A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1680 |
Resumo: | A Educação em Direitos Humanos propõe uma transformação da prática docente e da formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. É alicerçada em sete princípios e tem a dignidade da pessoa humana como o eixo de um processo humanizador da formação de cidadãos e da prática profissional da Educação. O presente trabalho é, pois, um esforço de compreensão conjunta dos sentidos de dois pareceres, que subsidiam as diretrizes do processo de formação inicial e continuada dos profissionais e dos cidadãos nas escolas, desde a Educação Infantil aos cursos de Pós-graduação da Educação Superior, com vistas a contribuir nesse processo de mediação entre o texto normativo e os profissionais da educação. Trata-se de uma necessidade manifesta de apresentação dos propósitos e valores existentes nos documentos, para que seja possível a construção de caminhos como possibilidades de dar vida às diretrizes no lugar e no tempo em que o processo educativo humanizador deve ocorrer de fato – a escola. Para tanto, parte-se de uma análise documental, para relatar algumas construções que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (UTFPR) a partir de ações de pesquisa, extensão e ensino integradas em um processo de envolvimento crescente de pesquisadores e de alunos no biênio 2013-2015. Tais construções contaram com a contribuição das experiências na licenciatura em Matemática do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, bem como das participações em eventos. Espera-se oferecer uma contribuição ao processo de compreensão das Diretrizes e das formas pelas quais é possível humanizar a educação brasileira. |
id |
UECE-3_9928b1e0f1135c1f08f1e79015fe3ca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1680 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTEFormação DocenteDireitos HumanosEducaçãoA Educação em Direitos Humanos propõe uma transformação da prática docente e da formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. É alicerçada em sete princípios e tem a dignidade da pessoa humana como o eixo de um processo humanizador da formação de cidadãos e da prática profissional da Educação. O presente trabalho é, pois, um esforço de compreensão conjunta dos sentidos de dois pareceres, que subsidiam as diretrizes do processo de formação inicial e continuada dos profissionais e dos cidadãos nas escolas, desde a Educação Infantil aos cursos de Pós-graduação da Educação Superior, com vistas a contribuir nesse processo de mediação entre o texto normativo e os profissionais da educação. Trata-se de uma necessidade manifesta de apresentação dos propósitos e valores existentes nos documentos, para que seja possível a construção de caminhos como possibilidades de dar vida às diretrizes no lugar e no tempo em que o processo educativo humanizador deve ocorrer de fato – a escola. Para tanto, parte-se de uma análise documental, para relatar algumas construções que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (UTFPR) a partir de ações de pesquisa, extensão e ensino integradas em um processo de envolvimento crescente de pesquisadores e de alunos no biênio 2013-2015. Tais construções contaram com a contribuição das experiências na licenciatura em Matemática do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, bem como das participações em eventos. Espera-se oferecer uma contribuição ao processo de compreensão das Diretrizes e das formas pelas quais é possível humanizar a educação brasileira. EdUECE2019-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1680Revista Linguagem em Foco; Vol. 7 No. 1 (2015): Linguagem em Foco; 23 - 34Revista Linguagem em Foco; v. 7 n. 1 (2015): Linguagem em Foco; 23 - 342674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1680/1641Copyright (c) 2019 David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira, Jacqueline Lidiane de Souza Praishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, David da SilvaPereira, Silvana Dias CardosoPrais, Jacqueline Lidiane de Souza2021-03-23T17:44:44Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1680Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:44Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE Pereira, David da Silva Formação Docente Direitos Humanos Educação |
title_short |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Pereira, David da Silva |
author_facet |
Pereira, David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Silvana Dias Cardoso Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Direitos Humanos Educação |
topic |
Formação Docente Direitos Humanos Educação |
description |
A Educação em Direitos Humanos propõe uma transformação da prática docente e da formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. É alicerçada em sete princípios e tem a dignidade da pessoa humana como o eixo de um processo humanizador da formação de cidadãos e da prática profissional da Educação. O presente trabalho é, pois, um esforço de compreensão conjunta dos sentidos de dois pareceres, que subsidiam as diretrizes do processo de formação inicial e continuada dos profissionais e dos cidadãos nas escolas, desde a Educação Infantil aos cursos de Pós-graduação da Educação Superior, com vistas a contribuir nesse processo de mediação entre o texto normativo e os profissionais da educação. Trata-se de uma necessidade manifesta de apresentação dos propósitos e valores existentes nos documentos, para que seja possível a construção de caminhos como possibilidades de dar vida às diretrizes no lugar e no tempo em que o processo educativo humanizador deve ocorrer de fato – a escola. Para tanto, parte-se de uma análise documental, para relatar algumas construções que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (UTFPR) a partir de ações de pesquisa, extensão e ensino integradas em um processo de envolvimento crescente de pesquisadores e de alunos no biênio 2013-2015. Tais construções contaram com a contribuição das experiências na licenciatura em Matemática do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, bem como das participações em eventos. Espera-se oferecer uma contribuição ao processo de compreensão das Diretrizes e das formas pelas quais é possível humanizar a educação brasileira. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1680 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1680/1641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 7 No. 1 (2015): Linguagem em Foco; 23 - 34 Revista Linguagem em Foco; v. 7 n. 1 (2015): Linguagem em Foco; 23 - 34 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068887496327168 |