-7505
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5066
identifier_str_mv ALMEIDA, D.P.; FACHÍN-TÉRAN, A. Aprendizagem significativa e o uso de espaços não formais. I Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia e VI SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, Anais digitais [CD-ROM]: PPGEECA/UEA. 20 a 23 de setembro de 2011, Manaus, AM. ARAÚJO, O.J.M. Professores intelectuais transformadores e a formação do aluno cidadão crítico. 2005. 37 p. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Tocantins. Arraias-TO. CUNHA, A.M.O. Ensino de Ecologia em espaços não formais. III CLAE e IXCEB, 10 a 17 de Setembro de 2009, São Lourenço, MG. CUNHA, M.I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 3 (54), p. 525 – 536, Set./Dez. 2004. PEREIRA, W.S.C. Estágio docência na formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2011. Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGECA. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 106 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 10 | p.98-106 | jan-jun | 2013 ROCHA, S.C.B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso dos espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Escola Normal Superior, PPGEECA. Manaus: UEA Edições, 2010. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências – PPGEEC. Escola Normal Superior. Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/>. Acesso em: 16 out. 2012. VASCONCELOS, A.A.; SILVA, A.C.G.; MARTINS, J.S.; SOARES, L.J. A presença do diálogo na relação professor-aluno. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro, 2005.
1984-7505
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Amazônica de Ensino de Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701121501069312