O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178 |
Resumo: | Visa-se problematizar sobre a formação do leitor criança, no que se refere a uma aprendizagem significativa da leitura, considerando a brincadeira como um meio para tal. Como autores centrais, consultaram-se Vygotsky, Bakhtin e Leontiev. Parte-se da compreensão de que os processos desse tipo de aprendizagem envolvem tanto a atividade do aprendiz como também as trocas discursivas que a permeiam. Portanto, o ambiente escolar na educação infantil deve promover condições de participação coletiva à criança, por exemplo, pela via lúdica, mediante as quais ela atue para construir e atribuir sentido às novas aprendizagens. Apresenta-se como as crianças relacionam-se de maneira lúdica com o livro e a especial atenção dada por elas ao “livro-jogo”, através de uma pesquisa realizada acerca do acesso à literatura infantil em uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE. |
id |
UECE-1_72aad716bb7cb609525106e720fcb37b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/178 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CEEducaçãoCriançaLudicidadeLeitura.Visa-se problematizar sobre a formação do leitor criança, no que se refere a uma aprendizagem significativa da leitura, considerando a brincadeira como um meio para tal. Como autores centrais, consultaram-se Vygotsky, Bakhtin e Leontiev. Parte-se da compreensão de que os processos desse tipo de aprendizagem envolvem tanto a atividade do aprendiz como também as trocas discursivas que a permeiam. Portanto, o ambiente escolar na educação infantil deve promover condições de participação coletiva à criança, por exemplo, pela via lúdica, mediante as quais ela atue para construir e atribuir sentido às novas aprendizagens. Apresenta-se como as crianças relacionam-se de maneira lúdica com o livro e a especial atenção dada por elas ao “livro-jogo”, através de uma pesquisa realizada acerca do acesso à literatura infantil em uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE.EdUECE2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/17810.25053/redufor.v3i7.178Educ. Form.; Vol. 3 No. 7 (2018): Educação & Formação; 182-199Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Educação & Formação; 182-199Éducation et formation; Vol. 3 No 7 (2018): Educação & Formação; 182-199Educ. Form.; v. 3 n. 7 (2018): Educação & Formação; 182-1992448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178/160Copyright (c) 2018 Luciana Martins Quixada, Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins, Ana Carolina Pontes Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuixada, Luciana MartinsLins, Sylvie Ghislaine Delacours SoaresTavares, Ana Carolina Pontes2023-06-29T11:42:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/178Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:42:26Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE |
title |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE |
spellingShingle |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE Quixada, Luciana Martins Educação Criança Ludicidade Leitura . |
title_short |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE |
title_full |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE |
title_fullStr |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE |
title_full_unstemmed |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE |
title_sort |
O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE |
author |
Quixada, Luciana Martins |
author_facet |
Quixada, Luciana Martins Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares Tavares, Ana Carolina Pontes |
author_role |
author |
author2 |
Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares Tavares, Ana Carolina Pontes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quixada, Luciana Martins Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares Tavares, Ana Carolina Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Criança Ludicidade Leitura . |
topic |
Educação Criança Ludicidade Leitura . |
description |
Visa-se problematizar sobre a formação do leitor criança, no que se refere a uma aprendizagem significativa da leitura, considerando a brincadeira como um meio para tal. Como autores centrais, consultaram-se Vygotsky, Bakhtin e Leontiev. Parte-se da compreensão de que os processos desse tipo de aprendizagem envolvem tanto a atividade do aprendiz como também as trocas discursivas que a permeiam. Portanto, o ambiente escolar na educação infantil deve promover condições de participação coletiva à criança, por exemplo, pela via lúdica, mediante as quais ela atue para construir e atribuir sentido às novas aprendizagens. Apresenta-se como as crianças relacionam-se de maneira lúdica com o livro e a especial atenção dada por elas ao “livro-jogo”, através de uma pesquisa realizada acerca do acesso à literatura infantil em uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178 10.25053/redufor.v3i7.178 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178 |
identifier_str_mv |
10.25053/redufor.v3i7.178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 3 No. 7 (2018): Educação & Formação; 182-199 Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Educação & Formação; 182-199 Éducation et formation; Vol. 3 No 7 (2018): Educação & Formação; 182-199 Educ. Form.; v. 3 n. 7 (2018): Educação & Formação; 182-199 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443052158976 |