Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Katia Regina Teixeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bernardo, Elisangela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109
Resumo: A temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros.
id UECE-1_bb95e7fd56c704e6b09a1f868f249157
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/109
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no BrasilFormação docenteFormação inicialFormação continuadaeducaçãoA temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros.EdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10910.25053/edufor.v1i2.1648Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 208-222Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 208-2222448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91Copyright (c) 2016 Katia Regina Teixeira Vasconcellos, Elisangela da Silva Bernardohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Katia Regina TeixeiraBernardo, Elisangela da Silva2023-06-27T14:09:56Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/109Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:09:56Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
title Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
spellingShingle Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
Vasconcellos, Katia Regina Teixeira
Formação docente
Formação inicial
Formação continuada
educação
title_short Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
title_full Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
title_fullStr Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
title_full_unstemmed Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
title_sort Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
author Vasconcellos, Katia Regina Teixeira
author_facet Vasconcellos, Katia Regina Teixeira
Bernardo, Elisangela da Silva
author_role author
author2 Bernardo, Elisangela da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Katia Regina Teixeira
Bernardo, Elisangela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Formação inicial
Formação continuada
educação
topic Formação docente
Formação inicial
Formação continuada
educação
description A temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109
10.25053/edufor.v1i2.1648
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v1i2.1648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Katia Regina Teixeira Vasconcellos, Elisangela da Silva Bernardo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Katia Regina Teixeira Vasconcellos, Elisangela da Silva Bernardo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222
Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222
Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 208-222
Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442960932864