CULTURAS DISCIPLINARES: INFLUÊNCIAS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1190 |
Resumo: | Considerando que cada área disciplinar percebe, reconhece e constrói os gêneros conforme seus propósitos, o presente trabalho tem por objetivo promover uma discussão acerca das variações disciplinares na comunidade acadêmica, por meio da análise da seção de Referências em artigos acadêmicos em áreas distintas. Para a realização desse debate, tomaremos como material de análise pesquisas recentes vinculadas ao Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA), que vêm tratando o gênero artigo acadêmico em suas especificidades disciplinares, tais como: a descrição sociorretórica do gênero artigo experimental na área de Linguística proposta por Costa (2015); a análise sociorretórica realizada por Pacheco (2016) em artigos originais da área de Nutrição; e a descrição sociorretórica de artigos empíricos da área de Psicologia sugerida por Abreu (2016). Os estudos aqui apresentados se apoiam nas concepções teóricometodológicas de Swales (1990/2004) no que se refere aos gêneros acadêmicos, seguindo como norte a Metodologia CARS (Create a Research Space), a partir da qual foi possível descrever uma configuração retórica prototípica para os artigos analisados. Em relação às variações disciplinares, fundamentamo-nos no conceito de cultura disciplinar postulado por Hyland (2000). Por meio das análises da seção de Referências nas referidas áreas disciplinares, evidenciamos que, embora os exemplares dos gêneros sejam publicados em língua portuguesa, seguem orientações diversas, mostrando configurações sociorretóricas distintas. |
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