Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Juliana Maria Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=61023
Resumo: Trata, este trabalho, da intervenção mínima do Direito Penal e do seu caráter subsidiário; os limites do poder punitivo do Estado em face de garantias e princípios constitucionais. Necessidade de a tutela penal intervir nas condutas consideradas mais gravosas ao convívio em sociedade, deixando a cargo de outros ramos do direito os comportamentos que se mostram insignificantes na seara criminal. Garantismo penal, idealizado por Ferrajoli, como forma de proporcionar um processo penal mais justo, assegurando o contraditório e a ampla defesa, além de outros princípios constitucionais. Análise das teorias que originaram o direito penal mínimo-abolicionismo e movimento de lei e ordem. Fatores criminológicos estudados pela Criminologia, ciência fortemente relacionada ao direito penal. Políticas criminais são abordadas com o intuito de alcançar a justiça retributiva. Aplicação de penas alternativas como meio de reintegração efetiva do indivíduo infrator ao meio social. Principais idealizadores do direito penal mínimo são Rogério Greco, Cezar Roberto Bitencourt, Eugenio Raul Zaffaroni e outros. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, tendo abordagem qualitativa, buscando aprofundar e abranger as relações humanas, observando os fenômenos sociais. Palavras-chave: Direito penal mínimo. Poder punitivo. Política criminal. Princípio da intervenção mínima. Garantismo penal.
id UECE-0_6b60f3f411996be8de238829eabc5c26
oai_identifier_str oai:uece.br:61023
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidadeDireito penal garantismo penal Política criminal Tutela PenalTrata, este trabalho, da intervenção mínima do Direito Penal e do seu caráter subsidiário; os limites do poder punitivo do Estado em face de garantias e princípios constitucionais. Necessidade de a tutela penal intervir nas condutas consideradas mais gravosas ao convívio em sociedade, deixando a cargo de outros ramos do direito os comportamentos que se mostram insignificantes na seara criminal. Garantismo penal, idealizado por Ferrajoli, como forma de proporcionar um processo penal mais justo, assegurando o contraditório e a ampla defesa, além de outros princípios constitucionais. Análise das teorias que originaram o direito penal mínimo-abolicionismo e movimento de lei e ordem. Fatores criminológicos estudados pela Criminologia, ciência fortemente relacionada ao direito penal. Políticas criminais são abordadas com o intuito de alcançar a justiça retributiva. Aplicação de penas alternativas como meio de reintegração efetiva do indivíduo infrator ao meio social. Principais idealizadores do direito penal mínimo são Rogério Greco, Cezar Roberto Bitencourt, Eugenio Raul Zaffaroni e outros. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, tendo abordagem qualitativa, buscando aprofundar e abranger as relações humanas, observando os fenômenos sociais. Palavras-chave: Direito penal mínimo. Poder punitivo. Política criminal. Princípio da intervenção mínima. Garantismo penal.Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.Universidade Estadual do CearáRenan Cajazeiras MonteiroTelles, Juliana Maria Martins2010-05-28T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=61023info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2010-05-28T00:00:00Zoai:uece.br:61023Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2010-05-28T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
title Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
spellingShingle Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
Telles, Juliana Maria Martins
Direito penal
garantismo penal
Política criminal
Tutela Penal
title_short Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
title_full Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
title_fullStr Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
title_full_unstemmed Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
title_sort Direito penal mínimo: a influência da tutela penal mínima no combate à criminalidade
author Telles, Juliana Maria Martins
author_facet Telles, Juliana Maria Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Renan Cajazeiras Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Juliana Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Direito penal
garantismo penal
Política criminal
Tutela Penal
topic Direito penal
garantismo penal
Política criminal
Tutela Penal
description Trata, este trabalho, da intervenção mínima do Direito Penal e do seu caráter subsidiário; os limites do poder punitivo do Estado em face de garantias e princípios constitucionais. Necessidade de a tutela penal intervir nas condutas consideradas mais gravosas ao convívio em sociedade, deixando a cargo de outros ramos do direito os comportamentos que se mostram insignificantes na seara criminal. Garantismo penal, idealizado por Ferrajoli, como forma de proporcionar um processo penal mais justo, assegurando o contraditório e a ampla defesa, além de outros princípios constitucionais. Análise das teorias que originaram o direito penal mínimo-abolicionismo e movimento de lei e ordem. Fatores criminológicos estudados pela Criminologia, ciência fortemente relacionada ao direito penal. Políticas criminais são abordadas com o intuito de alcançar a justiça retributiva. Aplicação de penas alternativas como meio de reintegração efetiva do indivíduo infrator ao meio social. Principais idealizadores do direito penal mínimo são Rogério Greco, Cezar Roberto Bitencourt, Eugenio Raul Zaffaroni e outros. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, tendo abordagem qualitativa, buscando aprofundar e abranger as relações humanas, observando os fenômenos sociais. Palavras-chave: Direito penal mínimo. Poder punitivo. Política criminal. Princípio da intervenção mínima. Garantismo penal.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-28T00:00:00Z
2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=61023
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=61023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240124439166976