ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rosivaldo Macêdo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534
Resumo: Este artigo objetiva apresentar discussões sobre o ensino de análise linguística a partir de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado (em andamento) desenvolvida no Programa Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e em discussões sobre análise linguística, letramento digital e objetos de aprendizagem, objetivamos analisar, com base na abordagem qualitativo-interpretativista, uma atividade digital de análise linguística do Portal Pedagógico da Editora Abril, intitulada Complementos: objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, no que diz respeito ao trabalho com a análise linguística e ao desenvolvimento de multiletramentos e novos letramentos. Os resultados mostram que do ponto de vista de um ensino “inovador” esse objeto digital para análise linguística está muito próximo do trabalho desenvolvido por alguns livros didáticos que, de forma ainda isolada, tratam as unidades linguísticas de maneira descontextualizada, não se aproximando de reflexões sobre o uso e operações discursivas no ensino com a análise linguística. Quanto à questão da multimodalidade digital, há grande ênfase nesse aspecto, uma vez que as imagens em movimento, os sons, apito, cronometro e aplausos demarcam muito bem uma situação de jogo de basquete, contudo há pouca interatividade proporcionada pela narrativa em questão. Não há, portanto, novos letramentos, mas apenas multiletramentos (multimodalidade) em função da mídia eletrônica que agrega mais de uma linguagem/semiose.
id UECE-3_c7fc4eea5e85994b0ef4bd510b570d6d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1534
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEMObjetos digitais de aprendizagemAnálise linguísticaCultura digitalEste artigo objetiva apresentar discussões sobre o ensino de análise linguística a partir de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado (em andamento) desenvolvida no Programa Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e em discussões sobre análise linguística, letramento digital e objetos de aprendizagem, objetivamos analisar, com base na abordagem qualitativo-interpretativista, uma atividade digital de análise linguística do Portal Pedagógico da Editora Abril, intitulada Complementos: objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, no que diz respeito ao trabalho com a análise linguística e ao desenvolvimento de multiletramentos e novos letramentos. Os resultados mostram que do ponto de vista de um ensino “inovador” esse objeto digital para análise linguística está muito próximo do trabalho desenvolvido por alguns livros didáticos que, de forma ainda isolada, tratam as unidades linguísticas de maneira descontextualizada, não se aproximando de reflexões sobre o uso e operações discursivas no ensino com a análise linguística. Quanto à questão da multimodalidade digital, há grande ênfase nesse aspecto, uma vez que as imagens em movimento, os sons, apito, cronometro e aplausos demarcam muito bem uma situação de jogo de basquete, contudo há pouca interatividade proporcionada pela narrativa em questão. Não há, portanto, novos letramentos, mas apenas multiletramentos (multimodalidade) em função da mídia eletrônica que agrega mais de uma linguagem/semiose.EdUECE2019-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-64Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-642674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534/1281Copyright (c) 2019 Rosivaldo Macêdo Gomes, UNIFAPhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rosivaldo Macêdo2021-03-23T17:44:41Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1534Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:41Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Gomes, Rosivaldo Macêdo
Objetos digitais de aprendizagem
Análise linguística
Cultura digital
title_short ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_full ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_sort ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
author Gomes, Rosivaldo Macêdo
author_facet Gomes, Rosivaldo Macêdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rosivaldo Macêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos digitais de aprendizagem
Análise linguística
Cultura digital
topic Objetos digitais de aprendizagem
Análise linguística
Cultura digital
description Este artigo objetiva apresentar discussões sobre o ensino de análise linguística a partir de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado (em andamento) desenvolvida no Programa Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e em discussões sobre análise linguística, letramento digital e objetos de aprendizagem, objetivamos analisar, com base na abordagem qualitativo-interpretativista, uma atividade digital de análise linguística do Portal Pedagógico da Editora Abril, intitulada Complementos: objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, no que diz respeito ao trabalho com a análise linguística e ao desenvolvimento de multiletramentos e novos letramentos. Os resultados mostram que do ponto de vista de um ensino “inovador” esse objeto digital para análise linguística está muito próximo do trabalho desenvolvido por alguns livros didáticos que, de forma ainda isolada, tratam as unidades linguísticas de maneira descontextualizada, não se aproximando de reflexões sobre o uso e operações discursivas no ensino com a análise linguística. Quanto à questão da multimodalidade digital, há grande ênfase nesse aspecto, uma vez que as imagens em movimento, os sons, apito, cronometro e aplausos demarcam muito bem uma situação de jogo de basquete, contudo há pouca interatividade proporcionada pela narrativa em questão. Não há, portanto, novos letramentos, mas apenas multiletramentos (multimodalidade) em função da mídia eletrônica que agrega mais de uma linguagem/semiose.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534/1281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rosivaldo Macêdo Gomes, UNIFAP
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rosivaldo Macêdo Gomes, UNIFAP
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-64
Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-64
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887431315456