A influência da formação continuada na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 |
Resumo: | O texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente. |
id |
UECE-1_b419ad51cd89c5cb9e49351fcc87670e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/122 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da formação continuada na prática docenteFormaçãocontinuada do professorPrática pedagógicaTeoria da atividadeeducaçãoO texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12210.25053/edufor.v2i4.1961Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 36-51Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 36-512448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105Copyright (c) 2017 Leila Pio Mororóhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMororó, Leila Pio2023-06-29T12:04:20Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/122Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:20Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da formação continuada na prática docente |
title |
A influência da formação continuada na prática docente |
spellingShingle |
A influência da formação continuada na prática docente Mororó, Leila Pio Formaçãocontinuada do professor Prática pedagógica Teoria da atividade educação |
title_short |
A influência da formação continuada na prática docente |
title_full |
A influência da formação continuada na prática docente |
title_fullStr |
A influência da formação continuada na prática docente |
title_full_unstemmed |
A influência da formação continuada na prática docente |
title_sort |
A influência da formação continuada na prática docente |
author |
Mororó, Leila Pio |
author_facet |
Mororó, Leila Pio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mororó, Leila Pio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formaçãocontinuada do professor Prática pedagógica Teoria da atividade educação |
topic |
Formaçãocontinuada do professor Prática pedagógica Teoria da atividade educação |
description |
O texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 10.25053/edufor.v2i4.1961 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i4.1961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Leila Pio Mororó http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Leila Pio Mororó http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51 Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 36-51 Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 36-51 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442980855808 |