Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Sandra Helena de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729
Resumo: Este trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas.
id UECE-3_d106c1778de3f68ee52479e8c8bed565
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1729
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Consideraçõesteoria da açãopragmáticaeducaçãoensino de língua portuguesaEste trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas.EdUECE2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-192Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-1922674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729/1493Copyright (c) 2019 Sandra Helena de Melo, UFRPEhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Sandra Helena de2021-03-23T17:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1729Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:46Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
title Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
spellingShingle Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
Melo, Sandra Helena de
teoria da ação
pragmática
educação
ensino de língua portuguesa
title_short Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
title_full Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
title_fullStr Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
title_full_unstemmed Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
title_sort Ensino de Língua Portuguesa e Teoria de Ação:: Algumas Considerações
author Melo, Sandra Helena de
author_facet Melo, Sandra Helena de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Sandra Helena de
dc.subject.por.fl_str_mv teoria da ação
pragmática
educação
ensino de língua portuguesa
topic teoria da ação
pragmática
educação
ensino de língua portuguesa
description Este trabalho objetiva discutir, à luz da teoria crítica (cf. HORKHEIMER, 1975), compreendida como uma teoria de ação, o ensino de língua portuguesa na escola, apresentando algumas contribuições advindas da filosofia da linguagem, no campo da Pragmática. Ao abordar a teoria da ação no campo pedagógico e a contribuição dos estudos da pragmática para a educação, mais especificamente para o ensino de língua, buscou-se mostrar as consequências advindas desses estudos para a percepção sobre língua, sujeito e conteúdos programáticos. Tendo em vista esse deslocamento de visão nas formas de abordagem do ensino e aprendizagem de língua portuguesa, propôs-se uma conclusão que diz respeito à aplicação desse recorte teórico nas escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1729/1493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sandra Helena de Melo, UFRPE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sandra Helena de Melo, UFRPE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-192
Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 181-192
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887540367360