Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729 |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas. |
id |
UECE-3_d106c1778de3f68ee52479e8c8bed565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1729 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Consideraçõesteoria da açãopragmáticaeducaçãoensino de língua portuguesaEste trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas.EdUECE2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-192Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-1922674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729/1493Copyright (c) 2019 Sandra Helena de Melo, UFRPEhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Sandra Helena de2021-03-23T17:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1729Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:46Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações |
title |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações |
spellingShingle |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações Melo, Sandra Helena de teoria da ação pragmática educação ensino de língua portuguesa |
title_short |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações |
title_full |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações |
title_fullStr |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações |
title_full_unstemmed |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações |
title_sort |
Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações |
author |
Melo, Sandra Helena de |
author_facet |
Melo, Sandra Helena de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Sandra Helena de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria da ação pragmática educação ensino de língua portuguesa |
topic |
teoria da ação pragmática educação ensino de língua portuguesa |
description |
Este trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729/1493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sandra Helena de Melo, UFRPE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sandra Helena de Melo, UFRPE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-192 Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-192 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068887540367360 |