ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar discussões sobre o ensino de análise linguística a partir de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado (em andamento) desenvolvida no Programa Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e em discussões sobre análise linguística, letramento digital e objetos de aprendizagem, objetivamos analisar, com base na abordagem qualitativo-interpretativista, uma atividade digital de análise linguística do Portal Pedagógico da Editora Abril, intitulada Complementos: objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, no que diz respeito ao trabalho com a análise linguística e ao desenvolvimento de multiletramentos e novos letramentos. Os resultados mostram que do ponto de vista de um ensino “inovador” esse objeto digital para análise linguística está muito próximo do trabalho desenvolvido por alguns livros didáticos que, de forma ainda isolada, tratam as unidades linguísticas de maneira descontextualizada, não se aproximando de reflexões sobre o uso e operações discursivas no ensino com a análise linguística. Quanto à questão da multimodalidade digital, há grande ênfase nesse aspecto, uma vez que as imagens em movimento, os sons, apito, cronometro e aplausos demarcam muito bem uma situação de jogo de basquete, contudo há pouca interatividade proporcionada pela narrativa em questão. Não há, portanto, novos letramentos, mas apenas multiletramentos (multimodalidade) em função da mídia eletrônica que agrega mais de uma linguagem/semiose. |
id |
UECE-3_c7fc4eea5e85994b0ef4bd510b570d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1534 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEMObjetos digitais de aprendizagemAnálise linguísticaCultura digitalEste artigo objetiva apresentar discussões sobre o ensino de análise linguística a partir de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado (em andamento) desenvolvida no Programa Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e em discussões sobre análise linguística, letramento digital e objetos de aprendizagem, objetivamos analisar, com base na abordagem qualitativo-interpretativista, uma atividade digital de análise linguística do Portal Pedagógico da Editora Abril, intitulada Complementos: objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, no que diz respeito ao trabalho com a análise linguística e ao desenvolvimento de multiletramentos e novos letramentos. Os resultados mostram que do ponto de vista de um ensino “inovador” esse objeto digital para análise linguística está muito próximo do trabalho desenvolvido por alguns livros didáticos que, de forma ainda isolada, tratam as unidades linguísticas de maneira descontextualizada, não se aproximando de reflexões sobre o uso e operações discursivas no ensino com a análise linguística. Quanto à questão da multimodalidade digital, há grande ênfase nesse aspecto, uma vez que as imagens em movimento, os sons, apito, cronometro e aplausos demarcam muito bem uma situação de jogo de basquete, contudo há pouca interatividade proporcionada pela narrativa em questão. Não há, portanto, novos letramentos, mas apenas multiletramentos (multimodalidade) em função da mídia eletrônica que agrega mais de uma linguagem/semiose.EdUECE2019-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-64Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-642674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534/1281Copyright (c) 2019 Rosivaldo Macêdo Gomes, UNIFAPhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rosivaldo Macêdo2021-03-23T17:44:41Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1534Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:41Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM Gomes, Rosivaldo Macêdo Objetos digitais de aprendizagem Análise linguística Cultura digital |
title_short |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
author |
Gomes, Rosivaldo Macêdo |
author_facet |
Gomes, Rosivaldo Macêdo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rosivaldo Macêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos digitais de aprendizagem Análise linguística Cultura digital |
topic |
Objetos digitais de aprendizagem Análise linguística Cultura digital |
description |
Este artigo objetiva apresentar discussões sobre o ensino de análise linguística a partir de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado (em andamento) desenvolvida no Programa Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e em discussões sobre análise linguística, letramento digital e objetos de aprendizagem, objetivamos analisar, com base na abordagem qualitativo-interpretativista, uma atividade digital de análise linguística do Portal Pedagógico da Editora Abril, intitulada Complementos: objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, no que diz respeito ao trabalho com a análise linguística e ao desenvolvimento de multiletramentos e novos letramentos. Os resultados mostram que do ponto de vista de um ensino “inovador” esse objeto digital para análise linguística está muito próximo do trabalho desenvolvido por alguns livros didáticos que, de forma ainda isolada, tratam as unidades linguísticas de maneira descontextualizada, não se aproximando de reflexões sobre o uso e operações discursivas no ensino com a análise linguística. Quanto à questão da multimodalidade digital, há grande ênfase nesse aspecto, uma vez que as imagens em movimento, os sons, apito, cronometro e aplausos demarcam muito bem uma situação de jogo de basquete, contudo há pouca interatividade proporcionada pela narrativa em questão. Não há, portanto, novos letramentos, mas apenas multiletramentos (multimodalidade) em função da mídia eletrônica que agrega mais de uma linguagem/semiose. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1534/1281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rosivaldo Macêdo Gomes, UNIFAP https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rosivaldo Macêdo Gomes, UNIFAP https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-64 Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 53-64 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068887431315456 |