O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221120 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário semi-estruturado, composto 5 questões abertas e uma sexta questão organizada em itens Likert de cinco pontos, caracterizando-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Investigou-se as expectativas e dificuldades por parte de licenciandos e licenciandas da terceira turma do curso em torno do estágio de docência, analisando-se as potencialidades de articulação dos estágios com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e com o Trabalho de Conclusão de Curso. A expectativa é de contribuir para a reflexão teórico-prática em torno do papel dos estágios de docência na formação, bem como acenar novas perspectivas no momento de implementação do curso permanente na Universidade. |
id |
UFRGS-2_c5dab37cad55aae8d609de35d38628d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221120 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Aline de SouzaHoffmann, Marilisa Bialvo2021-05-14T04:29:47Z2020http://hdl.handle.net/10183/221120001125446Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário semi-estruturado, composto 5 questões abertas e uma sexta questão organizada em itens Likert de cinco pontos, caracterizando-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Investigou-se as expectativas e dificuldades por parte de licenciandos e licenciandas da terceira turma do curso em torno do estágio de docência, analisando-se as potencialidades de articulação dos estágios com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e com o Trabalho de Conclusão de Curso. A expectativa é de contribuir para a reflexão teórico-prática em torno do papel dos estágios de docência na formação, bem como acenar novas perspectivas no momento de implementação do curso permanente na Universidade.application/pdfporEstágio de docênciaEducação do campoFormação de professoresCiências da naturezaO papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125446.pdf.txt001125446.pdf.txtExtracted Texttext/plain45239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/2/001125446.pdf.txtb7e25e13fc4daaad30e1ead91f381744MD52ORIGINAL001125446.pdfTexto completoapplication/pdf748336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/1/001125446.pdf4bfa37ca107dd4dacc341b1a93c02d38MD5110183/2211202021-05-26 04:43:48.925095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:43:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente |
title |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente |
spellingShingle |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente Nunes, Aline de Souza Estágio de docência Educação do campo Formação de professores Ciências da natureza |
title_short |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente |
title_full |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente |
title_fullStr |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente |
title_full_unstemmed |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente |
title_sort |
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente |
author |
Nunes, Aline de Souza |
author_facet |
Nunes, Aline de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Aline de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoffmann, Marilisa Bialvo |
contributor_str_mv |
Hoffmann, Marilisa Bialvo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de docência Educação do campo Formação de professores Ciências da natureza |
topic |
Estágio de docência Educação do campo Formação de professores Ciências da natureza |
description |
Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário semi-estruturado, composto 5 questões abertas e uma sexta questão organizada em itens Likert de cinco pontos, caracterizando-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Investigou-se as expectativas e dificuldades por parte de licenciandos e licenciandas da terceira turma do curso em torno do estágio de docência, analisando-se as potencialidades de articulação dos estágios com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e com o Trabalho de Conclusão de Curso. A expectativa é de contribuir para a reflexão teórico-prática em torno do papel dos estágios de docência na formação, bem como acenar novas perspectivas no momento de implementação do curso permanente na Universidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-14T04:29:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221120 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125446 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221120 |
identifier_str_mv |
001125446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/2/001125446.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221120/1/001125446.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7e25e13fc4daaad30e1ead91f381744 4bfa37ca107dd4dacc341b1a93c02d38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447274343366656 |