Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661 |
Resumo: | Sob o viés da abordagem sociorretórica de gêneros, neste artigo, temos o intuito de apresentar um construto metodológico para a análise de gêneros acadêmicos à luz da compreensão de culturas disciplinares. Para tanto, revisitamos e dialogamos com algumas propostas analíticas já reconhecidas no campo teórico a fim de justificar como tais abordagens influenciaram a construção do nosso próprio desenho metodológico (Swales, 1990, 2004; Bhatia, 1993; Hyland, 2000; Askehave; Swales, 2001). Em seguida, evidenciamos a conceituação de cultura disciplinar (Pacheco; Bernardino, 2022) que está por trás do nosso percurso metodológico e que vem se tornando produtiva à análise de gêneros acadêmicos. Por fim, refletimos sobre as dificuldades de operacionalização e implicações desta metodologia para a viabilização de pesquisas empíricas na área. De modo geral, acreditamos que nossa proposição analítica possa vir a contribuir para uma descrição de gêneros acadêmicos cada vez mais pautada no olhar da própria cultura disciplinar que o produz. |
id |
UFC-9_e6b2006cc56786d1474a1507d1c2661d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2661 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinaresmetodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares.Sob o viés da abordagem sociorretórica de gêneros, neste artigo, temos o intuito de apresentar um construto metodológico para a análise de gêneros acadêmicos à luz da compreensão de culturas disciplinares. Para tanto, revisitamos e dialogamos com algumas propostas analíticas já reconhecidas no campo teórico a fim de justificar como tais abordagens influenciaram a construção do nosso próprio desenho metodológico (Swales, 1990, 2004; Bhatia, 1993; Hyland, 2000; Askehave; Swales, 2001). Em seguida, evidenciamos a conceituação de cultura disciplinar (Pacheco; Bernardino, 2022) que está por trás do nosso percurso metodológico e que vem se tornando produtiva à análise de gêneros acadêmicos. Por fim, refletimos sobre as dificuldades de operacionalização e implicações desta metodologia para a viabilização de pesquisas empíricas na área. De modo geral, acreditamos que nossa proposição analítica possa vir a contribuir para uma descrição de gêneros acadêmicos cada vez mais pautada no olhar da própria cultura disciplinar que o produz.Universidade Federal do CearáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Sousa, Aline PereiraBernardino, Cibele Gadelha2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/266110.22168/2237-6321-22661Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-242237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661/1024Direitos autorais 2023 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T05:32:55Zoai:ojs.localhost:article/2661Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-25T05:32:55Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares |
title |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares |
spellingShingle |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares Sousa, Aline Pereira metodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares. |
title_short |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares |
title_full |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares |
title_fullStr |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares |
title_full_unstemmed |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares |
title_sort |
Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares |
author |
Sousa, Aline Pereira |
author_facet |
Sousa, Aline Pereira Bernardino, Cibele Gadelha |
author_role |
author |
author2 |
Bernardino, Cibele Gadelha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Aline Pereira Bernardino, Cibele Gadelha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares. |
topic |
metodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares. |
description |
Sob o viés da abordagem sociorretórica de gêneros, neste artigo, temos o intuito de apresentar um construto metodológico para a análise de gêneros acadêmicos à luz da compreensão de culturas disciplinares. Para tanto, revisitamos e dialogamos com algumas propostas analíticas já reconhecidas no campo teórico a fim de justificar como tais abordagens influenciaram a construção do nosso próprio desenho metodológico (Swales, 1990, 2004; Bhatia, 1993; Hyland, 2000; Askehave; Swales, 2001). Em seguida, evidenciamos a conceituação de cultura disciplinar (Pacheco; Bernardino, 2022) que está por trás do nosso percurso metodológico e que vem se tornando produtiva à análise de gêneros acadêmicos. Por fim, refletimos sobre as dificuldades de operacionalização e implicações desta metodologia para a viabilização de pesquisas empíricas na área. De modo geral, acreditamos que nossa proposição analítica possa vir a contribuir para uma descrição de gêneros acadêmicos cada vez mais pautada no olhar da própria cultura disciplinar que o produz. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661 10.22168/2237-6321-22661 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-22661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2661/1024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 1-24 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726104764416 |