Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 |
Resumo: | A temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros. |
id |
UECE-1_bb95e7fd56c704e6b09a1f868f249157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/109 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no BrasilFormação docenteFormação inicialFormação continuadaeducaçãoA temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros.EdUECE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10910.25053/edufor.v1i2.1648Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 208-222Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 208-2222448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91Copyright (c) 2016 Katia Regina Teixeira Vasconcellos, Elisangela da Silva Bernardohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Katia Regina TeixeiraBernardo, Elisangela da Silva2023-06-27T14:09:56Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/109Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-27T14:09:56Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil |
title |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil |
spellingShingle |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil Vasconcellos, Katia Regina Teixeira Formação docente Formação inicial Formação continuada educação |
title_short |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil |
title_full |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil |
title_fullStr |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil |
title_sort |
Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil |
author |
Vasconcellos, Katia Regina Teixeira |
author_facet |
Vasconcellos, Katia Regina Teixeira Bernardo, Elisangela da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bernardo, Elisangela da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Katia Regina Teixeira Bernardo, Elisangela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Formação inicial Formação continuada educação |
topic |
Formação docente Formação inicial Formação continuada educação |
description |
A temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 10.25053/edufor.v1i2.1648 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v1i2.1648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Katia Regina Teixeira Vasconcellos, Elisangela da Silva Bernardo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Katia Regina Teixeira Vasconcellos, Elisangela da Silva Bernardo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 1 No. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222 Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222 Éducation et formation; Vol. 1 No 2 (2016): Educação & Formação; 208-222 Educ. Form.; v. 1 n. 2 (2016): Educação & Formação; 208-222 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442960932864 |