PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Adelar Aparecido
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Stobaus, Claus Dieter, Baez, Marcio Alessandro Cossio, Ahlert, Alvori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193
Resumo: O artigo apresenta perspectivas pessoais e profissionais de licenciandos, a partir de vivências da formação inicial. É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com 68 formandos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física de uma instituição privada do Estado do Paraná. Foi utilizado questionário, sendo os dados tratados com análise de conteúdo. Os resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão, melhorias nas condições para o exercício profissional e aprofundamento de estudos sobre adversidades da escola. Sugere-se, investimentos em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente.
id UFG-4_53985e4cf50128d73a4ee35c5b1a70a3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/42193
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOSFormação Continuada. Estudantes. Docência.Formação inicial de docentesO artigo apresenta perspectivas pessoais e profissionais de licenciandos, a partir de vivências da formação inicial. É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com 68 formandos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física de uma instituição privada do Estado do Paraná. Foi utilizado questionário, sendo os dados tratados com análise de conteúdo. Os resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão, melhorias nas condições para o exercício profissional e aprofundamento de estudos sobre adversidades da escola. Sugere-se, investimentos em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente.Universidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4219310.5216/rpp.v20i3.42193Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Adelar AparecidoStobaus, Claus DieterBaez, Marcio Alessandro CossioAhlert, Alvori2017-11-07T10:44:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42193Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:14.197579Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
title PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
spellingShingle PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
Sampaio, Adelar Aparecido
Formação Continuada. Estudantes. Docência.
Formação inicial de docentes
title_short PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
title_full PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
title_fullStr PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
title_sort PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
author Sampaio, Adelar Aparecido
author_facet Sampaio, Adelar Aparecido
Stobaus, Claus Dieter
Baez, Marcio Alessandro Cossio
Ahlert, Alvori
author_role author
author2 Stobaus, Claus Dieter
Baez, Marcio Alessandro Cossio
Ahlert, Alvori
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Adelar Aparecido
Stobaus, Claus Dieter
Baez, Marcio Alessandro Cossio
Ahlert, Alvori
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada. Estudantes. Docência.
Formação inicial de docentes
topic Formação Continuada. Estudantes. Docência.
Formação inicial de docentes
description O artigo apresenta perspectivas pessoais e profissionais de licenciandos, a partir de vivências da formação inicial. É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com 68 formandos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física de uma instituição privada do Estado do Paraná. Foi utilizado questionário, sendo os dados tratados com análise de conteúdo. Os resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão, melhorias nas condições para o exercício profissional e aprofundamento de estudos sobre adversidades da escola. Sugere-se, investimentos em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193
10.5216/rpp.v20i3.42193
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.42193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858422632448