Equality between girls and boys in education in France: Gender stereotypes and hidden education programs.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | fra eng por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4625 |
Resumo: | The proposed article consists of a review of general literature and some specific and original studies on the issue of gender equality at school in France. It proposes a theoretical delimitation of the concepts of gender and sex, in particular through gender roles. Then, after a fairly rapid historical overview, it shows how the co-educational system introduced in 1976 in all French schools does not correspond at all to equal opportunities or equal treatment of girls and boys. Gender prejudices and stereotypes are still very numerous in schools in this country. The article summarizes all the facets of these prejudices and stereotypes at different levels of schooling and in most subjects, but also through issues such as the transgression of school rules and punishments. |
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Equality between girls and boys in education in France: Gender stereotypes and hidden education programs.Igualdade entre meninas e meninos na educação na França: Estereótipos de gênero e programas de educação ocultos.L’égalité Filles-Garçons dans l’enseignement en France: Stéréotypes de genre et programmes cachés d’éducation.Igualdade entre meninas e meninos na educação na França: Estereótipos de gênero e programas de educação ocultos.GêneroIgualdadeMenina-MeninoEscolaEnsinoGêneroIgualdadeEducaçãoGenderEqualityGirl-boySchoolEducationGenderEducationEqualityGenreEgalitéFilles-garçonsEcoleEnseignementGenre.EgalitéÉducationThe proposed article consists of a review of general literature and some specific and original studies on the issue of gender equality at school in France. It proposes a theoretical delimitation of the concepts of gender and sex, in particular through gender roles. Then, after a fairly rapid historical overview, it shows how the co-educational system introduced in 1976 in all French schools does not correspond at all to equal opportunities or equal treatment of girls and boys. Gender prejudices and stereotypes are still very numerous in schools in this country. The article summarizes all the facets of these prejudices and stereotypes at different levels of schooling and in most subjects, but also through issues such as the transgression of school rules and punishments.O artigo proposto consiste em uma revisão da literatura geral e alguns estudos específicos e originais sobre a questão da igualdade de gênero nas escolas na França. Inicialmente, propõe-se uma delimitação teórica dos conceitos de gênero e sexo, em particular através dos papéis de gênero. Em seguida, após uma análise histórica bastante sintética, mostra como o sistema de coeducação, introduzido em 1976 em todas as escolas francesas, não corresponde em nada à igualdade de oportunidades ou de tratamento de meninas e meninos. Os preconceitos e estereótipos de gênero ainda são muito numerosos nas escolas desse país. De modo resumido, o artigo aponta todas as facetas desses estereótipos em diferentes níveis de escolaridade e na maioria das disciplinas, mas também através de questões como a transgressão das regras escolares e a punição.L’article proposé est constitué d’une revue de littérature générale et quelques études spécifiques et originales sur la question de l’égalité filles-garçons à l’école en France. Il propose une délimitation théorique des concepts de genre et de sexe au travers notamment des rôles sexués. Ensuite, après un parcours historique assez rapide, il montre comment la mixité mise en place en 1976 dans tous les établissements scolaires français, ne correspond pas du tout à l’égalité des chances ni à l’égalité de traitement des élèves filles et des élèves garçons. Les préjugés et stéréotypes de genre reste très nombreux dans les écoles de ce pays. L’article en montre de manière résumé toutes les facettes à différents niveaux de la scolarité et dans la plupart des matières mais aussi au travers de question par exemple, de la transgresion des règles scolaires et des punitions.O artigo proposto consiste em uma revisão da literatura geral e alguns estudos específicos e originais sobre a questão da igualdade de gênero nas escolas na França. Inicialmente, propõe-se uma delimitação teórica dos conceitos de gênero e sexo, em particular através dos papéis de gênero. Em seguida, após uma análise histórica bastante sintética, mostra como o sistema de coeducação, introduzido em 1976 em todas as escolas francesas, não corresponde em nada à igualdade de oportunidades ou de tratamento de meninas e meninos. Os preconceitos e estereótipos de gênero ainda são muito numerosos nas escolas desse país. De modo resumido, o artigo aponta todas as facetas desses estereótipos em diferentes níveis de escolaridade e na maioria das disciplinas, mas também através de questões como a transgressão das regras escolares e a punição.EdUECE2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziphttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/462510.25053/redufor.v6i2.4625Educ. Form.; Vol. 6 No. 2 (2021): Educação & Formação; e4625Educ. Form.; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Educação & Formação; e4625Éducation et formation; Vol. 6 No 2 (2021): Educação & Formação; e4625Educ. 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