A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488 |
Resumo: | A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira. |
id |
UNIT-4_23e1f575a0e1617ac23385414ca454e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/8488 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRAEducação. Democracia. Formação docente.A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira.Editora Universitária Tiradentes2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/848810.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 43-512316-38012316-334810.17564/2316-3801.2022v9n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488/4942Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Aureliana SilvaTolêdo, Ringson Gray Monteiro de Rodrigues, Janine Marta Coelho 2022-07-18T18:27:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8488Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2022-07-18T18:27:42Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA |
title |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA Tavares, Aureliana Silva Educação. Democracia. Formação docente. |
title_short |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA |
title_full |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA |
title_sort |
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA |
author |
Tavares, Aureliana Silva |
author_facet |
Tavares, Aureliana Silva Tolêdo, Ringson Gray Monteiro de Rodrigues, Janine Marta Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Tolêdo, Ringson Gray Monteiro de Rodrigues, Janine Marta Coelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Aureliana Silva Tolêdo, Ringson Gray Monteiro de Rodrigues, Janine Marta Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Democracia. Formação docente. |
topic |
Educação. Democracia. Formação docente. |
description |
A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488 10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488/4942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 43-51 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2022v9n3 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220593148133376 |