Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Aline Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardino, Cibele Gadelha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661
Resumo: Sob o viés da abordagem sociorretórica de gêneros, neste artigo, temos o intuito de apresentar um construto metodológico para a análise de gêneros acadêmicos à luz da compreensão de culturas disciplinares. Para tanto, revisitamos e dialogamos com algumas propostas analíticas já reconhecidas no campo teórico a fim de justificar como tais abordagens influenciaram a construção do nosso próprio desenho metodológico (Swales, 1990, 2004; Bhatia, 1993; Hyland, 2000; Askehave; Swales, 2001). Em seguida, evidenciamos a conceituação de cultura disciplinar (Pacheco; Bernardino, 2022) que está por trás do nosso percurso metodológico e que vem se tornando produtiva à análise de gêneros acadêmicos. Por fim, refletimos sobre as dificuldades de operacionalização e implicações desta metodologia para a viabilização de pesquisas empíricas na área. De modo geral, acreditamos que nossa proposição analítica possa vir a contribuir para uma descrição de gêneros acadêmicos cada vez mais pautada no olhar da própria cultura disciplinar que o produz.
id UFC-9_e6b2006cc56786d1474a1507d1c2661d
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2661
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinaresmetodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares.Sob o viés da abordagem sociorretórica de gêneros, neste artigo, temos o intuito de apresentar um construto metodológico para a análise de gêneros acadêmicos à luz da compreensão de culturas disciplinares. Para tanto, revisitamos e dialogamos com algumas propostas analíticas já reconhecidas no campo teórico a fim de justificar como tais abordagens influenciaram a construção do nosso próprio desenho metodológico (Swales, 1990, 2004; Bhatia, 1993; Hyland, 2000; Askehave; Swales, 2001). Em seguida, evidenciamos a conceituação de cultura disciplinar (Pacheco; Bernardino, 2022) que está por trás do nosso percurso metodológico e que vem se tornando produtiva à análise de gêneros acadêmicos. Por fim, refletimos sobre as dificuldades de operacionalização e implicações desta metodologia para a viabilização de pesquisas empíricas na área. De modo geral, acreditamos que nossa proposição analítica possa vir a contribuir para uma descrição de gêneros acadêmicos cada vez mais pautada no olhar da própria cultura disciplinar que o produz.Universidade Federal do CearáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Sousa, Aline PereiraBernardino, Cibele Gadelha2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/266110.22168/2237-6321-22661Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-242237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661/1024Direitos autorais 2023 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T05:32:55Zoai:ojs.localhost:article/2661Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-25T05:32:55Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
title Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
spellingShingle Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
Sousa, Aline Pereira
metodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares.
title_short Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
title_full Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
title_fullStr Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
title_full_unstemmed Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
title_sort Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
author Sousa, Aline Pereira
author_facet Sousa, Aline Pereira
Bernardino, Cibele Gadelha
author_role author
author2 Bernardino, Cibele Gadelha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Aline Pereira
Bernardino, Cibele Gadelha
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares.
topic metodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares.
description Sob o viés da abordagem sociorretórica de gêneros, neste artigo, temos o intuito de apresentar um construto metodológico para a análise de gêneros acadêmicos à luz da compreensão de culturas disciplinares. Para tanto, revisitamos e dialogamos com algumas propostas analíticas já reconhecidas no campo teórico a fim de justificar como tais abordagens influenciaram a construção do nosso próprio desenho metodológico (Swales, 1990, 2004; Bhatia, 1993; Hyland, 2000; Askehave; Swales, 2001). Em seguida, evidenciamos a conceituação de cultura disciplinar (Pacheco; Bernardino, 2022) que está por trás do nosso percurso metodológico e que vem se tornando produtiva à análise de gêneros acadêmicos. Por fim, refletimos sobre as dificuldades de operacionalização e implicações desta metodologia para a viabilização de pesquisas empíricas na área. De modo geral, acreditamos que nossa proposição analítica possa vir a contribuir para uma descrição de gêneros acadêmicos cada vez mais pautada no olhar da própria cultura disciplinar que o produz.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661
10.22168/2237-6321-22661
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-22661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661/1024
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329726104764416