Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128 |
Resumo: | Este trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas. |
id |
UECE-1_3cc04725fd42cbab7777cdc18255f32b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/128 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do AmazonasFormação docenteClasse multisseriadasEducação do campoeducaçãoEste trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12810.25053/edufor.v2i4.1916Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 160-180Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 160-1802448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128/113Copyright (c) 2017 Aparecida Luzia Alzira Zuin, Juliane Santos Diashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZuin, Aparecida Luzia AlziraDias, Juliane Santos2023-06-29T12:04:01Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/128Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:01Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas |
title |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas |
spellingShingle |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas Zuin, Aparecida Luzia Alzira Formação docente Classe multisseriadas Educação do campo educação |
title_short |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas |
title_full |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas |
title_fullStr |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas |
title_full_unstemmed |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas |
title_sort |
Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas |
author |
Zuin, Aparecida Luzia Alzira |
author_facet |
Zuin, Aparecida Luzia Alzira Dias, Juliane Santos |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Juliane Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuin, Aparecida Luzia Alzira Dias, Juliane Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Classe multisseriadas Educação do campo educação |
topic |
Formação docente Classe multisseriadas Educação do campo educação |
description |
Este trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128 10.25053/edufor.v2i4.1916 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i4.1916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Aparecida Luzia Alzira Zuin, Juliane Santos Dias http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Aparecida Luzia Alzira Zuin, Juliane Santos Dias http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180 Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 160-180 Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 160-180 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442989244416 |