LAR: Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bofi, Tânia Cristina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude108.htm
http://hdl.handle.net/11449/148436
Resumo: O reconhecimento da importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento infantil tem gerado muitos estudos sobre esse tema, ressaltando a importância das condições ambientais, para que se identifiquem, de forma adequada, os fatores que devem constituir os focos de intervenção em programas para o desenvolvimento da criança. A maioria das crianças que apresentam atraso em desenvolvimento cresceu. Por isso, considera-se que programas de intervenção criem condições para que a criança se desenvolva em todos os aspectos necessários ao seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional, intelectual, preparando-a para o futuro, para ser responsável, para descobrir suas potencialidades e aprender a conviver com elas. O Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas atende crianças, na idade de 02 a 10 anos, da comunidade escolar prudentina, que apresentam deficiências psicomotoras associadas ou não a problemas de aprendizagem. Tem como objetivo avaliar os componentes que interferem no desenvolvimento da criança; oportunizar a participação em programas lúdico-recreativos relacionados à formação do indivíduo; criar condições para que ela se desenvolva emocional e intelectualmente e possibilitar mediante sessões monitoradas, superação das deficiências, dificuldades psicomotoras e intelectuais. Em nove meses de funcionamento, foram avaliadas 34 crianças, sendo que destas, 08 foram encaminhadas à tratamento psicológico e/ou fonoaudiológico, 21 crianças apresentaram defasagem em seu desenvolvimento psicomotor e dificuldades no aprendizado escolar, estando participando do programa e as demais não necessitaram de tratamento. São desenvolvidas atividades lúdico-recreativas em grupo e individual de acordo com as características apresentadas pelas crianças. Até o momento, todas apresentaram evolução satisfatória. O laboratório conta com a participação de alunos do Curso de Ed. Física e Fisioterapia, com desenvolvimento de quatro projetos de pesquisa relacionados à área. Além disso, este trabalho propiciou uma parceria com a Secretaria de Educação de Presidente Prudente.
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