Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Shirley Vitor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Gilberlene Sousa, Costa, Mônica de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553
Resumo: Neste artigo apresentamos vivências experimentadas no estágio em docência do mestrado do Curso de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, estágio no decorrer da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para duas turmas de sétimo período do curso de Pedagogia da referida instituição. Destacamos ser uma experiência diferenciada em decorrência do momento que vivenciamos em meio a pandemia da Covid-19, assim, temos como objetivo relatar a experiência do estágio em docência realizado de forma remota, sendo esta uma atividade de suma importância na formação de pós-graduandos, visto que no mestrado têm-se o objetivo de formar o pesquisador e o docente para o Ensino Superior. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, os dados foram coletados a partir da análise do diário de campo que foi elaborado no decorrer do estágio e das aulas gravadas no Google Meet e disponibilizadas no Google Classroom. A experiência possibilitou adquirir novos conhecimentos, troca de experiências, momentos de reflexão e aperfeiçoamento, reforçando que o estágio se constitui numa experiência de grande relevância para a formação docente, sendo um momento no qual o docente/estagiário tem a oportunidade de aprimorar sua forma de atuar, contribuindo tanto com a formação dos acadêmicos quanto com a sua própria formação.
id VERACRUZ-0_475b68c00b8783e73f109b993453aa0e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48553
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic timesestágio docênciaensino remotoformação de professores.Neste artigo apresentamos vivências experimentadas no estágio em docência do mestrado do Curso de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, estágio no decorrer da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para duas turmas de sétimo período do curso de Pedagogia da referida instituição. Destacamos ser uma experiência diferenciada em decorrência do momento que vivenciamos em meio a pandemia da Covid-19, assim, temos como objetivo relatar a experiência do estágio em docência realizado de forma remota, sendo esta uma atividade de suma importância na formação de pós-graduandos, visto que no mestrado têm-se o objetivo de formar o pesquisador e o docente para o Ensino Superior. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, os dados foram coletados a partir da análise do diário de campo que foi elaborado no decorrer do estágio e das aulas gravadas no Google Meet e disponibilizadas no Google Classroom. A experiência possibilitou adquirir novos conhecimentos, troca de experiências, momentos de reflexão e aperfeiçoamento, reforçando que o estágio se constitui numa experiência de grande relevância para a formação docente, sendo um momento no qual o docente/estagiário tem a oportunidade de aprimorar sua forma de atuar, contribuindo tanto com a formação dos acadêmicos quanto com a sua própria formação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4855310.34117/bjdv8n5-524Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40823-40834Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40823-40834Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40823-408342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Shirley VitorCarvalho, Gilberlene SousaCosta, Mônica de Oliveira2022-06-01T11:50:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48553Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:21.464745Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
title Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
spellingShingle Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
da Silva, Shirley Vitor
estágio docência
ensino remoto
formação de professores.
title_short Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
title_full Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
title_fullStr Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
title_full_unstemmed Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
title_sort Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
author da Silva, Shirley Vitor
author_facet da Silva, Shirley Vitor
Carvalho, Gilberlene Sousa
Costa, Mônica de Oliveira
author_role author
author2 Carvalho, Gilberlene Sousa
Costa, Mônica de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Shirley Vitor
Carvalho, Gilberlene Sousa
Costa, Mônica de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv estágio docência
ensino remoto
formação de professores.
topic estágio docência
ensino remoto
formação de professores.
description Neste artigo apresentamos vivências experimentadas no estágio em docência do mestrado do Curso de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, estágio no decorrer da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para duas turmas de sétimo período do curso de Pedagogia da referida instituição. Destacamos ser uma experiência diferenciada em decorrência do momento que vivenciamos em meio a pandemia da Covid-19, assim, temos como objetivo relatar a experiência do estágio em docência realizado de forma remota, sendo esta uma atividade de suma importância na formação de pós-graduandos, visto que no mestrado têm-se o objetivo de formar o pesquisador e o docente para o Ensino Superior. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, os dados foram coletados a partir da análise do diário de campo que foi elaborado no decorrer do estágio e das aulas gravadas no Google Meet e disponibilizadas no Google Classroom. A experiência possibilitou adquirir novos conhecimentos, troca de experiências, momentos de reflexão e aperfeiçoamento, reforçando que o estágio se constitui numa experiência de grande relevância para a formação docente, sendo um momento no qual o docente/estagiário tem a oportunidade de aprimorar sua forma de atuar, contribuindo tanto com a formação dos acadêmicos quanto com a sua própria formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553
10.34117/bjdv8n5-524
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40823-40834
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40823-40834
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40823-40834
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645598904025088