Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Adriana Borges dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Heraldo Simões, Simões, Luiza Lúlia Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103
Resumo: Esta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não da
id UECE-1_a6cc5fcfa5d99aeef427a243969579b7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/103
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação físicaFormaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísicaeducaçãoEsta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não daEdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10310.25053/edufor.v1i2.1638Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 104-120Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 104-1202448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103/85Copyright (c) 2016 Maria Adriana Borges dos Santos, Heraldo Simões Ferreira, Luiza Lúlia Feitosa Simõeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Adriana Borges dosFerreira, Heraldo SimõesSimões, Luiza Lúlia Feitosa2023-06-27T14:10:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/103Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:10:16Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
title Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
spellingShingle Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
Santos, Maria Adriana Borges dos
Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísica
educação
title_short Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
title_full Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
title_fullStr Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
title_full_unstemmed Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
title_sort Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
author Santos, Maria Adriana Borges dos
author_facet Santos, Maria Adriana Borges dos
Ferreira, Heraldo Simões
Simões, Luiza Lúlia Feitosa
author_role author
author2 Ferreira, Heraldo Simões
Simões, Luiza Lúlia Feitosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Adriana Borges dos
Ferreira, Heraldo Simões
Simões, Luiza Lúlia Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísica
educação
topic Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísica
educação
description Esta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não da
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103
10.25053/edufor.v1i2.1638
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i2.1638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103/85
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120
Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 104-120
Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 104-120
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442951495680