A influência da formação continuada na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mororó, Leila Pio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122
Resumo: O texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente.
id UECE-1_b419ad51cd89c5cb9e49351fcc87670e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/122
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling A influência da formação continuada na prática docenteFormaçãocontinuada do professorPrática pedagógicaTeoria da atividadeeducaçãoO texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12210.25053/edufor.v2i4.1961Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 36-51Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 36-512448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105Copyright (c) 2017 Leila Pio Mororóhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMororó, Leila Pio2023-06-29T12:04:20Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/122Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:20Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da formação continuada na prática docente
title A influência da formação continuada na prática docente
spellingShingle A influência da formação continuada na prática docente
Mororó, Leila Pio
Formaçãocontinuada do professor
Prática pedagógica
Teoria da atividade
educação
title_short A influência da formação continuada na prática docente
title_full A influência da formação continuada na prática docente
title_fullStr A influência da formação continuada na prática docente
title_full_unstemmed A influência da formação continuada na prática docente
title_sort A influência da formação continuada na prática docente
author Mororó, Leila Pio
author_facet Mororó, Leila Pio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mororó, Leila Pio
dc.subject.por.fl_str_mv Formaçãocontinuada do professor
Prática pedagógica
Teoria da atividade
educação
topic Formaçãocontinuada do professor
Prática pedagógica
Teoria da atividade
educação
description O texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122
10.25053/edufor.v2i4.1961
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Leila Pio Mororó
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Leila Pio Mororó
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 36-51
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442980855808