Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuin, Aparecida Luzia Alzira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Juliane Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128
Resumo: Este trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas.
id UECE-1_3cc04725fd42cbab7777cdc18255f32b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/128
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do AmazonasFormação docenteClasse multisseriadasEducação do campoeducaçãoEste trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12810.25053/edufor.v2i4.1916Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 160-180Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 160-1802448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128/113Copyright (c) 2017 Aparecida Luzia Alzira Zuin, Juliane Santos Diashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZuin, Aparecida Luzia AlziraDias, Juliane Santos2023-06-29T12:04:01Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/128Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:01Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
title Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
spellingShingle Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
Zuin, Aparecida Luzia Alzira
Formação docente
Classe multisseriadas
Educação do campo
educação
title_short Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
title_full Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
title_fullStr Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
title_full_unstemmed Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
title_sort Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
author Zuin, Aparecida Luzia Alzira
author_facet Zuin, Aparecida Luzia Alzira
Dias, Juliane Santos
author_role author
author2 Dias, Juliane Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuin, Aparecida Luzia Alzira
Dias, Juliane Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Classe multisseriadas
Educação do campo
educação
topic Formação docente
Classe multisseriadas
Educação do campo
educação
description Este trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128
10.25053/edufor.v2i4.1916
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Aparecida Luzia Alzira Zuin, Juliane Santos Dias
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Aparecida Luzia Alzira Zuin, Juliane Santos Dias
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 160-180
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442989244416