Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Antonio Xavier
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda, Adalberto Gomes de, Nunes, Edvam de Oliveira, Kalhil, Josefina Barrera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1220
Resumo: Neste artigo o objetivo foi promover uma discussão do fenômeno físico e dos conceitos de física, com uma turma de alunos da Escola Pública e do Ensino Médio, em um espaço não formal de uma área urbanizada chamada de Mestre Chico, localizada no centro da cidade de Manaus no estado do Amazonas, e também obter as percepções dos estudantes sobre a utilização do espaço não formal para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de física. Para isto utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo e participativa e abordagem qualitativa, com questionário de perguntas abertas para coleta de dados, a cerca das percepções dos alunos, e também uma lista de exercícios para verificação da melhoria do processo de ensino-aprendizagem, sendo a lista baseada nos próprios brinquedos existentes no local da visita. Assim, para analisar as percepções dos estudantes, usou-se a análise de conteúdo para agrupar as respostas em categorias. Com isto, não só atingimos o nosso objetivo proposto, mas também abrimos discussão para um aumento da frequência de utilização desses espaços não formais por professores do Ensino Médio de Manaus.
id UEA_db9ae8dc24c5f93fc8677184d41f17b8
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1220
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de ManausPerceptions of high school students about the teaching of physics in a non-formal space in the city of ManausConceitos de FísicaEspaço não formalProcesso de ensino-aprendizagemNeste artigo o objetivo foi promover uma discussão do fenômeno físico e dos conceitos de física, com uma turma de alunos da Escola Pública e do Ensino Médio, em um espaço não formal de uma área urbanizada chamada de Mestre Chico, localizada no centro da cidade de Manaus no estado do Amazonas, e também obter as percepções dos estudantes sobre a utilização do espaço não formal para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de física. Para isto utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo e participativa e abordagem qualitativa, com questionário de perguntas abertas para coleta de dados, a cerca das percepções dos alunos, e também uma lista de exercícios para verificação da melhoria do processo de ensino-aprendizagem, sendo a lista baseada nos próprios brinquedos existentes no local da visita. Assim, para analisar as percepções dos estudantes, usou-se a análise de conteúdo para agrupar as respostas em categorias. Com isto, não só atingimos o nosso objetivo proposto, mas também abrimos discussão para um aumento da frequência de utilização desses espaços não formais por professores do Ensino Médio de Manaus.In this article, the objective was promoting a discussion of the physical phenomenon, and of the physical concepts together with students of the secondary education. In a no formal space, of an urbanized area, which is named of Mestre Chico, which is localized in Manaus town, from Amazonas state, and also, getting up the perception of the students about the utilization of this no formal space to improvement of the process of teaching and learning of physic. Thus, we utilize the methodology of participative research with qualitative approach, and with utilization of questionnaire of open ask to collect data about to perception of students, and, an exercise list to checking of the improvement of the teaching and learning, which are based in proper toys stand up in the local of visit. Thus, for analysis the perception of students, we use the content analysis to get into category groups. With this we not only to be able obtained our objective, but also opening discussion to increase of frequency of the utilization of these spaces by teachers of secondary school of Manaus.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-18T15:07:14Z2019-01-172019-01-18T15:07:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf25255347http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1220porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGil, Antonio XavierMiranda, Adalberto Gomes deNunes, Edvam de OliveiraKalhil, Josefina Barrerareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-01-18T15:07:15Zoai:repositorioinstitucional:riuea/1220Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:31.217537Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
Perceptions of high school students about the teaching of physics in a non-formal space in the city of Manaus
title Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
spellingShingle Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
Gil, Antonio Xavier
Conceitos de Física
Espaço não formal
Processo de ensino-aprendizagem
title_short Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
title_full Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
title_fullStr Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
title_full_unstemmed Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
title_sort Percepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de física em um espaço não formal da cidade de Manaus
author Gil, Antonio Xavier
author_facet Gil, Antonio Xavier
Miranda, Adalberto Gomes de
Nunes, Edvam de Oliveira
Kalhil, Josefina Barrera
author_role author
author2 Miranda, Adalberto Gomes de
Nunes, Edvam de Oliveira
Kalhil, Josefina Barrera
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Antonio Xavier
Miranda, Adalberto Gomes de
Nunes, Edvam de Oliveira
Kalhil, Josefina Barrera
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos de Física
Espaço não formal
Processo de ensino-aprendizagem
topic Conceitos de Física
Espaço não formal
Processo de ensino-aprendizagem
description Neste artigo o objetivo foi promover uma discussão do fenômeno físico e dos conceitos de física, com uma turma de alunos da Escola Pública e do Ensino Médio, em um espaço não formal de uma área urbanizada chamada de Mestre Chico, localizada no centro da cidade de Manaus no estado do Amazonas, e também obter as percepções dos estudantes sobre a utilização do espaço não formal para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de física. Para isto utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo e participativa e abordagem qualitativa, com questionário de perguntas abertas para coleta de dados, a cerca das percepções dos alunos, e também uma lista de exercícios para verificação da melhoria do processo de ensino-aprendizagem, sendo a lista baseada nos próprios brinquedos existentes no local da visita. Assim, para analisar as percepções dos estudantes, usou-se a análise de conteúdo para agrupar as respostas em categorias. Com isto, não só atingimos o nosso objetivo proposto, mas também abrimos discussão para um aumento da frequência de utilização desses espaços não formais por professores do Ensino Médio de Manaus.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-18T15:07:14Z
2019-01-17
2019-01-18T15:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 25255347
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1220
identifier_str_mv 25255347
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203844512382976