A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Aureliana Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tolêdo, Ringson Gray Monteiro de, Rodrigues, Janine Marta Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488
Resumo: A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira.
id UNIT-4_23e1f575a0e1617ac23385414ca454e2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/8488
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRAEducação. Democracia. Formação docente.A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira.Editora Universitária Tiradentes2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/848810.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 43-512316-38012316-334810.17564/2316-3801.2022v9n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488/4942Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Aureliana SilvaTolêdo, Ringson Gray Monteiro de Rodrigues, Janine Marta Coelho 2022-07-18T18:27:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8488Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2022-07-18T18:27:42Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
title A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
spellingShingle A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
Tavares, Aureliana Silva
Educação. Democracia. Formação docente.
title_short A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
title_full A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
title_fullStr A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
title_sort A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
author Tavares, Aureliana Silva
author_facet Tavares, Aureliana Silva
Tolêdo, Ringson Gray Monteiro de
Rodrigues, Janine Marta Coelho
author_role author
author2 Tolêdo, Ringson Gray Monteiro de
Rodrigues, Janine Marta Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Aureliana Silva
Tolêdo, Ringson Gray Monteiro de
Rodrigues, Janine Marta Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Democracia. Formação docente.
topic Educação. Democracia. Formação docente.
description A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488
10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8488/4942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 43-51
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2022v9n3
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593148133376