Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243 |
Resumo: | Este artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola. |
id |
UECE-3_cbca7ed686d1f99ee33d3d5f950d13fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4243 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular BasisPara além da cognição: Um estudo sobre aspectos emotivo-afetivos no Eixo Leitura da Base Nacional Comum CurricularCompreensão da LeituraEmoçãoMotivaçãoEnsino de Língua PortuguesaBNCCReading ComprehensionEmotionMotivationPortuguese Language TeachingBNCCEste artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola.Este artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola.EdUECE2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/424310.46230/2674-8266-12-4243Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 3 (2020): Número atemático; 130-149Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 3 (2020): Número atemático; 130-1492674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3823https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3824Copyright (c) 2021 Elenice Anderseninfo:eu-repo/semantics/openAccessAndersen, Elenice2021-10-06T01:00:20Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4243Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-10-06T01:00:20Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis Para além da cognição: Um estudo sobre aspectos emotivo-afetivos no Eixo Leitura da Base Nacional Comum Curricular |
title |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis |
spellingShingle |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis Andersen, Elenice Compreensão da Leitura Emoção Motivação Ensino de Língua Portuguesa BNCC Reading Comprehension Emotion Motivation Portuguese Language Teaching BNCC |
title_short |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis |
title_full |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis |
title_fullStr |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis |
title_full_unstemmed |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis |
title_sort |
Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis |
author |
Andersen, Elenice |
author_facet |
Andersen, Elenice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andersen, Elenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão da Leitura Emoção Motivação Ensino de Língua Portuguesa BNCC Reading Comprehension Emotion Motivation Portuguese Language Teaching BNCC |
topic |
Compreensão da Leitura Emoção Motivação Ensino de Língua Portuguesa BNCC Reading Comprehension Emotion Motivation Portuguese Language Teaching BNCC |
description |
Este artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243 10.46230/2674-8266-12-4243 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243 |
identifier_str_mv |
10.46230/2674-8266-12-4243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3823 https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Elenice Andersen info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Elenice Andersen |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 3 (2020): Número atemático; 130-149 Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 3 (2020): Número atemático; 130-149 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888999985152 |