A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4701 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de biologia desenvolvido no curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN-Campus Macau/RN, e as suas contribuições com a interlocução entre a formação inicial dos licenciandos e a formação continuada dos professores supervisores do programa. A pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em uma entrevista semiestruturada. Nas entrevistas, os participantes do subprojeto biologia (licenciandos e professores supervisores) foram indagados a partir de suas experiências no PIBID, cujos questionamentos foram organizados em duas categorias de análise: formação inicial e formação continuada. Ao analisar as perspectivas dos licenciandos sobre a interlocução entre formação inicial e continuada a partir do PIBID percebeu-se que estes visualizam o espaço escolar como um ambiente colaborativo, em que os professores supervisores contribuem para a formação dos licenciandos, ao mesmo tempo em que ao orientar os iniciantes a docência estes professores adquirem novas experiências que serão significativas para seu processo formativo contínuo. Diante das conquistas percebidas e das perspectivas vislumbradas, acredita-se que a atuação do PIBID tem sido positiva na comunidade escolar, contribuindo para o processo formativo de todos os envolvidos, desde os bolsistas de iniciação à docência, até os professores supervisores, mesmo estes não percebendo que ao mesmo tempo em que “eles formam, também se formam”. |
id |
IFRN-3_dead7c6ad773210ff3f887b2c2ad5469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4701 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADAPIBIDFormação inicial docenteFormação continuada docenteEste estudo tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de biologia desenvolvido no curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN-Campus Macau/RN, e as suas contribuições com a interlocução entre a formação inicial dos licenciandos e a formação continuada dos professores supervisores do programa. A pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em uma entrevista semiestruturada. Nas entrevistas, os participantes do subprojeto biologia (licenciandos e professores supervisores) foram indagados a partir de suas experiências no PIBID, cujos questionamentos foram organizados em duas categorias de análise: formação inicial e formação continuada. Ao analisar as perspectivas dos licenciandos sobre a interlocução entre formação inicial e continuada a partir do PIBID percebeu-se que estes visualizam o espaço escolar como um ambiente colaborativo, em que os professores supervisores contribuem para a formação dos licenciandos, ao mesmo tempo em que ao orientar os iniciantes a docência estes professores adquirem novas experiências que serão significativas para seu processo formativo contínuo. Diante das conquistas percebidas e das perspectivas vislumbradas, acredita-se que a atuação do PIBID tem sido positiva na comunidade escolar, contribuindo para o processo formativo de todos os envolvidos, desde os bolsistas de iniciação à docência, até os professores supervisores, mesmo estes não percebendo que ao mesmo tempo em que “eles formam, também se formam”. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/470110.15628/holos.2018.4701HOLOS; v. 2 (2018); 318-3321807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4701/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gislaine Rocha deFerreira, Maria Aparecida dos Santos2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4701Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Lima, Gislaine Rocha de PIBID Formação inicial docente Formação continuada docente |
title_short |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_full |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_sort |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PIBID-SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN/MACAU: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
author |
Lima, Gislaine Rocha de |
author_facet |
Lima, Gislaine Rocha de Ferreira, Maria Aparecida dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maria Aparecida dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Gislaine Rocha de Ferreira, Maria Aparecida dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Formação inicial docente Formação continuada docente |
topic |
PIBID Formação inicial docente Formação continuada docente |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de biologia desenvolvido no curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN-Campus Macau/RN, e as suas contribuições com a interlocução entre a formação inicial dos licenciandos e a formação continuada dos professores supervisores do programa. A pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em uma entrevista semiestruturada. Nas entrevistas, os participantes do subprojeto biologia (licenciandos e professores supervisores) foram indagados a partir de suas experiências no PIBID, cujos questionamentos foram organizados em duas categorias de análise: formação inicial e formação continuada. Ao analisar as perspectivas dos licenciandos sobre a interlocução entre formação inicial e continuada a partir do PIBID percebeu-se que estes visualizam o espaço escolar como um ambiente colaborativo, em que os professores supervisores contribuem para a formação dos licenciandos, ao mesmo tempo em que ao orientar os iniciantes a docência estes professores adquirem novas experiências que serão significativas para seu processo formativo contínuo. Diante das conquistas percebidas e das perspectivas vislumbradas, acredita-se que a atuação do PIBID tem sido positiva na comunidade escolar, contribuindo para o processo formativo de todos os envolvidos, desde os bolsistas de iniciação à docência, até os professores supervisores, mesmo estes não percebendo que ao mesmo tempo em que “eles formam, também se formam”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4701 10.15628/holos.2018.4701 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4701 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.4701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4701/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2018); 318-332 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622417580032 |