A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Débora de Lima Velho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2736
Resumo: Dados do Censo Escolar de 2011 informam que cerca de um milhão de alunos brasileiros estudavam em classes multisseriadas de escolas do campo. Entretanto, conforme levantamento do INEP (2007), a qualidade da educação dessas escolas não é a esperada pelos órgãos públicos de gestão. Para compreender como é organizada, do ponto de vista pedagógico, uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa do MEC, foram observadas aulas e realizadas entrevistas com uma professora de escola do campo do município de Novo Hamburgo/RS. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas com as teorizações sobre poder de Michel Foucault. Quando da análise do material empírico a respeito da distribuição do tempo, do espaço e dos conteúdos estudados na classe multisseriada, foi possível perceber a existência de movimentos de contraconduta por parte da professora, que não se submeteu ao que era indicado pelo programa oficial do governo.
id UFGD-8_ea10c7b6e852a7b007dc61809ec3fad1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2736
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do SulClasse multisseriada. Educação do campo. Organização pedagógica.Dados do Censo Escolar de 2011 informam que cerca de um milhão de alunos brasileiros estudavam em classes multisseriadas de escolas do campo. Entretanto, conforme levantamento do INEP (2007), a qualidade da educação dessas escolas não é a esperada pelos órgãos públicos de gestão. Para compreender como é organizada, do ponto de vista pedagógico, uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa do MEC, foram observadas aulas e realizadas entrevistas com uma professora de escola do campo do município de Novo Hamburgo/RS. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas com as teorizações sobre poder de Michel Foucault. Quando da análise do material empírico a respeito da distribuição do tempo, do espaço e dos conteúdos estudados na classe multisseriada, foi possível perceber a existência de movimentos de contraconduta por parte da professora, que não se submeteu ao que era indicado pelo programa oficial do governo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2736Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 9-222318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2736/2041Junges, Débora de Lima Velhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2736Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
title A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
spellingShingle A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
Junges, Débora de Lima Velho
Classe multisseriada. Educação do campo. Organização pedagógica.
title_short A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
title_full A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
title_fullStr A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
title_sort A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul
author Junges, Débora de Lima Velho
author_facet Junges, Débora de Lima Velho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Débora de Lima Velho
dc.subject.por.fl_str_mv Classe multisseriada. Educação do campo. Organização pedagógica.
topic Classe multisseriada. Educação do campo. Organização pedagógica.
description Dados do Censo Escolar de 2011 informam que cerca de um milhão de alunos brasileiros estudavam em classes multisseriadas de escolas do campo. Entretanto, conforme levantamento do INEP (2007), a qualidade da educação dessas escolas não é a esperada pelos órgãos públicos de gestão. Para compreender como é organizada, do ponto de vista pedagógico, uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa do MEC, foram observadas aulas e realizadas entrevistas com uma professora de escola do campo do município de Novo Hamburgo/RS. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas com as teorizações sobre poder de Michel Foucault. Quando da análise do material empírico a respeito da distribuição do tempo, do espaço e dos conteúdos estudados na classe multisseriada, foi possível perceber a existência de movimentos de contraconduta por parte da professora, que não se submeteu ao que era indicado pelo programa oficial do governo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2736
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2736/2041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 9-22
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170004058112