As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119 |
Resumo: | Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos. |
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As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantesEnsino de leitura.Língua inglesa.Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos.EdUECE2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11910.25053/edufor.v1i3.1902Educ. Form.; Vol. 1 No. 3 (2016): Educação & Formação; 154-167Educ. Form.; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Educação & Formação; 154-167Éducation et formation; Vol. 1 No 3 (2016): Educação & Formação; 154-167Educ. Form.; v. 1 n. 3 (2016): Educação & Formação; 154-1672448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119/102Copyright (c) 2016 Daniela Gomes de Araújo Nóbregahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Daniela Gomes de Araújo2023-06-29T12:04:28Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/119Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:28Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
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