Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andersen, Elenice
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243
Resumo: Este artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola.
id UECE-3_cbca7ed686d1f99ee33d3d5f950d13fe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4243
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular BasisPara além da cognição: Um estudo sobre aspectos emotivo-afetivos no Eixo Leitura da Base Nacional Comum CurricularCompreensão da LeituraEmoçãoMotivaçãoEnsino de Língua PortuguesaBNCCReading ComprehensionEmotionMotivationPortuguese Language TeachingBNCCEste artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola.Este artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola.EdUECE2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/424310.46230/2674-8266-12-4243Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 3 (2020): Número atemático; 130-149Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 3 (2020): Número atemático; 130-1492674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3823https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3824Copyright (c) 2021 Elenice Anderseninfo:eu-repo/semantics/openAccessAndersen, Elenice2021-10-06T01:00:20Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4243Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-10-06T01:00:20Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
Para além da cognição: Um estudo sobre aspectos emotivo-afetivos no Eixo Leitura da Base Nacional Comum Curricular
title Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
spellingShingle Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
Andersen, Elenice
Compreensão da Leitura
Emoção
Motivação
Ensino de Língua Portuguesa
BNCC
Reading Comprehension
Emotion
Motivation
Portuguese Language Teaching
BNCC
title_short Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
title_full Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
title_fullStr Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
title_full_unstemmed Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
title_sort Beyond cognition: A study on emotional-affective aspects in the reading axis of the Common National Curricular Basis
author Andersen, Elenice
author_facet Andersen, Elenice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andersen, Elenice
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da Leitura
Emoção
Motivação
Ensino de Língua Portuguesa
BNCC
Reading Comprehension
Emotion
Motivation
Portuguese Language Teaching
BNCC
topic Compreensão da Leitura
Emoção
Motivação
Ensino de Língua Portuguesa
BNCC
Reading Comprehension
Emotion
Motivation
Portuguese Language Teaching
BNCC
description Este artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243
10.46230/2674-8266-12-4243
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243
identifier_str_mv 10.46230/2674-8266-12-4243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3823
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4243/3824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Elenice Andersen
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Elenice Andersen
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 3 (2020): Número atemático; 130-149
Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 3 (2020): Número atemático; 130-149
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888999985152