Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 |
Resumo: | O artigo propõe a invenção de um problema envolvendo o Espaço Poético, a partir da obra A Poética do Espaço, de Gaston Bachelard, e a didática. Entendendo o Espaço a partir da inflexão atribuída por Corazza (2015b, 2015a), desde o bloco de pensamento EIS AICE (Espaços, Imagens, Signos e Autor, Infantil, Currículo, Educador), e a didática como didática da diferença, a discussão gira em torno da imagem da casa, nos termos da filosofia bachelardiana, como força de criação. Se se entende uma didática da diferença em consonância com uma didática tradutória, mesmo o território conceitual-filosófico pode e deve ser dado à tradução. Por isso, o Espaço é definido como espaço de possibilidades tradutórias e de emergência de linguagens. |
id |
UECE-1_9fb07c22ba150d68878a860e06554216 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/105 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casaDidáticaEspaçoTraduçãoBachelardeducaçãoO artigo propõe a invenção de um problema envolvendo o Espaço Poético, a partir da obra A Poética do Espaço, de Gaston Bachelard, e a didática. Entendendo o Espaço a partir da inflexão atribuída por Corazza (2015b, 2015a), desde o bloco de pensamento EIS AICE (Espaços, Imagens, Signos e Autor, Infantil, Currículo, Educador), e a didática como didática da diferença, a discussão gira em torno da imagem da casa, nos termos da filosofia bachelardiana, como força de criação. Se se entende uma didática da diferença em consonância com uma didática tradutória, mesmo o território conceitual-filosófico pode e deve ser dado à tradução. Por isso, o Espaço é definido como espaço de possibilidades tradutórias e de emergência de linguagens.EdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10510.25053/edufor.v1i2.1618Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 135-148Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 135-148Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 135-148Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 135-1482448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105/87Copyright (c) 2016 Luiz Daniel Rodrigues Dinarte, Sandra Mara Corazzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDinarte, Luiz Daniel RodriguesCorazza, Sandra Mara2023-06-27T14:10:10Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/105Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:10Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa |
title |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa |
spellingShingle |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa Dinarte, Luiz Daniel Rodrigues Didática Espaço Tradução Bachelard educação |
title_short |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa |
title_full |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa |
title_fullStr |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa |
title_full_unstemmed |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa |
title_sort |
Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa |
author |
Dinarte, Luiz Daniel Rodrigues |
author_facet |
Dinarte, Luiz Daniel Rodrigues Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
author2 |
Corazza, Sandra Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dinarte, Luiz Daniel Rodrigues Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Espaço Tradução Bachelard educação |
topic |
Didática Espaço Tradução Bachelard educação |
description |
O artigo propõe a invenção de um problema envolvendo o Espaço Poético, a partir da obra A Poética do Espaço, de Gaston Bachelard, e a didática. Entendendo o Espaço a partir da inflexão atribuída por Corazza (2015b, 2015a), desde o bloco de pensamento EIS AICE (Espaços, Imagens, Signos e Autor, Infantil, Currículo, Educador), e a didática como didática da diferença, a discussão gira em torno da imagem da casa, nos termos da filosofia bachelardiana, como força de criação. Se se entende uma didática da diferença em consonância com uma didática tradutória, mesmo o território conceitual-filosófico pode e deve ser dado à tradução. Por isso, o Espaço é definido como espaço de possibilidades tradutórias e de emergência de linguagens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 10.25053/edufor.v1i2.1618 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v1i2.1618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105/87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luiz Daniel Rodrigues Dinarte, Sandra Mara Corazza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luiz Daniel Rodrigues Dinarte, Sandra Mara Corazza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 135-148 Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 135-148 Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 135-148 Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 135-148 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442954641408 |