Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos vivências experimentadas no estágio em docência do mestrado do Curso de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, estágio no decorrer da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para duas turmas de sétimo período do curso de Pedagogia da referida instituição. Destacamos ser uma experiência diferenciada em decorrência do momento que vivenciamos em meio a pandemia da Covid-19, assim, temos como objetivo relatar a experiência do estágio em docência realizado de forma remota, sendo esta uma atividade de suma importância na formação de pós-graduandos, visto que no mestrado têm-se o objetivo de formar o pesquisador e o docente para o Ensino Superior. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, os dados foram coletados a partir da análise do diário de campo que foi elaborado no decorrer do estágio e das aulas gravadas no Google Meet e disponibilizadas no Google Classroom. A experiência possibilitou adquirir novos conhecimentos, troca de experiências, momentos de reflexão e aperfeiçoamento, reforçando que o estágio se constitui numa experiência de grande relevância para a formação docente, sendo um momento no qual o docente/estagiário tem a oportunidade de aprimorar sua forma de atuar, contribuindo tanto com a formação dos acadêmicos quanto com a sua própria formação. |
id |
VERACRUZ-0_475b68c00b8783e73f109b993453aa0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48553 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic timesestágio docênciaensino remotoformação de professores.Neste artigo apresentamos vivências experimentadas no estágio em docência do mestrado do Curso de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, estágio no decorrer da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para duas turmas de sétimo período do curso de Pedagogia da referida instituição. Destacamos ser uma experiência diferenciada em decorrência do momento que vivenciamos em meio a pandemia da Covid-19, assim, temos como objetivo relatar a experiência do estágio em docência realizado de forma remota, sendo esta uma atividade de suma importância na formação de pós-graduandos, visto que no mestrado têm-se o objetivo de formar o pesquisador e o docente para o Ensino Superior. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, os dados foram coletados a partir da análise do diário de campo que foi elaborado no decorrer do estágio e das aulas gravadas no Google Meet e disponibilizadas no Google Classroom. A experiência possibilitou adquirir novos conhecimentos, troca de experiências, momentos de reflexão e aperfeiçoamento, reforçando que o estágio se constitui numa experiência de grande relevância para a formação docente, sendo um momento no qual o docente/estagiário tem a oportunidade de aprimorar sua forma de atuar, contribuindo tanto com a formação dos acadêmicos quanto com a sua própria formação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4855310.34117/bjdv8n5-524Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40823-40834Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40823-40834Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40823-408342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Shirley VitorCarvalho, Gilberlene SousaCosta, Mônica de Oliveira2022-06-01T11:50:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48553Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:21.464745Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times |
title |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times |
spellingShingle |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times da Silva, Shirley Vitor estágio docência ensino remoto formação de professores. |
title_short |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times |
title_full |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times |
title_fullStr |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times |
title_full_unstemmed |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times |
title_sort |
Estágio docência: uma experiência com o professorar em tempos de pandemia / Teaching internship: an experience with teaching in pandemic times |
author |
da Silva, Shirley Vitor |
author_facet |
da Silva, Shirley Vitor Carvalho, Gilberlene Sousa Costa, Mônica de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Gilberlene Sousa Costa, Mônica de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Shirley Vitor Carvalho, Gilberlene Sousa Costa, Mônica de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio docência ensino remoto formação de professores. |
topic |
estágio docência ensino remoto formação de professores. |
description |
Neste artigo apresentamos vivências experimentadas no estágio em docência do mestrado do Curso de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, estágio no decorrer da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para duas turmas de sétimo período do curso de Pedagogia da referida instituição. Destacamos ser uma experiência diferenciada em decorrência do momento que vivenciamos em meio a pandemia da Covid-19, assim, temos como objetivo relatar a experiência do estágio em docência realizado de forma remota, sendo esta uma atividade de suma importância na formação de pós-graduandos, visto que no mestrado têm-se o objetivo de formar o pesquisador e o docente para o Ensino Superior. Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, os dados foram coletados a partir da análise do diário de campo que foi elaborado no decorrer do estágio e das aulas gravadas no Google Meet e disponibilizadas no Google Classroom. A experiência possibilitou adquirir novos conhecimentos, troca de experiências, momentos de reflexão e aperfeiçoamento, reforçando que o estágio se constitui numa experiência de grande relevância para a formação docente, sendo um momento no qual o docente/estagiário tem a oportunidade de aprimorar sua forma de atuar, contribuindo tanto com a formação dos acadêmicos quanto com a sua própria formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553 10.34117/bjdv8n5-524 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48553/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40823-40834 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40823-40834 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40823-40834 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645598904025088 |