Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103 |
Resumo: | Esta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não da |
id |
UECE-1_a6cc5fcfa5d99aeef427a243969579b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/103 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação físicaFormaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísicaeducaçãoEsta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não daEdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10310.25053/edufor.v1i2.1638Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 104-120Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 104-1202448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103/85Copyright (c) 2016 Maria Adriana Borges dos Santos, Heraldo Simões Ferreira, Luiza Lúlia Feitosa Simõeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Adriana Borges dosFerreira, Heraldo SimõesSimões, Luiza Lúlia Feitosa2023-06-27T14:10:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/103Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:16Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física |
title |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física |
spellingShingle |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física Santos, Maria Adriana Borges dos Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísica educação |
title_short |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física |
title_full |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física |
title_fullStr |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física |
title_full_unstemmed |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física |
title_sort |
Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física |
author |
Santos, Maria Adriana Borges dos |
author_facet |
Santos, Maria Adriana Borges dos Ferreira, Heraldo Simões Simões, Luiza Lúlia Feitosa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Heraldo Simões Simões, Luiza Lúlia Feitosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Adriana Borges dos Ferreira, Heraldo Simões Simões, Luiza Lúlia Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísica educação |
topic |
Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísica educação |
description |
Esta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não da |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103 10.25053/edufor.v1i2.1638 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v1i2.1638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103/85 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120 Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120 Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 104-120 Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442951495680 |